Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Antes mais quero dizer que sou muito leigo nestes assuntos, na vida também mas já estou perto dos 30s.

Apareceu me uma oportunidade única de comprar uma fração num loteamento que está aprovado na câmara (ainda hoje vou me certificar disso lá), no projeto desse loteamento prevê casas geminadas (ou semi-geminadas? São lado com lado e não todas corridas)

Tenho o projeto do loteamento na mão que o senhor que está a vender me deu.

Este loteamento é aqui na minha terra, e lembro me de isto ter sido feito á anos, aqui na planta diz 2007.

Pelo que me parece os anexos estão todos vendidos, á algum tempo mas nunca houve qualquer construção aqui. O senhor que detém o terreno disse para eu ir verificar tudo á CM mas que lhe tinham dito que estava tudo certo.

Esta noite mal consegui dormir a pensar no assunto... A minha questão é:

Mesmo que esteja tudo pronto para avançar com construção, posso construir a minha casa na minha fração sem que o dono do anexo ao lado a construa?
    Existe algum problema estrutural com isso?

Obrigado pela atenção

Os melhores cumprimentos
  2.  # 2

Pode, a sua casa apesar de ficar encostada a outra terá uma estrutura independente. Quanto o vizinho construir a dele, encosta a dele à sua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bezaranha
  3.  # 3

Se construir com esse formato e altura que está no loteamento, pode.
    Alguém tem de ser sempre o primeiro a começar ;)
  4.  # 4

Mas é fração ou lote? Loteamento em propriedade horizontal?
  5.  # 5

Colocado por: RicardoPortoMas é fração ou lote? Loteamento em propriedade horizontal?

É lote dentro do loteamento, desculpe. Propriedade horizontal
  6.  # 6

Colocado por: BezaranhaÉ lote dentro do loteamento, desculpe. Propriedade horizontal

Mas é horizontal onde!?
    O lote é unifamiliar, ou é bi-familiar, cada um com uma fracção?
  7.  # 7

Colocado por: Bezaranha
    Pelo que me parece os anexos estão todos vendidos,
    como assim os anexos estão vendidos?

Colocado por: Bezaranhaposso construir a minha casa na minha fração sem que o dono do anexo ao lado a construa?
    sim. pode

Colocado por: BezaranhaExiste algum problema estrutural com isso?
    as estruturas são independentes.
  8.  # 8

Colocado por: Bezaranha

É lote dentro do loteamento, desculpe. Propriedade horizontal

As nomenclaturas que está a usar podem não ser as adequadas, mas estamos a falar de um lote dentro de um loteamento, certo?
    Nesse caso, não tem nada de propriedade horizontal, porque isso só acontece quando partilham algo em comum (espaços, corredores, terraços e afins)
    E por anexos está a falar da casa ou efectivamente de uns anexos, certo?
    Só para esclarecer...
  9.  # 9

Peço desculpa pela minha confusão, como disse sou muito leigo nisto.

O loteamento está feito, são 9 lotes com a cedência de um para efeitos de garagem comum a todos. Li "anexo" numa parte qualquer do projeto do loteamento e ficou me na cabeça.

Entretanto já fui á CM e por acaso estava lá um rapaz que conheço de vista mas super prestável que me explicou o "problema" daquele loteamento, daí eu ter achado que fosse "uma grande oportunidade". Basicamente está tudo pronto para arrancar mas uma vez que os lotes todos são de pessoas diferentes com ideias diferentes a construção vai tar sempre parada a não ser que todas entrem de acordo para a construção da garagem porque no alvará do loteamento assim o obriga , pelo que me foi explicado. Além disso haverá pessoas que não têm interesse em construir casa e muito menos pagar IMI sobre a garagem comum a todos.

Entretanto consegui por as mãos numa caderneta predial e deu bem para ter uma noção que ninguém consegue se entender pelo o número de vezes que aquilo mudou de donos (é a conclusão que tiro, não sei se a mais correta).

Sendo assim acho que este tópico pode ser fechado, muito obrigado pela vossa ajuda, muito grato. Se houver alguma coisa que disse mal e queiram corrigir estejam á vontade, só aprendo é com isso :)

Abraço
  10.  # 10

Bezaranha
    coisa esquisita
    e quem é que constroi a tal garagem? esse loteamento foi muito mal feito, vão estar á espera que todos arraquem com a sua construção para fazerem em conjunto a garagem, não tem sentido
    eu por exemplo podia querer comprar um lote e só construir passados uns anos e não ter que estar a dispender dinheiro desde já a participar na tal garagem.
    por outro lado ainda como se processaria as licenças finais de cada moradia? só quando a garagem estivesse construida?
    enfim para mim o que devia ter sido feito pela parte do promotor era ou tinha ele construido ou tinha feito um contrato para cada lote em que parte da quantia da venda seria para construir a garagem.
  11.  # 11

Isso está muito mal explicado. Enquanto não percebermos exatamente o tipo de urbanizaçãom as respostas vão ser mais ruído do que outra coisa.
    Consegue colocar aqui o alvará de loteamento? Ou uma escritura de compra de um lote (oculte dados que não quiser mostrar)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

Colocado por: marco1Bezaranha
    coisa esquisita
    e quem é que constroi a tal garagem? esse loteamento foi muito mal feito, vão estar á espera que todos arraquem com a sua construção para fazerem em conjunto a garagem, não tem sentido
    eu por exemplo podia querer comprar um lote e só construir passados uns anos e não ter que estar a dispender dinheiro desde já a participar na tal garagem.
    por outro lado ainda como se processaria as licenças finais de cada moradia? só quando a garagem estivesse construida?
    enfim para mim o que devia ter sido feito pela parte do promotor era ou tinha ele construido ou tinha feito um contrato para cada lote em que parte da quantia da venda seria para construir a garagem.

É exatamente isso. Foi o que me disseram na CM , entretanto o promotor vendeu tudo e pôs se na alheta. A única opção que os donos dos lotes podem fazer é juntarem se e concordar em arrancar com as obras, mas visto que são 9, muito pouco provável se não impossível todos estarem de acordo
  13.  # 13

Colocado por: BezaranhaA única opção que os donos dos lotes podem fazer é juntarem se e concordar em arrancar com as obras

Ou juntarem-se e fazerem um pedido de alteração ao loteamento.
  14.  # 14

E ainda não percebemos qual a figura jurídica que enquadra esses terrenos....
  15.  # 15

Por aqui se vê que o pessoal compra um terreno (ou uma casa) como quem compra um par de sapatos ...
  16.  # 16

Colocado por: Bezaranhaaqui na planta diz 2007.

Pois claro, mesmo antes da crise. O loteamento foi pensado para ser o promotor a construir os 9 lotes em simultâneo e depois vender as casas, mas veio a crise em 2008, e ele desistiu da ideia, vendeu os lotes a pessoas que andavam a dormir, e pirou-se.
    Concordam com este comentário: marco1

0.0230 seg. NEW