Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 27 janeiro 2010

     # 21

    Colocado por: MartaD"contas à moda do Porto"?

    Cada um paga a sua.
  1.  # 22

    Colocado por: MartaDcontas à moda do Porto


    dividir a conta por todos, ao inicio, mesmo que não se usufrua do bem ;)
    •  
      MartaD
    • 27 janeiro 2010 editado

     # 23

    Colocado por: j cardosoBoas

    Imagine um grupo de amigos num restaurante: independentemente do que cada um comeu ou bebeu, a conta é simples aritmética - divide-se pelo nº de participantes.
    Está subjacente a ideia que nenhum se vai aproveitar da situação.

    cumps
    José Cardoso


    Era assim que fazia em Lisboa. Isso de dividir a conta pelo número de pessoas é : "contas à moda do Porto"?

    Mas o MRui diz que é cada um pagar a sua. O que é diferente.

    edit;

    Mau... já começa a haver opiniões contrárias. Uns dizem que é a conta a dividir por todos, outro diz que é cada um pago o seu.
    Em Lisboa também se divide por todos, é simples e eficaz. Não sabia que era exclusivo do Porto.
  2.  # 24

    Boas

    Cada um paga a sua.


    MRui, você não é do norte

    cumps
    José Cardoso
    •  
      MRui
    • 27 janeiro 2010

     # 25

    Colocado por: MartaDMas o MRui diz que é cada um pagar a sua. O que é diferente.

    Expliquei-me mal. Cada um paga a sua... parte da conta total.
    •  
      MRui
    • 27 janeiro 2010

     # 26

    Colocado por: j cardosoMRui, você não é do norte

    Não é assim que se diz. Devia ter dito: este homem não é do norte, carago.
  3.  # 27

    Colocado por: MRui
    Colocado por: j cardosoMRui, você não é do norte

    Não é assim que se diz. Devia ter dito: este homem não é do norte, carago.


    isso é a moda do Douro ... no norte minhoto em vez de carago seria fo**-**! ^^
  4.  # 28

    Colocado por: MRui
    Colocado por: MartaDMas o MRui diz que é cada um pagar a sua. O que é diferente.

    Expliquei-me mal. Cada um paga a sua... parte da conta total.


    Ok, sendo assim já se percebe. Mas não é o que toda a gente faz nos jantares de grupo?
  5.  # 29

    Boas

    Não sabia que era exclusivo do Porto.

    Espero bem que não seja e acho que não é. Não conheço o motivo, mas a expressão existe.

    PS: Como a MartaD já deve ter percebido a afirmação que fiz refere-se às suas intervenções noutra discussão deste forum. Não tem, no entanto, qualquer intuito pejorativo ou sequer de menosprezo pelas suas opiniões.

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 30

    Colocado por: j cardosoBoas

    Não sabia que era exclusivo do Porto.

    Espero bem que não seja e acho que não é. Não conheço o motivo, mas a expressão existe.

    PS: Como aMartaDjá deve ter percebido a afirmação que fiz refere-se às suas intervenções noutra discussão deste forum. Não tem, no entanto, qualquer intuito pejorativo ou sequer de menosprezo pelas suas opiniões.

    cumps
    José Cardoso


    É que a boca que me mandou aqui não tem nada que ver com nada!!! Sempre dividi a conta pelo número de amigos num jantar. É um método simples. E eu não gosto de complicar nada. Quanto menos tempo andar à volta de dinheiro, melhor. É pagar e ir embora.
  7.  # 31

    Colocado por: j cardosoBoas

    Não sabia que era exclusivo do Porto.

    Espero bem que não seja e acho que não é. Não conheço o motivo, mas a expressão existe.

    PS: Como aMartaDjá deve ter percebido a afirmação que fiz refere-se às suas intervenções noutra discussão deste forum. Não tem, no entanto, qualquer intuito pejorativo ou sequer de menosprezo pelas suas opiniões.

    cumps
    José Cardoso


    O problema é que se associa à cidade do Porto ... mas devia associar-se ao porto ... de mar. Esta expressão surgiu por causa dos marinheiros.

    e esta hein?
    •  
      MRui
    • 27 janeiro 2010

     # 32

    Colocado por: MartaDMas não é o que toda a gente faz nos jantares de grupo?

    Depende. Por exemplo, se eu convidar alguém para jantar, pressupõe-se que sou eu que pago. Se eu fizer anos e convidar um grupo de pessoas, pressupõe-se que sou eu que pago.
    Se eu falar para alguém: e se jantasse-mos juntos? Pressupõe-se que a conta é para dividir.
  8.  # 33

    Colocado por: MRui
    Colocado por: MartaDMas não é o que toda a gente faz nos jantares de grupo?

    Depende. Por exemplo, se eu convidar alguém para jantar, pressupõe-se que sou eu que pago. Se eu fizer anos e convidar um grupo de pessoas, pressupõe-se que sou eu que pago.
    Se eu falar para alguém: e se jantasse-mos juntos? Pressupõe-se que a conta é para dividir.


    Ou então cada um pagar o seu, que eu NUNCA vi tal coisa. Mas bem... passando à frente.
  9.  # 34

    Boas

    É que a boca que me mandou aqui não tem nada que ver com nada!!!


    É uma maneira de ver as coisas, por certo diferente da minha. E não leve as coisas tão à letra: a expressão "contas à moda do Porto" refere-se a uma maneira de estar na vida e não só ao acerto de contas entre amigos à mesa. Mas é só para quem quer e não pretendo convencer ninguém.

    cumps
    José Cardoso
    •  
      MRui
    • 27 janeiro 2010

     # 35

    Colocado por: MartaDeu NUNCA vi tal coisa.

    São coisas geracionais. Na geração mais jovem é comum e normal mesmo em jantares de aniversário, a conta ser a dividir por todos.
  10.  # 36

    Colocado por: MRui
    Colocado por: MartaDeu NUNCA vi tal coisa.

    São coisas geracionais. Na geração mais jovem é comum e normal mesmo em jantares de aniversário, a conta ser a dividir por todos.


    O que eu nunca vi foi cada um pagar o que gastou :) Porque isso de dividir a conta por todos, vejo em todo o lado, incluindo jantares de aniversário. Portanto, sou da geração onde se divide um jantar de aniversário! Eu nunca fiz nenhum mas já fui a muitos e paguei a dividir por todos. Basicamente usa-se esse método para todos os jantares.
    O método do:" Eu pago SÓ o que eu comi" é que nunca vi.

    macal: É o que dá começar-se a falar de comida. Agora até se fala de pagamentos dessa mesma comida!
    •  
      MRui
    • 27 janeiro 2010

     # 37

    Colocado por: MartaDO que eu nunca vi foi cada um pagar o que gastou :)

    As tecnologias são boas mas nada substitui uma conversa "ao vivo". Agora já percebi o que a Marta quis dizer com o "eu nunca vi tal coisa". Claro que essa situação (cada um pagar o que gastou) é absurda em qualquer zona do país e em qualquer geração.

    Colocado por: MartaDEu nunca fiz nenhum mas já fui a muitos e paguei a dividir por todos. Basicamente usa-se esse método para todos os jantares.

    Aqui receio que não tenha entendido o que eu disse: "São coisas geracionais. Na geração mais jovem é comum e normal mesmo em jantares de aniversário, a conta ser a dividir por todos". Porque, para as pessoas da geração anterior a esta mais jovem, o "normal" é quem convida é que paga.
    •  
      MartaD
    • 27 janeiro 2010 editado

     # 38

    Colocado por: MRui
    Aqui receio que não tenha entendido o que eu disse: "São coisas geracionais. Na geração mais jovem é comum e normal mesmo em jantares de aniversário, a conta ser a dividir por todos". Porque, para as pessoas da geração anterior a esta mais jovem, o "normal" é quem convida é que paga.


    Mas eu percebi. Por isso disse que sou dessa geração mais nova onde se paga qualquer jantar a dividir. Agora quem convida não paga :) Pagam todos a dividir.
  11.  # 39

    Pensei que estava a ter uma alucinação e tinha ido parar à discussão sobre o terreno a meias com a namorada... ou finanças conjugais!

    Gosto muito mais de falar de comida. Portanto:

    Entre a vitela de Lafões e o cabrito assado, qualquer um deles com arroz de forno, não sei que escolha. Desde que acabe em leite creme...
  12.  # 40

    Estou a ver que as pessoas aqui no fórum gostam muito de cozinhados , de comer bem, de comer o que é tradicional.
 
0.0241 seg. NEW