Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Tenho em minha casa uma máquina de lavar loiça da marca TEKA, modelo LP8 810, que ficou "oferecida" pelos anteriores proprietários.
    Contudo nunca a utilizei e já comprei a casa acerca de um ano, isto porque sempre tive o hábito de lavar a loiça à mão.
    Contudo estou na duvida se compensa utilizar a máquina, em relação a gasto de água e eletricidade, ou se pelo contrário, lavar a loiça à mão será mais económico.
    Aqui em casa, somos duas pessoas, e temos contrato de eletricidade e gás natural.
    Qual a vossa opinião?
    • size
    • 3 fevereiro 2023

     # 2

    Tudo depende com que frequência vai utilizar a máquina com louça de apenas 2 pessoas.

    Mas, claramente, lavar a louça à mão ficará muito mais económico
  2.  # 3

    Por ciclo:

    2Kwh x 0,15 = 0,30€
    15L x 0,001 = 0,015€

    Total: 0,35€

    Como diz o outro, é uma questão de fazer as contas.
  3.  # 4

    Colocado por: coelhinho78Por ciclo:

    2Kwh x 0,15 = 0,30€
    15L x 0,001 = 0,015€

    Total: 0,35€

    Como diz o outro, é uma questão de fazer as contas.
    e as pastilhas da máquina?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocardiff
  4.  # 5

    Pois, a questão é o gosto do gás que acho que a máquina iria poupar.
    Há quem diga que a máquina poupa mais água do que a lavagem da loiça à mão.
  5.  # 6

    Tudo depende de quantas vezes iria por a maquina a lavar e se vai quase cheia ou se por cada refeição está a pensar utilizar a máquina.

    Se pretender por a máquina a lavar a cada 2/3 dias se calhar compensa-lhe mais, se a ideia é por a lavar com dois pratos, dois pratos e dois conjuntos de talheres então se compensa mais lavar à mão isto se não for daqueles que deixa a torneira aberta enquanto passa o esfregão pela loiça.
  6.  # 7

    Colocado por: RiclifPois, a questão é o gosto do gás que acho que a máquina iria poupar.
    Há quem diga que a máquina poupa mais água do que a lavagem da loiça à mão.


    Era para por mas depois se me esqueceu.

    Que seja 50cts por ciclo.
  7.  # 8

    Aqui só usamos pastilhas baratas de marca de supermercado. As super mega XPTO são demasiado agressivas e, em combinação com a água calcária daqui, arruínam os vidros. Desde que troquei nunca mais tive copos estragados. E tenho ali um saco de Finish quase cheio que me recuso a usar...

    Isto para dizer que em pastilhas podem ser menos de 10 cts
  8.  # 9

    Há uma coisa que devem entrar na equação.
    O tempo que se perde a lavar a louça à mão que pode ser aproveitado para coisas mais produtivas…
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  9.  # 10

    Uma máquina bem empacotada gasta muito pouco. Mas honestamente estou-me nas tintas, até podia gastar o triplo. Não volto a lavar tudo à mão nem que me paguem. A vida é curta demais.
    Concordam com este comentário: Peper87
  10.  # 11

    Colocado por: gil.alvesHá uma coisa que devem entrar na equação.
    O tempo que se perde a lavar a louça à mão que pode ser aproveitado para coisas mais produtivas…
    a ainda há outra coisa. A preguiça de o fazer 😅 aqui somos 3 em casa, a louça vai para a máquina, assim que está cheia é posta a lavar. Actualmente é daquelas de encastrar mais pequenas, lava 2/3 vezes semana.
  11.  # 12

    Colocado por: pcspinheiroAqui só usamos pastilhas baratas de marca de supermercado. As super mega XPTO são demasiado agressivas e, em combinação com a água calcária daqui, arruínam os vidros. Desde que troquei nunca mais tive copos estragados. E tenho ali um saco de Finish quase cheio que me recuso a usar...

    Isto para dizer que em pastilhas podem ser menos de 10 cts


    E com resultados melhores na remoção da sujidade. Da minha experiência, também uso marca branca, que funciona muito bem com ciclos eco.

    @Riclif
    A única coisa que lavamos à mão são as panelas e frigideiras. Com sujidade mais seca, a máquina não é tão eficaz e deixa marcas, o que nos obriga a lavar à mão na mesma. De resto a máquina quando vai para levar, 2-3 vezes por semana, vai sempre cheia.

    Quanto a custos diria que se poupa muito em água. Quanto à energia/gás, depende se passa a louça com água fria ou quente.
  12.  # 13

    O aquecimento da água em minha casa é a gás natural. E noto que ao lavar a loiça à mão com àgua quente, o gasto com o gás natural iria reduzir drasticamente se utilizasse a máquina de lavar. Contudo estou em dúvida sobre o gasto de eletricidade da maquina
  13.  # 14

    Colocado por: RiclifO aquecimento da água em minha casa é a gás natural. E noto que ao lavar a loiça à mão com àgua quente, o gasto com o gás natural iria reduzir drasticamente se utilizasse a máquina de lavar. Contudo estou em dúvida sobre o gasto de eletricidade da maquina


    Como já lhe disseram o gasto até pode ser o mesmo mas o tempo é demasiado valioso e por vezes desvalorizamos isso.
    Andei a adiar a compra da máquina de secar roupa pk pensava exactamente como você. Comprei a máquina e os consumos são excelentes. E agora vejo que a mulher já não perde 2h ao fim de semana de volta do ferro de engomar. Só fico triste por não ter comprado muito antes.

    Sinceramente o que gasta em gás, água e tempo acho que de longe deve valer a pena a máquina.
  14.  # 15

    Essa é uma daquelas questões que só você poderá analisar. Vai depender muito de si e do seu estilo de vida.

    Por exemplo, eu não gosto de acumular louça. Acho que fica um cheiro desagradável na máquina e sinceramente não tenho louça suficiente para estar 2 ou 3 dias sem a lavar.
    Também somos dois cá em casa. O que nós fazemos é o que se coloca na pia, é lavado de imediato. Enquanto cozinho, vou lavando a louça que utilizei.
    Água quente só uso se forem coisas com muita gordura.
    A técnica que utiliza para lavar a louça também é importante. É daqueles que primeiro ensaboa tudo e depois passa por água?
    Ou tem sempre a água a correr e conforme ensaboa a louça, passa logo por água?

    Eu já tive máquina numa casa com 4 pessoas e ela era utilizada para pôr a louça a secar depois de lavar a mão 🤣
    A máquina não lavava panelas e tachos em condições. Tudo o que seja antiaderente não convém ir a máquina para não sair a antiaderencia. Tudo o que era de vidro ficava manchada e baço, mesmo com detergentes top, abrilhantador e sal.
 
0.0178 seg. NEW