Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Sou leigo em electricidade e agradeço desde já a vossa paciência e ajuda.
    Comecei a mudar as MR16 cá de casa para leds GU10.
    A situação que reporto já aconteceu anteriormente. Com os disjuntores correspondentes à iluminação desligados no quadro geral, procedi a desaparafusar os parafusos da fase ,neutro e terra e tirar os fios correspondentes do transformador usado pelas MR16. Acontece que quando os fios saíram do transformador, houve alguns que tocaram uns nos outros- n sei precisar quais porque foi muito rápido- e nisto o disjuntor do corte geral disparou. Pensava que se o disjuntor do circuito correspondente estivesse desligado, que não havia passagem de energia e logo não haveria motivo para o quadro geral disparar. Têm alguma ideia do que é que pode estar a acontecer ou se isto é normal?
    Essencialmente queria saber se corro algum risco de "saúde" com isto a acontecer ao fazer um procedimento simples como este.

    Obrigado pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: radagast
  2.  # 2

    Encostou o neutro à terra, atuou o diferencial.

    Normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosantos81, radagast
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteEncostou o neutro à terra, atuou o diferencial.

    Normal.

    Mas o diferencial geral dispara mesmo com o disjuntor da iluminação já desligado, quando o neutro encosta ao terra? Corre se algum risco se sem querer os dois fios se tocarem, mesmo com o disjuntor da iluminação já desligado? Muito obrigado desde já pela paciência e esclarecimento
  4.  # 4

    Sim.

    Colocado por: Paulosantos81o diferencial geral dispara mesmo com o disjuntor da iluminação já desligado, quando o neutro encosta ao terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosantos81
  5.  # 5

    Esse disjuntor só desliga a fase, não desliga o neutro, portanto sempre que encosta neutro/terra vai desligar, evite encostar.

    Mas também não apanha "choque".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosantos81, radagast
  6.  # 6

    Colocado por: VarejoteEsse disjuntor só desliga a fase, não desliga o neutro, portanto sempre que encosta neutro/terra vai desligar, evite encostar.

    Mas também não apanha "choque".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulosantos81


    Muito obrigado!
    • eu
    • 4 fevereiro 2023

     # 7

    Colocado por: VarejoteMas também não apanha "choque".

    Pode apanhar, cuidado.
  7.  # 8

    Colocado por: eu
    Pode apanhar, cuidado.


    O neutro não tem potencial, também há quem apanhe "choque" ao tocar no carro. 😉
  8.  # 9

    Já a terra de proteção pode ter.

    Colocado por: Varejote

    O neutro não tem potencial, também há quem apanhe "choque" ao tocar no carro. 😉
    • eu
    • 6 fevereiro 2023 editado

     # 10

    Colocado por: VarejoteO neutro não tem potencial, também há quem apanhe "choque" ao tocar no carro. 😉

    Pode haver diferença de potencial entre o neutro e o circuito de proteção.

    O cuidado nunca é pouco.
  9.  # 11

    Colocado por: eu
    Pode haver diferença de potencial entre o neutro e o circuito de proteção.

    O cuidado nunca é pouco.


    Desliga o geral do quadro elétrico e depois mexe.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: radagast
  10.  # 12

    E até pode haver quem tenha usado um fio verde-amarelo para transportar a fase (vide tópico ao lado).

    Portanto, cuidado: verificação dupla, tripla, as que forem necessárias.

    O neutro não tem potencial significativo face à terra em condições normais e se tudo estiver bem feito.

    E sim, um toque entre neutro e terra desvia alguma corrente para a terra, o que deverá disparar o diferencial.
  11.  # 13

    Já que estamos a divagar, também há uns anos ia substituir aparelhagem elétrica numa moradia, desliguei o geral e agarro os alvéolos da tomada e comecei a "tremer".

    Tinha um gato agarrado.

    A partir daí mesmo em outros imóveis desligando o geral, ia sempre confirmar se não estava em carga na mesma.

    Coisa que ainda hoje faço.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 6 fevereiro 2023

     # 14

    Varejote, teve sorte, teve uma segunda oportunidade.

    Tantos e tantos, que o primeiro aviso é também o último.
 
0.0177 seg. NEW