Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Estou na fase de projecto com vista a iniciar a construção de uma moradia e estou com uma dúvida em relação ao exaustor.
    Caso opte por um exaustor de bancada posso pura e simplesmente abdicar da construção da chaminé tradicional uma vez que esta é feita para os filtros?
    Obrigada desde já pelos conselhos.
  2.  # 2

    Tem de perguntar aos tecnicos do seu projecto.
    Isso obriga a projecto de instalações mecânicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  3.  # 3

    E não pode ter gás para confecção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  4.  # 4

    Colocado por: SCosta1973um exaustor de bancada

    em extração para o exterior, ou em modo de recirculação?

    PS:é verdade, e não pode ter equipamentos a gas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    em extração para o exterior, ou em modo de recirculação?

    PS:é verdade, e não pode ter equipamentos a gas...

    Estamos a planear em modo de recirculação, eventualmente até um da Bora que é integrado na placa...
  6.  # 6

    Colocado por: SCosta1973Estamos a planear em modo de recirculação, eventualmente até um da Bora que é integrado na placa...


    Evite isso da recirculação. sempre com extracção para o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas

    Evite isso da recirculação. sempre com extracção para o exterior.

    Por não extrair a humidade? Ou há mais alguma desvantagem?
  8.  # 8

    Tem consumíveis (filtros)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  9.  # 9

    Colocado por: Bragas VTem consumíveis (filtros)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    E o desempenho, é equivalente aos de extração?
  10.  # 10

    Só retêm gorduras e cheiros, até colmatarem. O vapor de água continua a ser introduzido no compartimento.

    O kit de filtros salvo erro que ronda os 400€, para 6 meses de longevidade.

    Mas informe se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasSó retêm gorduras e cheiros, até colmatarem. O vapor de água continua a ser introduzido no compartimento.

    O kit de filtros salvo erro que ronda os 400€, para 6 meses de longevidade.

    Mas informe se.

    Os valores que me falaram da Bora eram muito mais baixos, mas vou pedir um orçamento para esclarecer essa questão .
    Quanto ao vapor de água se a casa tiver VMC, continua a ser um problema?
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasO kit de filtros salvo erro que ronda os 400€
    não custam isso Pedro. Os últimos que comprei (sempre comprei online) foram 90€ para a Bora Basic.

    Do vapor, com a VMC é uma não questão.
    Se lhe for pratica a extracção para o exterior opte por tal de qq modo (atenção ao cálculo da VMC). Se não tem, não quer buracos, vá sem medo.

    Abr.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, SCosta1973
  13.  # 13

    Se é numa construção não vejo motivo para optar por recirculacão..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
    • jo.san
    • 5 fevereiro 2023 editado

     # 14

    Se tiver VMC duplo fluxo não faz grande sentido extrair o ar diretamente para o exterior, a única vantagem seria poupar nos filtros mas depois também tinha que gastar para aquecer o ar que extraiu quando esteve a cozinhar.

    Um extrator de cozinha tira um volume enorme de ar por hora.

    Segundo o site , o filtro do Bora Basic dura para 1 ano e custa 50€. Se fizer poucos fritos ( compre antes um air fryer, menos sujidade e muito mais saudável) o filtro até deve dar para bem mais.

    Se fizer muitos fritos o melhor seria colocar a extrair para a rua, mas como disse quem faz muitos fritos devia estar era mais preocupado com outras coisas bem mais importantes ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  14.  # 15

    Colocado por: jo.sanSe tiver VMC duplo fluxo não faz grande sentido extrair o ar diretamente para o exterior, a única vantagem seria poupar nos filtros mas depois também tinha que gastar para aquecer o ar que extraiu quando esteve a cozinhar.

    Um extrator de cozinha tira um volume enorme de ar por hora.

    Segundo o site , o filtro do Bora Basic dura para 1 ano e custa 50€. Se fizer poucos fritos ( compre antes um air fryer, menos sujidade e muito mais saudável) o filtro até deve dar para bem mais.

    Se fizer muitos fritos o melhor seria colocar a extrair para a rua, mas como disse quem faz muitos fritos devia estar era mais preocupado com outras coisas bem mais importantes ;)
    Nunca faço fritos em casa, por aí não haverá problema. Quanto à VMC está prevista. A minha maior dúvida neste momento é em relação à obrigatoriedade legal de ter uma "chaminé tradicional" ou não. Pois uma das principais vantagens na minha opinião era puder evitar emendas na tela da cobertura.
  15.  # 16

    Colocado por: SCosta1973Nunca faço fritos em casa, por aí não haverá problema. Quanto à VMC está prevista. A minha maior dúvida neste momento é em relação à obrigatoriedade legal de ter uma "chaminé tradicional" ou não. Pois uma das principais vantagens na minha opinião era puder evitar emendas na tela da cobertura.


    Vou ter VMC e exaustor de bancada, mas fiz chaminé, aproveitei para meter lá a saída de ar da VMC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  16.  # 17

    Colocado por: RUIOLI

    Vou ter VMC e exaustor de bancada, mas fiz chaminé, aproveitei para meter lá a saída de ar da VMC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCosta1973
    E o seu exaustor é de recirculação?
  17.  # 18

    Colocado por: SCosta1973E o seu exaustor é de recirculação?
    vai ser, em princípio da BORA ou Elica
  18.  # 19

    Colocado por: RUIOLIvai ser, em princípio da BORA ou Elica


    Está a olhar pra qual Bora?
  19.  # 20

    Colocado por: Bragas VEstá a olhar pra qual Bora?


    BASIC
 
0.0192 seg. NEW