Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia fórum! Na minha casa tenho uma caldeira a gasóleo que deixou de funcionar. Quando ela parou, eu pensei que seria falta de gasóleo e abasteci. Não era, a caldeira tem um problema e eu optei por outra solução. A minha questão é: eu posso vender o gasóleo de aquecimento que tenho no depósito ou há algum impedimento legal? Eu tenho factura do gasóleo e nem um mês passou desde que foi lá metido. Se alguém perceber do assunto e me conseguir uma resposta agradeço. Cumprimentos a todos
    Concordam com este comentário: Leao91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leao91
    • RCF
    • 7 fevereiro 2023

     # 2

    Não vejo inconveniente ou eventual problema legal se vender esse gasóleo a outra pessoa, pelo mesmo preço a que comprou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgado96
  2.  # 3

    Não compliquem, venda o gasóleo e prontos. FIM.
    Quanto é que quer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgado96
  3.  # 4

    o eventual problema pode ser no transporte... caso seja parado pela policia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgado96
  4.  # 5

    Colocado por: fernandoFerreirao eventual problema pode ser no transporte... caso seja parado pela policia


    faz um desconto no preço e a reponsabilidade de o levar fica para quem o compra.

    apenas por curiosidade. um carro não gasta isso? ou os gasóleos são diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgado96
  5.  # 6

    Colocado por: pauloagsantos

    faz um desconto no preço e a reponsabilidade de o levar fica para quem o compra.

    apenas por curiosidade. um carro não gasta isso? ou os gasóleos são diferentes.


    Gastar gasta, mas é ilegal... o gasóleo tem coloração diferente, é gasóleo agrícola
    • RCF
    • 7 fevereiro 2023

     # 7

    Colocado por: taunus

    Gastar gasta, mas é ilegal... o gasóleo tem coloração diferente, é gasóleo agrícola


    O gasóleo agrícola não pode ser usado para este fim. Apenas pode ser usado para máquinas agrícolas. E os utilizadores terão de ter um cartão que os identifica como agricultores, utilizadores autorizados desse tipo de gasóleo.
  6.  # 8

    Colocado por: RCF

    O gasóleo agrícola não pode ser usado para este fim. Apenas pode ser usado para máquinas agrícolas. E os utilizadores terão de ter um cartão que os identifica como agricultores, utilizadores autorizados desse tipo de gasóleo.


    Eu sei disso, tenho o cartão... mas o gasóleo de aquecimento não tem igualmente coloração?
    • RCF
    • 7 fevereiro 2023

     # 9

    Colocado por: pauloagsantosapenas por curiosidade. um carro não gasta isso? ou os gasóleos são diferentes.

    Há um gasóleo próprio para este fim, e é menos refinado que o utilizado pelos automóveis. Também por isso, é mais barato.
    Se bem que, se lhe colocar gasóleo normal (ou agrícola), a máquina também o queima, sem problemas. Já o contrário é que não é aconselhável.
    Concordam com este comentário: hangas, SS1128
    • RCF
    • 7 fevereiro 2023

     # 10

    Colocado por: fernandoFerreirao eventual problema pode ser no transporte... caso seja parado pela policia

    Apenas se for uma quantidade muito elevada. Para ser considerada mercadoria perigosa é necessário uma quantidade bastante elevada.
    • hangas
    • 7 fevereiro 2023 editado

     # 11

    Colocado por: taunusGastar gasta, mas é ilegal... o gasóleo tem coloração diferente, é gasóleo agrícola


    Não é só uma questão legal como no agrícola. O gasoleo de aquecimento menos refinado e tem muito mais parafina entre outras mixórdias. Não daria muita saúde aos injetores com certeza.
    Por outro lado, tem mais poder calorifrico, pelo que teria mais rendimento.... pelo menos enquanto o motor funcionasse.
    Concordam com este comentário: RCF
  7.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosapenas por curiosidade. um carro não gasta isso? ou os gasóleos são diferentes.



    O gasóleo de aquecimento não sei mas acho que não, Mas o agricola gasta sem problemas. O gasóleo agricola é exactamente o mesmo que o gasóleo comum mas com traçador.
    O que não falta por ai e malta que o usa nos seus carros e carrinhas.
  8.  # 13

    Não arrisques em colocar o gasóleo de aquecimento no carro, como explicaram, é menos refinado que o anterior e portanto não é aconselhável. Podes vender.

    Agrícola é igual ao normal com cor
    Concordam com este comentário: Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgado96
  9.  # 14

    Colocado por: TicMicNão arrisques em colocar o gasóleo de aquecimento no carro, como explicaram, é menos refinado que o anterior e portanto não é aconselhável. Pod
    existiam dois tipos de óleos para aquecimento:
    "mazote" (existiam também com outra designações comerciais) que é um "gasoleo" em bruto pouco refinado e próprio para queimadores

    e o gasoleo de aquecimento que era igual ao rodoviario mas com corante vermelho, que era mais barato derivado á carga fiscal

    quando o orçamento de estado deixou de favorecer o gasóleo de aquecimento este deixou de existir pois o seu custo é igual ao rodoviário.
  10.  # 15

    Colocado por: jorgealvesexistiam dois tipos de óleos para aquecimento:
    "mazote" (existiam também com outra designações comerciais) que é um "gasoleo" em bruto pouco refinado e próprio para queimadores

    e o gasoleo de aquecimento que era igual ao rodoviario mas com corante vermelho, que era mais barato derivado á carga fiscal

    quando o orçamento de estado deixou de favorecer o gasóleo de aquecimento este deixou de existir pois o seu custo é igual ao rodoviário.


    Era aqui que queria chegar. Só corrijo para "mazout" do francês. De resto nunca ouvi falar de outro tipo de combustível, mas sim gasóleo normal colorido com benefício fiscal para aquecimento.
  11.  # 16

    Obrigado a todos pelos contributos. Sendo assim, tenho 300 litros de gasóleo de aquecimento para vender. O gasóleo está num depósito daqueles “enterrados” e se alguém quiser ficar com ele terá de retirar o gasóleo do depósito e fazer o transporte porque eu não tenho conhecimentos nem meios para isso. Tendo isso em conta, vendo o gasóleo por um preço bastante inferior ao que comprei...vendo por 1,10 € o litro. Sou da zona de Famalicão. Cumprimentos a todos.
    Concordam com este comentário: Leao91
  12.  # 17

    Se tiveres um jeep daqueles land rovers antigos, também papa isso. Se o teu carro for posterior a 2010 é que já nao arrsicaria tanto.
    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2023

     # 18

    É incorreto afirmar que carros até 2010 podem utilizar este tipo de gasóleo pois existem carros anteriores com sistema de injeção common-rail, sistema esse que não se dá muito bem com estas "mixórdias".
  13.  # 19

    Meta numa destas até se lambuza toda
    Concordam com este comentário: Dom
      image.jpg
  14.  # 20

    A GNR também se lambuza toda se apanhar um carro com gasóleo de aquecimento.
 
0.0214 seg. NEW