Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia foristas.

Tenho uma dúvida relativamente à instalacao de um kit de paineis solares daqueles que se ligam diretamente à tomada elétrica.

Na minha habitacao o fornecimento de eletricidade é trifasico.
    A minha questao é a seginte:
    Se o painel estiver a injetar eletricidade numa tomada ligada a uma fase (por ex. injecta 400W na fase 1) e houver apenas um equipamento a consumir energia mas está ligado a uma tomada de outra fase (por ex. consome 400W na fase 2), como fica o consumo de energia?

Fica a 0, ou consumo 400W na fase 2 enquanto injeto 400W na fase 1 ??

Acrescento que apesar do fornecimento tri-fásico e de a casa ter uma area grande, nao tenho forma de instalar paineis no telhado, daí a solucao ser um kit mais pequeno para instalacao numa varanda virada a sul com ligacao à tomada.

Desde já grato pela ajuda que me possam prestar.
  2.  # 2

Colocado por: jalanrFica a 0, ou consumo 400W na fase 2 enquanto injeto 400W na fase 1 ??

Consome 400W numa fase e injeta 400W na outra.

No entanto, isto pode não ser um problema se tiver contador inteligente com net metering.
    Uma vez que o saldo entre as 3 fases é ajustado em períodos de 15 minutos contabilisticamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jalanr
  3.  # 3

Obrigado pelo esclarecimento.

Era o que eu pensava.

O meu problema é que o contador é dos de disco. De 1993 penso eu.
  4.  # 4

Colocado por: jalanrObrigado pelo esclarecimento.

Era o que eu pensava.
    O meu problema é que o contador é dos de disco. De 1993 penso eu.

Nesse caso, até pode ser que o efeito seja o mesmo, mas de forma mecânica.

Se for um contador de um disco e 3 bobines, é possível que o injectado até anule parte das outras fases. Isto dependendo da forma como o mesmo estiver construido. Isto porque em principio as 3 componentes são "somadas" electromagneticamente.

Nos monofasicos, em caso de injeção para a rede superior ao consumo, o disco anda para trás.
    Como esse terá 3 bobines no mesmo disco, a que tiver injecção ir "travar" parte do movimento de forma proporcional.

Mas isto é uma forma de operação certamente não prevista, pelo que nada disto é garantido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jalanr

0.0105 seg. NEW