Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1DjDasa
    é pena não se perceber as fotos, estão muito distante

Nuno

ainda não percebi qual o problema dos seus pormenores, para mim é mesmo assim e está perfeito

Ve se a impermeabilizaçao na frente do isolamento, no tardoz do futuro revestimznto.
    A alvenaria nao levou nada
  2.  # 22

Colocado por: marco1DjDasa
    é pena não se perceber as fotos, estão muito distante

Quer de algum pormenor em particular? Talvez consiga arranjar com jeitinho...
  3.  # 23

é tenho um projeto de um edificio em que se vai aplicar sobre o etics um ripado vertical mas de alumínio á cor castanho
    quanto mais informação melhor.
  4.  # 24

Colocado por: marco1é tenho um projeto de um edificio em que se vai aplicar sobre o etics um ripado vertical mas de alumínio á cor castanho
    quanto mais informação melhor.

Este edifício tem a frente e a traseira com fachada ventilada e a laterais são paredes de empena com outros edifícios!
    Resumidamente são paredes betão e alvenaria 25cm, isolamento la de rocha (20 cm) de alta densidade com impermeabilização com tela da siga, ripado vertical, ripado horizontal e acabamento em madeira na vertical.
    Mas tem alguns pormenores interessantes mas que não tenho fotos...
    Tem aqui uma foto do ensaio das tonalidades e conjugação de cores da fachada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, Vítor Magalhães
      Screenshot_20230208-202531_Chrome.jpg
  5.  # 25

Djdasa
    bastava que algumas indicações
    por exemplo como segurou no tijolo a la
    como fixou o ripado horizontal ( madeira presumo)
    onde levou impermeabilização se é que levou
  6.  # 26

Colocado por: marco1Djdasa

Se for como ja fiz, usasse os esquadros reforçados como pus em link (faynot ou autra marca), entre 45 a 60cm d'eixo a eixo no maximo, barrote em madeira cl3, la de 70kg no minimo, passa uma demao entre a alvenaria e por detras do barrote, outra entre barrotes, normalemente nao precisa mais fixar. A membrana impermeavel agrafada ao barrote principal e xontra barrote por cima, e nunca mais sai dali.
    A seguir ripado e revestimento.
    Normalemente as caixilharuas trabalham fora da alvenaria, com pré quadro e levam impermeabilizaçao a toda a volta..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  7.  # 27

Colocado por: marco1Djdasa

Vamos lá isso...
    Se reparar a caixilharia está a fase exterior da alvenaria, está levou um pré-aro em madeira c32 (salvo erro), foi impermeabilizado com fita Siga fentrim com largura suficiente para cobrir desde o tijolo até à caixilharia. Se reparar na primeira foto que partilhei consegue ver uma barra de madeira entre a caixilharia e o isolamento, estão fixadas com um peça em L de metal ao pre-aro. A la de rocha está fixada mec com buchas tipo para etics, a tela impermeável tem uma zona de 15 cm auto adesiva e agrafada a tal barra de madeira na vertical. O ripado vertical também é fixado por parafusos a tal barra de madeira e o mais central é fixado com peças como o marcocar referiu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  8.  # 28

penso que depois na pratica vai ser algo mais simples
    tipo terminar a parede com o etics e depois fixar as ripas na horizontal e depois pregar nestas o ripado vertical.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 29

Ainda relativamente à fachada ventilada (peço desculpa ao Nuno pelo tema variante), pergunto se a solução que eu tenho preconizada aplicar na minha casa é correta:
    Alvenaria, perfis de suporte em L, lã, barrote de madeira vertical ligado ao perfil, tela impermeável transpirante, barrote horizontal para suporte do revestimento.
    Além da vossa opinião sobre a solução, há mais algo a corrigir, cuidados em geral, etc...
    Obrigado
  10.  # 30

(...) Usa esquadros proprios para revestimentos de madeiro, fixado a parede ( se for bloco convem a bucha/parafuso entrar até a parede interna. (...)

Gostei dessa ideia.
  11.  # 31

Colocado por: nunogouveia

Gostei dessa ideia.

Em paredes de betao nao interessa muito, mas se for bloco ou tijolo tradicional, convem apanhar pelo menos 2 paredes da alvenaria, com bucha expansiva ou quimica.
    Em suportes, da baixas alturas nao interessa muito, mas em grandes alturas convem.
    Cheguei a intervir numa obra de etics, 20m, em parede de blocos, onde as buchas so apanhavam a parede exterior do bloco... O vento enfiou se, e arrancou todo o cimo do predio.. 25 m de comprimento por 1,5 de altura.
    Nao tinha as buchas previstas ao m2 e nao apanahavam pelo menos 2 paredes do bloco

0.0126 seg. NEW