Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Tenho uma questão sobre o alojamento local, ou mais propriamente sobre as mais valias.
    Suponhamos que comprei uma casa por 100mil em 2010 e a casa hoje esta avaliada em 150mil.
    Como é uma segunda casa, se a vender já sei que tenho de pagar imposto sobre 50% das mais-valias, que mais coisa menos coisa será de ( 150-100 ) / 2 = 25 mil.
    No entanto queria colocar em AL, como experiencia de negocio, já a começar este ano de 2023.
    Se verificar que o AL não rende o suficiente em 2023, cancelo atividade e vendo a casa em 2024 e vamos supor que pelo mesmo preço de 150mil.

    A duvida é:

    Dado que coloquei a casa em AL em 2023, mas apenas por vários meses, o imposto a pagar em 2024 vai incidir sobre 50% ou 100% das mais valias ?

    Obrigado
    • NLuz
    • 8 fevereiro 2023

     # 2

    Boa tarde.
    Não coloque esta duvida aqui, ou melhor não se fie do que "ouvir" aqui.
    Vá um contabilista, porque a questão das mais valias, e ainda por cima mais valias de AL, é uma coisa um pouco complicada e com interpretações diferentes.
  2.  # 3

    Á cinta desta brincadeira tenho um familiar que perdeu boa parte do lucro da venda.
    Sendo AL/ter sido é diferente.
    Teve que pagar 30k ás finanças passado 3 anos pelo menos.
  3.  # 4

    A verdade parece ser que, se colocar em AL, mesmo que por pouco tempo, 3 meses por exemplo, não consegue vender a casa nos 3 anos seguintes sem ser tributado 100% das Mais-Valias ( Preço Venda menos Preço Aquisição ).

    Imagine que por qualquer motivo, o negocio não vinga e não têm qq lucro com AL ou que precisa de mais capital, e desiste do AL e decide vender a casa, neste caso ou espera 3 anos ou o imposto vai ser sobre 100% das Mais-Valias, quando o aceite "ou normal" é 50% para segundas habitações.

    A lei atual parece-me penalizar bastante quem quer iniciar um negocio de AL.
 
0.0080 seg. NEW