Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    fui verificar o orçamento e afinal não especificam o modelo, só diz VL 250_350 como não aparecia o nome todo pensei que fosse a 250. Não sei qual será tenho de ver.
    • MrR
    • 13 fevereiro 2023

     # 22

    Se for a 350 já é aceitável.
    • alcpf
    • 15 fevereiro 2023

     # 23

    Pq é que o VMC é assim tão caro? Ele tem mais alguma função para além de extrair o ar de casa e introduzir ar vindo do exterior no sistema bidirecional? O que tem o aparelho assim de tão dispendioso para além de um motor para puxar o ar? Alguem pode aprofundar
    ?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  2.  # 24

    Colocado por: alcpfPq é que o VMC é assim tão caro? Ele tem mais alguma função para além de extrair o ar de casa e introduzir ar vindo do exterior no sistema bidirecional? O que tem o aparelho assim de tão dispendioso para além de um motor para puxar o ar? Alguem pode aprofundar
    ?


    Já fiz essa pergunta aqui pelo fórum, sem resposta. Uma máquina do tamanho de um esquentador, que fica mais cara que um frigorífico americano topo de gama, é questionável. Ao fim ao cabo trata-se de um ventilador com permutador de calor, alguma tecnologia e uma carcassa de plástico/metal.

    Já a instalação e configuração pode ter alguma componente técnica.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, alcpf, Zé Meirinho
  3.  # 25

    Colocado por: alcpfEle tem mais alguma função para além de extrair o ar de casa e introduzir ar vindo do exterior no sistema bidirecional? O que tem o aparelho assim de tão dispendioso para além de um motor para puxar o ar?
    tem um permutador uma panóplia de controladores e sensores.

    existem maquinas para todas as bolsas desde as mais básicas e econômicas por volta dos 800€ até ás mais complexas com custos a rondar os 3500€, depois as condutas podem fazer muita diferença pois existem soluções desde os 1000€ até aos 4500€, mais a mão de obra.
    • SrR
    • 15 fevereiro 2023

     # 26

    Colocado por: jorgealvesaté ás mais complexas
    como é o caso da zhender, que tens de inserir a que altitude esta instalada a maq, que caudal pretendes e mais uma carrada de coisas e ela depois vai modelar constantemente o caudal a fim de manter os valores pretendido
  4.  # 27

    Para algumas casas, ou melhor, para algumas necessidades, também poderá haver VMCs descentralizadas/individuais, o que evitará a necessidade de uma rede de condutas, com os inerentes custos de aquisição, instalação, mão de obra e posterior manutenção, certo?


    Colocado por: jorgealvestem um permutador uma panóplia de controladores e sensores.

    existem maquinas para todas as bolsas desde as mais básicas e econômicas por volta dos 800€ até ás mais complexas com custos a rondar os 3500€, depois as condutas podem fazer muita diferença pois existem soluções desde os 1000€ até aos 4500€, mais a mão de obra.
    • sfss
    • 15 fevereiro 2023

     # 28

    Também vou seguir este tópico, estou no processo de construção e quero instalar uma VMC duplo fluxo.

    Estou a ponderar a compra da Baxi Sila RCV 300, tenho de renovar 0.5 do ar o que equivale +/- a 200m3 por hora.
    Vou ter 4 pontos de extração (WC+Cozinha) e 5 pontos de insuflação(sala + quartos dormir).

    A nível de tubo(entre pleno e bocas) vou aplicar anti-bacteriano e anti-estático, excepto para extração e admissão que estou a ponderar o spiro. Vale a pena colocar em inox ou galvanizado? Na admissão vou isolar o mesmo.
    Que tubo recomendam para ligar entre a VMC e os Plenos?
  5.  # 29

    Colocado por: alcpfO que tem o aparelho assim de tão dispendioso para além de um motor para puxar o ar?

    Nada que realmente justifique o preço.
    Concordam com este comentário: alcpf
    • alcpf
    • 1 março 2023 editado

     # 30

    Colocado por: jorgealvestem um permutador uma panóplia de controladores e sensores.

    existem maquinas para todas as bolsas desde as mais básicas e econômicas por volta dos 800€ até ás mais complexas com custos a rondar os 3500€, depois as condutas podem fazer muita diferença pois existem soluções desde os 1000€ até aos 4500€, mais a mão de obra.


    E quanto a desumidificador? O VMC consegue desumidificar o ar, extraindo para o exterior e o que vem do exterior tb não deixa entrar humidade no interior? Eu por ex. vivo numa zona onde principalmente o ar nas noites é carregado de humidade, não iria o vmc injetar para dentro? Nos quartos de banho, conseguiria o vmc vencer expelir a humidade causada do vapor de um chuveiro?
    Qual a sua eficacia neste requesito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kepe
  6.  # 31

    A VMC serve fundamentalmente para retirar ar saturado de humidade e "poluentes" originados pela normal utilização do espaço interior por ar exterior mais limpo.
  7.  # 32

    Colocado por: alcpfPq é que o VMC é assim tão caro?


    Na minha humilde opinião: porque é novidade.

    Em 2018 tive uns familiares de França que me falaram nesta solução para a remodelação que estava a fazer. Por cá, na zona de Lisboa, não conseguia encontrar empresas a vender estes equipamentos num modelo B2C. Em 2020 noutra remodelação tentei novamente sondar o mercado. Cheguei a ter comerciais a visitar a obra para fazer o levantamento de quantidade de material e notava-se uma grande falta de conhecimento. E eram comerciais de empresas que trabalhavam apenas em B2B - estas empresas depois indicavam potenciais instaladores que depois davam o orçamento final.

    Achei os valores altos . Parecia que estava a pagar margens a demasiados intermediários e aparentava haver muita falta de conhecimento (exemplo: material francês > empresa B2B portuguesa > instalador região de Lisboa). Acabei por importar diretamente o material, que também não está isento de riscos.
  8.  # 33

    E segundo um outro tópico, um diário de construção, o próprio DO instalou as condutas seguindo o projeto VMC. Se calhar importando e armando em "bricoleiro" nem é um bicho de sete cabeças e sairá muito mais em conta.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, RUIOLI
  9.  # 34

    Colocado por: powerPT2C

    O problema não é colocar as condutas que isso qq um coloca. É sim fazer os cálculos para as coisas funcionarem como deve ser, com as variáveis dos diâmetros/metros das tubagens, posição ideal, caudal da máquina etc etc
  10.  # 35

    Isso é trabalho para o projetista...eu só me referia à parte da execução da obra.
  11.  # 36

    É obrigatório hoje em dia ter VMC?
    • SrR
    • 2 março 2023

     # 37

    Colocado por: JoseMBOliveiraÉ obrigatório hoje em dia ter VMC?
    é obrigado a ter uma taxa de renovação de ar de 0.5/h agora como o faz é á vontade do freguês.
  12.  # 38

    Colocado por: paulosO problema não é colocar as condutas que isso qq um coloca. É sim fazer os cálculos para as coisas funcionarem como deve ser, com as variáveis dos diâmetros/metros das tubagens, posição ideal, caudal da máquina etc etc


    Colocado por: powerPTE segundo um outro tópico, um diário de construção, o próprio DO instalou as condutas seguindo o projeto VMC


    O powerPT deixou essa ressalva. Acho que estamos de acordo quanto à importância dos cálculos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  13.  # 39

    A posição ideal é ser uma posição central da casa o que nem sempre é possível.

    Tem uma outra marca chamada blauberg modelos komfort em que as máquinas podem ser controladas via wifi.
    • petz
    • 15 março 2023

     # 40

    Também tenho interesse em obter orçamentos para uma instalação VMC.
    Alguém pode ajudar com empresas do distrito de Aveiro onde possa solicitar orçamentos?
 
0.0213 seg. NEW