Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Venho mais uma vez pedir o vosso auxilio para a correta manutenção do balão de rega/autoclave.
    Tenho um autoclave sem membrana Thervax de 200L (Mod au.ix.0200.sm) cuja bomba (submersivel) está sempre a disparar (já verifiquei e o pressostato julgo estar ok). Este comportamento tem vindo a piorar com o tempo o que me leva a crer que será preciso algum tipo de manutenção.

    Julgo ter lido algures que este tipo de solução necessita que de uma forma regular seja necessário retirar algum ar que o balão acumule.
    Estou a pensar bem? Se sim como fazer para retirar esse ar?

    Obrigado,
      2023-02-14_14h05_20.jpg
    • SrR
    • 14 fevereiro 2023 editado

     # 2

    Colocado por: SCCorreianecessário retirar algum ar que o balão acumule.
    é exactamente o contrário, necessita de injectar ar, normalmente neste tipo de baloes é instalado um sistema que vai adicionado ar ao balão e depois no balão tem um purgador automático k vai libertando o ar em excesso. Nao sei como esta no seu caso mas para resolver para ja tem k retirar toda agua do balao ou seja esvaziar por completo o balao e depois voltar a ligar a bomba.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  2.  # 3

    Mais tarde tiro umas fotos para mostrar a instalação.
    Mas não estou a ver nada lá que adicione ar. Vejo na lateral uma válvula, muito parecida com os purgadores de ar dos radiadores de parede.
    Para além de uma torneira de corte antes do pressostato no topo do balão.

    Será que a admissão de ar será pela válvula lateral? Qual a pressão ideal? Posso colocar lá um manómetro e verificar qual a pressão (só nnão sei se faça a medição com o balao vazio ou em carga).
    • SrR
    • 14 fevereiro 2023

     # 4

    Colocado por: SCCorreiaSerá que a admissão de ar será pela válvula lateral
    não, normalmente as válvulas para injectar ar estao no tubo de pesca da bomba, depende do modelo mas devem ser 2 valvulas afastadas entre elas prai 1mt, que vai injectar ar à medida que a bomba trabalha e pára, se alguma delas nao estiver em ordem o ar nao entra na tubagem.
  3.  # 5

    Envio então algumas fotos do balao e da bomba colocada no depósito água.
    Não vislumbro qualquer válvulas junto do motor (pelas fotos antigas já que agora "aquilo está cheio de água").

    Qual a vossa opiniao? SrR o que acha?

    Obrigado,
      foto3.jpg
      foto2.jpg
      foto1.jpg
  4.  # 6

    Mais fotos:
      foto6.jpg
      foto5.jpg
      foto4.jpg
  5.  # 7

    E mais uma (o site apenas me deixa colocar max 3 fotos por mensagem)
      foto7.jpg
    • SrR
    • 15 fevereiro 2023

     # 8

    Despeje o autoclave na totalidade, retire toda agua, depois volte a ligar a agua, vai ficar a funcionar durante uns tempos mas no futuro vai ter k colocar uma valvula de reposição de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  6.  # 9

    Já fiz isso ontem, mas não melhorou nada :-(
    • SrR
    • 15 fevereiro 2023

     # 10

    Colocado por: SCCorreiaJá fiz isso ontem, mas não melhorou nada :-(
    tirou a agua toda?, ou seja desapertar o tubo em baixo e deixar sair tudo, n basta abrir a torneira
  7.  # 11

    Isso não. Apenas abri a torneira... dahhh
    vou experimentar mais tarde (acho que tem um passador em baixo) e já lhe digo alguma coisa.

    Muito obrigado,
    • SrR
    • 15 fevereiro 2023

     # 12

    Colocado por: SCCorreiaIsso não. Apenas abri a torneira... dahhh
    vou experimentar mais tarde (acho que tem um passador em baixo) e já lhe digo alguma coisa.

    Muito obrigado,
    convem ao fazer isso desapertar outra coisa qualquer no autoclave para deixar entrar ar a fim de despejar isso tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  8.  # 13

    Abri o passador e a água não parava de sair - estou a pensar que talvez esteja a água a vir por gravidade??? do depósito de água.

    Acabei por fechar o passador, ligar a bomba e o comportamento melhorou. Se está a 100% não tenho a certeza porque já era bastante tarde.

    Pode indicar alguma referencia das válvula de admissao de ar que mencionou acima? Para discutir com um possivel picheleiro a sua instalação
    • MrR
    • 16 fevereiro 2023

     # 14

    Você tem que tirar a água toda do deposito para este ficar com ar dentro. Depois volta a encher e vai ficar com o problema resolvido, mas apenas durante algum tempo. O ideal é levar um sistema para repor ar.
    • SrR
    • 16 fevereiro 2023

     # 15

    Colocado por: SCCorreiao passador e a água não parava de sair
    ainda sao uns litros valentes, despeje tudo.



    Colocado por: SCCorreiaestou a pensar que talvez esteja a água a vir por gravidade??? do depósito de água.
    possivel mas acho muito difícil.
    • SrR
    • 16 fevereiro 2023

     # 16

    Colocado por: SCCorreiaPode indicar alguma referencia das válvula de admissao de ar que mencionou acima? Para discutir com um possivel picheleiro a sua instalação
    no seu caso secalhar uma porra destas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
      Renovador_Ar_para_Autoclave_DroPereira-700x525.jpg
  9.  # 17

    Também tenho um balão de uns 25 litros, aquilo ultimamente dispara a cada 5 segundos ou menos. Será que deu o berro? É fácil trocar?
    • MrR
    • 16 fevereiro 2023

     # 18

    Colocado por: rjmsilvaTambém tenho um balão de uns 25 litros, aquilo ultimamente dispara a cada 5 segundos ou menos. Será que deu o berro? É fácil trocar?

    Depende se é de membrana ou não.
    Se for de membrana é provável que tenha arrebentado. Normalmente dá para substituir.
    Sem membrana tem o balão sem ar, tem que despejar tida a água e voltar a encher.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  10.  # 19

    Colocado por: MrR
    Depende se é de membrana ou não.
    Se for de membrana é provável que tenha arrebentado. Normalmente dá para substituir.
    Sem membrana tem o balão sem ar, tem que despejar tida a água e voltar a encher.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva


    Já foi substituído há uns 4 anos. Acho que paguei uns 30 euros. Queria ver se era eu a trocar, porque ninguém está para se deslocar para fazer um biscate de tão pequeno valor.
  11.  # 20

    Colocado por: SrRno seu caso secalhar uma porra destas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia
      Renovador_Ar_para_Autoclave_DroPereira-700x525.jpg

    SrR desculpe lá o incomodo mas agradeço novamente a sua ajuda.
    Mas esta válvula coloca-se no autoclave? ou?
 
0.0224 seg. NEW