Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde sou nova aqui tive a ver uns comentarios e alguns sao parecidos com os meus que é o seguinte;
    eu tenho umas casas que rondam antes de 1951 e nao tenho licença de utilizaçao

acontece o seguinte a minha casa que é a principal fica virada para a via mas na parte de tras desta mesma casa existia outras sete casas pertencentes ao mesmo terreno
    entao é o seguinte eu comecei a arranjar essas casas aproveitei 4 dessas casas para fazer só uma e as restantes deitei abaixo

agora como fui á camara por causa dessa mesmo licença foi me exigido as plantas das casas porque tambem nao tinha nessas plantas eu pus res do chao e primeiro andar porque quando o arquiteto e o fiscal da camara foi á minha residensia eu expliquei o que queria fazer e eles disseram para por isso nas plantas.

acontece que depois de fazer isso tudo disseram me que nao posso fazer res de chao e primeiro andar porque se trata de um logradouro ....expliquem me se estou enganada um logradouro nao é as casas no norte que tem a moradia por cima e os animais por baixo eclarençam me por favor porque chego a um ponto que ja nao sei o fazer
  2.  # 2

Colocado por: mlenamonteiro.expliquem me se estou enganada um logradouro nao é as casas no norte que tem a moradia por cima e os animais por baixo eclarençam me por favor porque chego a um ponto que ja nao sei o fazer
    Um logradouro é um terreno, ou um espaço anexo a uma habitação. ~

Pelo que relata as modificações que efectuou, requeriam de licenciamento prévio, independentemente de a casa ser anterior a 1951.

Neste momento tem de verificar se as modificações efectuada são legalizaveis, e se o forem, avançar com o processo. Já contactou algum arquiteto para colocar essas questões?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mlenamonteiro
  3.  # 3

Logradouro é o terreno livre em redor das edificações desse terreno.
    Parece-me que as casas atrás estarão ilegais, não constando de quaisquer documentos.

De resto é muito complicado perceber a situação. pois tem alguma dificuldade m exprimir por texto a situação.
    Aconselho-a contactar um Arquiteto ou gabinete de projectos aí da zona para a ajudar a entender o que se passa.

PS: Diz que executou plantas...quem é que fez a plantas!?
  4.  # 4

Fez obras ilegais sem pagar taxas, nem impostos e sem respeitar o PDM do município.
    Agora terá de tentar legalizar o que for possível legalizar.
    Fale com um arquiteto.
  5.  # 5

Colocado por: mlenamonteiroum logradouro nao é as casas no norte que tem a moradia por cima e os animais por baixo

Isso é uma loja.

Antes de ter começado a demolir e reconstruir deveria ter feito projecto ou, pelo menos, aconselhar-se com um profissional.

Agora são necessárias mais explicações para que alguém a consiga ajudar.
  6.  # 6

ola acho k a minha situaçao já esta complicada ... eu antes de começar a demolir fui a uma parte fiscal da camara k me indicaram onde eu expliquei o assunto e lá me disseram k se nao modificasse nada das casas nao era preciso licença e foi o k eu disse ao empreiteiro pk ele tambem me perguntou isso e eu disse o k a senhora me tinha dito e isto pk o meu filho fez um pedido de credito e eles pediram a certidão de licença de utilizacao k consta na escritura mas nao a tenho por isso me dirigi á camara para obter a certidão resumindo o senhor arquiteto da camara e o senhor fiscal da camara dirigiram se a minha casa viram tudo expliquei o k queria fazer eles tudo bem disseram k eu tinha de arranjar um arquiteto ou engenheiro para fazer o projeto e plantas das casas e assim fiz, hoje quando fui entregar as plantas o senhor arquiteto diz me que esta tudo praticamente mal e k a casa k eu comecei a arranjar, eu na parte do sótao kero fazer os quartos no principio ele disse tudo bem e k pusesse nas plantas hoje diz me k nao pode ser assim pk é um logradouro agora com os vossos esclarecimentos já compreendi o k é um logradoura,mas é o seguinte eram 7 casas de habitação só k deixaram de ser habitaveis pk começaram a ruir e eu agora kero arranja las para mim só isso...outra coisa nunca fiz nada sem pagar e se eu quisesse fazer as coisas clandestinas nao andava tratar da situação pk nao tenho a culpa de quem me informou k o fizesse mal alem disso tenho de fazer as alterações todas junto das finanças e registo predial como veem nao tenho medo de pagar seja o k for para ter tudo legal
  7.  # 7

Colocado por: mlenamonteiroexpliquei o k queria fazer eles tudo bem disseram k eu tinha de arranjar um arquiteto ou engenheiro para fazer o projeto e plantas das casas e assim fiz, hoje quando fui entregar as plantas o senhor arquiteto diz me que esta tudo praticamente mal

Olhe lá, mas recebeu um oficio escrito? ou foi de boca?
    Olhe!!! Peça explicações ao arquiteto que contratou! Ele é que tem de explicar o que está mal e Porquê. Se está mal instruído o processo, é porque ele não fez o trabalho como deve ser. Não se informou

Deve é marcar uma reunião na camara, com o seu arquiteto e o arquitecto camarário.

De qualquer das forma, a sua história não está bem explicada... e nos aqui tamb´m não a conseguimos ajudar.
    Exija explicações à pessoa do qual está a pagar o serviço.
  8.  # 8

boa tarde á 2 anos deitei 3 casas velhas abaixo e fiquei com 4 casas para arranjar para mim desde á 2 anos k me foi pedido pelo banco a licença de utilizaçao k está mencionada na escritura mas nao existe, desde á dois anos k ando na camara a tratar da licença, a camara por sua vez começou a pedir documentos k os primeiros entreguei em mãos k foi a escritura da casa, licenças k o meu pai tinha tirado para fazer uns arranjos nessas casas, depois começaram a enviar me cartas para entregar mais documentos tanto em papel como em digital todos os documentos foram pagos e tenho as cartas e os comprovativos de pagamento.
    agora sei k errei nem sequer devia de ter mexido nas casas sem antes de ter a certeza de ter todos os documentos necessarios tratados nao posso culpar ninguem dos meus erros pk tambem o engenheiro k me fez as plantas fez me varias perguntas e eu respondi o mesmo k me tinham informado ele ate disse k alguma coisa estava mal k se fosse preciso iria comigo á camara e eu burra achei k nao era necessario mais um erro só uma coisa k nao me esqueço foi k o senhor arquiteto da camara quando veio ver a casas disse me para pôr nas plantas o k eu keria fazer, k era na parte do sótão os quartos mas afinal depois de tudo feito disse me k nao pode ser assim paguei quase 3.000.00 euros para pôr no lixo e agora tenho de alterar tudo e vou gastar mais ainda e agora pergunto de kem é o erro
  9.  # 9

Você começou mal, e a pessoa que arranjou para elaborar os projectos, não tinha nada de fazer tal e qual aquilo que voce entendeu "de boca", porque você deve ter entendido uma coisa diferente do que lhe quiseram transmitir. Voce não tem de perceber, nem tem de "comandar" uma serie de decisões de âmbito técnico/ legal.

Decisões tecnicas e as possibilidade de se legalizar, do como, devem ser analisadas antes, haver reuniões previas com os técnicos camarários.. Faz parte das boas praticas profissionais. Antes de entregar, há que se saber ao que se vai - ISTO é o que o seu Engenheiro deveria ter feito.

Olhe deve arranjar um ARQUITECTO que a aconselhe imparcialmente. Peça uma consulta.
    Este deve verificar os oficios que recebeu, o estado da documentação, a realidade existente e os projectos que submeteu. e bom base nisto tudo deve dizer-lhe o que correu mal e as alternativas. Pode ainda pedir a esse técnico, depois de se inteirar disto tudo, agendar uma reunião na câmara para tirar as "teimas".

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 10

ok é o k farei...obrigada pelo conselho

0.0155 seg. NEW