Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a começar a pensar (e fazer contas) para a recuperação de uma vivenda no Norte, na qual quero aproveitar o piso mais inferior para fazer uma sala e um escritório, de uma zona que é actualmente um armazém de material agrícola.

    Este piso mais inferior está metade enterrado (enterrado a Norte e Nascente, descoberto totalmente a Poente e Sul), estou à procura de soluções de isolamento térmico e de melhoria das paredes. As paredes contam com algum salitre apenas nos primeiros 30 cm (sendo que é uma vivenda com 15 anos, nunca tendo levado qualquer pintura e sem caleiras até nem é mau...). A minha primeira ideia era avançar com a reparação integral das paredes, aproveitar (já que vou partir parede) para instalar uns radiadores da caldeira e fazer mais algumas modificações.

    As paredes apenas são rebocadas, não tendo pintura (fotos em anexo).

    Outra solução era instalar algum tipo de isolamento por dentro (já sei que perco alguma área útil), fosse em placas azuis ou em lá mineral (só é importante o isolamento térmico, porque o acústico é irrelevante) e cobrir tudo com placas de gesso cartonado ou placas OSB. Isto porque também pretendia colocar tectos falsos. Mas aparecem algumas questões que queria ajuda a perceber antes de avançar com pedidos de orçamento (e depois muitas sugestões dos diversos empreiteiros)...

    A primeira: não gosto do estilo envernizado das placas OSB, por isso, tal como as de gesso cartonado, teriam sempre de ser pintadas. Assim, quais as diferenças significativas entre as placas de gesso cartonado e as OSB? Em termos de preço, materiais de fixação, tipo de isolamento térmico que já ambas assumem, vai dar ela por ela?

    A segunda: as placas OSB não são utilizáveis para tectos falsos, só as placas de gesso cartonado, correcto? E sendo uma zona com bastante humidade (não sei se os radiadores irão melhorar muito isso, do ponto de vista do conforto, mas apesar da casa estar fechada a cada dois meses, sempre que se entra nesta zona, cheira bastante a humidade), há algum modelo de placa OSB hidrofugo, como existe para as placas de gesso cartonado?

    A terceira: é possível colocar o isolamento em placa azul ou lã mineral por dentro das paredes falsas (e já agora tecto falso) sem ter de reparar aquelas infiltrações ascendentes do salitre que se vê nas fotos?)

    A quarta: posso alterar este chão e colocar um multicamadas depois de fazer as paredes falsas ou é melhor tentar esticar o orçamento e fazer tudo já de uma vez (tenho medo que colocando um soalho flutuante as humidades ascendentes me dêem cabo disso tudo em menos que nada, mas também não posso fazer grande isolamento no solo, porque senão vou aumentar a altura do piso desta zona e depois não vai bater certo com o piso inferior.

    A quinta: para as paredes não enterradas qual o tipo de isolamento que seria melhor? Placa azul ou lá mineral? E que espessura? A vivenda é no Norte e muito fria de inverno (normal ter a terra congelada ali ao redor da casa).

    A sexta: colocando paredes falsas, posso ter de gastar muito mais na estrutura metálicas das paredes para colocar radiadores (muitos elementos é dos pesados) ou mais vale fazer o isolamento por fora (tenho é baixo perfil nas janelas pelo exterior), reparar as paredes por dentro e meter as tubagens dentro das paredes de betão (são as paredes exteriores da cave desenterrada)?
      IMG_20230201_153050.jpg
      IMG_20230201_153113.jpg
      IMG_20230201_153008.jpg
  2.  # 2

    Não há dicas?
  3.  # 3

    Olá, dicas para quê?
    Falta contexto do estado do espaço, do local, da zona, das condicionantes, do orçamento, do que quer...
    Deve é levar um técnico ao local, ou um empreiteiro pelo menos e discutir essas coisas no sítio.
  4.  # 4

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, dicas para quê?
    Falta contexto do estado do espaço, do local, da zona, das condicionantes, do orçamento, do que quer...
    Deve é levar um técnico ao local, ou um empreiteiro pelo menos e discutir essas coisas no sítio.


    O estado do espaço está nas fotos.
    A zona é a Norte, perto de Castro Daire. Contexto do local não percebi, confesso.
    Também não percebi qual o contexto das condicionantes (o que se refere por condicionantes?)
    O que quero está nos seis pontos que escrevi.
    Claro que vou levar um técnico ao local e vou pedir-lhe para me fazer um caderno de encargos para apresentar a vários empreiteiros e pedir orçamentos. Mas antes de o fazer, queria perceber se as ideias e soluções que aponto serão o caminho certo ou se existem outras que devia pensar. Afinal, o objectivo do fórum não é a entreajuda e partilha de experiências.

    Se me pudesse esclarer o contexto a que se refere naquelas questões, talvez consiga responder-lhe.
  5.  # 5

    Se tem humidades por capilaridade devia resolver antes de qualquer coisa.

    As paredes negras em cima será condensação. As humidades acumuladas por condensação resolvem-se com isolamento térmico e principalmente ventilação. Se vai fazer tetos falsos e como isso é uma cave aproveite para prever a ventilação dos espaços, pesquise por VMC.

    Quanto à instalação da tubagem para aquecimento central, uma vez que está a pensar cobrir as paredes com gesso cartonado será muito menos trabalhoso aproveitar a estrutura para o gesso cartonado para passar tudo o que precisa: pelas paredes eletricidade e tubagem, pelo teto tb eletricidade e os tubos para a ventilação.
    Eu diria que se vai meter capoto na casa toda faz sentido. Se for só para renovar essa cave, tb pode aproveitar para meter isolamento térmico atrás da estrutura do gesso cartonado. Atenção que como normalmente se usa estrutura metálica e este é um excelente condutor o isolamento deve ficar no espaço atrás da estrutura. Tem tb sistemas, na minha opinião melhores, neste aspecto. Pesquise por Atlas M-system.
  6.  # 6

    Vamos por partes. A vivenda não necessita de obras. Apenas este piso inferior é que está em "mau estado" porque não era um piso habitacional. Basicamente era uma garagem enorme - que raramente era aberta/utilizada sequer para parquear - e uma zona de arrumos (onde guardavam material agrícola e de colheitas, onde tinham a lavandaria e a zona de máquinas).

    A minha ideia é a de aproveitar este piso inferior (já tinha essa ideia e entretanto também vi aqui no forum alguém que fez o mesmo) para criar uma sala de refeições (zona de convívio alargada, para os dias de festa) e um escritório.

    Neste piso inferior existem algumas humidades, no betão armado que nunca foi objecto de pintura. A casa não será forrada a capoto (nem o podia ser no piso superior, nem necessita).

    Humidades por condensação: é uma zona semi-enterrada (metade das paredes estão enterradas, metade estão descobertas). Penso que a humidade por condensação existe porque a humidade vem do solo (daí também as situações de salitre). Com uma ventilação adequada (este escritório será utilizado diariamente) grande parte do problema será resolvido, para mais, tendo aquecimento em radiadores. Além disso, toda esta zona fica virada a Sul, especialmente as janelas (duas portadas grandes e o portão da garagem). O problema é que como este espaço estava fechado semanas a fio, essa circulação de ar não existia (mas irá agora existir). Por isso, meter VMC (já conhecia) é algo que não me faz sentido, para mais pelo elevado custo (e porque a VMC não me faz sentido em abstracto, a menos que pretenda da cruzada - ainda mais cara - ou apenas para pessoas que não têm o hábito de ter a renovação de ar em casa). Dito isto, parece-me que o problema das humidades por condensação são um problema actual e não um problema futuro. Ainda assim...

    Humidades por capilaridade: como penso que a origem da humidade estará no solo/fundações, é notório que aquelas zonas húmidas nos primeiros 30 cm de parede têm essa origem. Resolver este tipo de humidades não é fácil. Por um lado, se as paredes estivessem pintadas, provavelmente esta zona de 30 cm já estaria muito mais alta (a construção tem 15 anos e a altura destas humidades não é assim tão significativa). Em todo o caso, a situação ideial era partir aquela zona da parede (algumas são paredes exteriores/mestras...), impermeabilizar com tela e reboco próprio e mais tarde pintar. Ora, atendendo às circunstâncias isso parece-me muito complicado de ser feito. Daí questionar se, criando umas paredes em pladur (com isolamento por dentro), sem pintar as actuais paredes (deixando-as ao ar) corro o risco desse isolamento ficar apodrecido e até mais tarde apodrecer o pladur (dado que a humidade passará a sair para "esse espaço fechado atrás do pladur". E nesse sentido, a solução pladur com lã mineral ou pladur com EPS/XPS seriam soluções melhores ou também podiam apodrecer? Ou se, por outro lado, corro o risco de começar a desenvolver muitos fungos que vão crescendo nesse espaço fechado com as situações nocivas para a saúde que todos conhecemos...

    A solução do pladur, apesar de reduzir a área útil que tenho e eventualmente limitar algumas ideias que tenho de colocar aí uns roupeiros/armários embutidos na parede - zona da primeira e segunda foto), tem a vantagem melhor de poder trazer pontos de luz a outros locais e especialmente poder fazer as ligações aos novos radiadores a instalar (têm de reforçar a estrutura pelo peso, já sei) mas o maior medo é do que se poderá desenvolver lá atrás... Dado que a infiltração por capilaridade continuará a existir. Apesar de tudo, a ideia do pladur não é ficar colado à parede mas ficar assente numa estrutura para poder permitir esse isolamento internamente. Por outro lado ainda, essa solução de pladur pode prejudicar a fuincionalidade de uma porta: imaginando que, entre pladur e estrutura, vou precisar de cerca de 10 cm de área útil sobre a parede actual. Ora uma das portas de acesso a este arrumo está praticamente encostada à parede (do limite da umbreira até à parede são cerca de 8 cm). Como é que consigo ultrapassar esta questão? Excluindo a solução pladur desta parede (que é igualmente a parede exterior e de fundo que se vê na terceira foto). Então como, resolver o problema das infiltrações por capilaridade nessa parede (ainda por cima é uma das paredes que ia levar com um dos radiadores)?

    Ainda quanto ao tema, note-se que, embora todo o piso inferior tenha aquele tipo de infiltração, a verdade é que a vivenda não tem caleiras, o que penso que, pelo menos, na parte descoberta (a água cai directamente para chão de calçada) pode ter influência na progressão dessa humidade (noto que, apesar de tudo e mesmo considerando que a parede sempre esteve "nua", 30 cm de altura em 15 anos não é muito).

    Por outro lado, se a humidade tem origem no solo e querendo colocar piso flutuante em substituição do azulejo (que nem me parece muito bem assente ou foi bem assente mas parece estar a levantar), como é que elimino a possibilidade de amanhã ter o piso todo a levantar com a humidade por baixo do solo. Devem existir mantas e telas próprias para eliminar esse contacto com o solo/com a lage mas isso não vai fazer subir o piso? E depois não corro o risco de ficar com um "mini-degrau" entre a zona do escritório e o resto do piso inferior?

    Não sou da área da construção mas vou lendo e aprendendo (também muito aqui com o fórum). Na altura que vi estas humidades, nem sabia se eram do exterior ou do que seriam, mas agora não tenho grandes dúvidas que será por capilaridade (só não têm rodapés e tinta que pudessem empolar como é mais habitual).

    Tendo estas ideias mais assentes, quero decidir-me para o que quero fazer antes de chamar um técnico e pedir-lhe ajuda mais técnica (se calhar até inverte muito o que posso decidir até lá) para depois decidir que orçamentos peço. Mas o que não quero é que o técnico me dê uma ideia e eu vá atrás dela, sem saber se existem outras soluções ou possibilidades que podia ter sabido (ou que possa melhor discutir com ele, se souber que existem). Além disso, pedi uma vistoria rápida a um Eng. de aqui perto, para ver a casa toda, não tendo ele mostrado muito preocupado com estas humidades (no piso de cima também têm uma zona mais húmida junto à portada de um dos quartos, mas que ele refere ser do chapinhar da água que caí do telhado, por não ter calhas, e foi molhando a parede exterior até que a humidade foi passando para o interior). A tinta está ligeiramente descascada mas sem grande mal (o piso de cima que é térreo também nunca foi pintado).


    Quanto ao sistema Atlas M-system não conheço mas este fim-de-semana vou pesquisar o que seja e preços :)
 
0.0155 seg. NEW