Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    80% do valor da compra são 128k€ é assim que funciona a cláusula de financiamento e não basicamente 54% do valor da comprar e eles que arranjem o restante.
    • JO35
    • 16 fevereiro 2023

     # 22

    Colocado por: Varejote80% do valor da compra são 128k€ é assim que funciona a cláusula de financiamento e não basicamente 54% do valor da comprar e eles que arranjem o restante.

    Logo, insuficiente crédito nunca tiveram...
  2.  # 23

    Insuficiente, conforme cláusula de financiamento, terminava o CPCV e devolvia o sinal.
  3.  # 24

    E como vendeu a casa a terceiros com um cpcv? Como foi a rescisão do contrato ?
    • JO35
    • 16 fevereiro 2023

     # 25

    Colocado por: VarejoteInsuficiente, conforme cláusula de financiamento, terminava o CPCV e devolvia o sinal.

    Tendo pré aprovação do valor de 160 mil, e embora a avaliação venha abaixo, explique o porquê de o financiamento ser insuficiente?!
  4.  # 26

    Mas está a brincar? O banco empresta sobre a avaliação, nem que o cliente tenha capacidade de financiamento de 300k€.
    • JO35
    • 16 fevereiro 2023

     # 27

    Colocado por: VarejoteMas está a brincar? O banco empresta sobre a avaliação, nem que o cliente tenha capacidade de financiamento de 300k€.

    Se a avaliação foi de 105mil, o banco empresta, no mínimo os 80%...se o cliente depois, tem hipótese de colocar mais capital ou não, já não é da responsabilidade do banco, mas sim do cliente se tem condições para tal... Se não tem, ou solicita nova avaliação para tentar subir o valor da mesma para conseguir que o banco empreste mais, ou negoceia um preço mais baixo do imóvel...
    Enfim, depois darei aqui no fórum, a resolução que este caso tiver.
  5.  # 28

    O cliente tinha de arranjar os 80% sobre o valor da venda, por isso algumas avaliações sobem um pouco para bater +- no valor da venda, não é a avaliação ficar a 65% do valor da venda.
  6.  # 29

    mas estava disposto a vender por 105 ?
    é que parece claro que o comprador não tinha capitais e estava dependente do que o banco emprestasse, isto independe mente da sua capacidade de endividamento.
    acho que não ficou aqui claro que ele não teria direito á devolução do sinal. bolas ainda foram 25 mil que foram á vida.
  7.  # 30

    Se me tivessem metido um processo em tribunal, já tinha ido falar com um advogado. Vou presumir que já o fez e imagino que não lhe deu grandes esperanças de se safar, por isso é que anda aqui à procura de maneira de se safar. Não sou juiz, se fosse você devolvia a massa, com juros.
    • JO35
    • 16 fevereiro 2023

     # 31

    Agradeço a todos as opiniões e respeito a vossa posição. Quando houver desfecho eu partilho a experiência por esta via.
  8.  # 32

    Fico á espera, nunca aceito essa cláusula, antes de procuram que façam uma pré-aprovação.
    Fica a lição
  9.  # 33

    Colocado por: spvaleFico á espera, nunca aceito essa cláusula, antes de procuram que façam uma pré-aprovação.
    Fica a lição


    A questão aqui não é a pré-aprovação é mesmo a avaliação, como comprador ou vendedor nunca coloco essa cláusula, só após feita a avaliação é que se faz o CPCV.
  10.  # 34

    Eu fiz CPV sem avaliação do banco pq sabia a minha capacidade financeira.
    Isso que diz pode acontecer é têm o meu exemplo, no máximo perdia o sinal mas tinha certezas do que fazia.
  11.  # 35

    Uma coisa é a capacidade financeira a outra é o valor/avaliação do imóvel aos olhos do banco.
  12.  # 36

    Mas se eu tinha capacidade para cobrir a diferença posso fazer assim para não perder o imóvel que foi o caso.

    1 pessoa que foi verificava com o apartamento(crédito recusado).
    2 pessoa após negociação agendamos CPV
  13.  # 37

    Colocado por: JO35
    Vendi a outro... A minha intenção foi sempre vender, é isso que designa um CONTRATO DE COMPROMISSO DE COMPRA É VENDA!


    JO35,

    Se não tivesse vendido entretanto, até podia compreender a sua questão.
    Nem lhe interessa dizer por quanto vendeu...
    Quem anda a engonhar, não sei se desde 2017 ou data da venda efetiva, mas é você.

    O que vale pré-aprovação? Zero, como se viu.
    O que vale é aprovação.

    Malta muito séria.
    O importante é tentar obter razões técnicas e ganhar na secretaria, ficar com o dinheiro no bolso.

    Até diria que eu não lhe exigiria apenas a restituição do sinal, mas uma séria compensação.
    E possivelmente ganhava.
  14.  # 38

    Colocado por: JO35a casa no dia seguinte foi novamente para venda, ter sido vendida após 2 dias por 120mil...

    Só se o advogado deles for um anjinho é que não ganha a ação. Existindo um CPCV e o vendedor vende a outro, sem uma rescisão de contrato, entra em incumprimento definitivo.
  15.  # 39

    Colocado por: spvaleEu fiz CPV sem avaliação do banco pq sabia a minha capacidade financeira.
    Isso que diz pode acontecer é têm o meu exemplo, no máximo perdia o sinal mas tinha certezas do que fazia.


    Capacidade de financiamento e avaliação não tem nada a ver com capitais próprios.


    Para já comprar um imóvel em que a avaliação é metade do valor de venda é logo uma red flag.
  16.  # 40

    Colocado por: Varejote

    Capacidade de financiamento e avaliação não tem nada a ver com capitais próprios.


    Para já comprar um imóvel em que a avaliação é metade do valor de venda é logo uma red flag.

    No meu caso foi o oposto estávamos abaixo do mercado e foi avaliado mais 30k.
 
0.0220 seg. NEW