Colocado por: Miquelina AlvesTenho um vizinho amigo e colega de escola que nunca trabalhou, nunca fez descontos, tem dores insuportáveis nos ossos, mas a segurança social não o apoia porque é difícil comprovar a doença dele.
Enquanto os pais foram vivos vivia com eles agora que faleceram vai vendendo património para sobreviver.
O meu pai tem uma loja de ferragens mas ele não consegue lá trabalhar.
Será que o meu pai iria ter problemas em fazer dele funcionário da empresa sem que ele tivesse de ir trabalhar, apenas para ter descontos?
Será uma boa ideia?
O meu pai já é velhote e não quer ter problemas com o estado apenas ajudar um amigo.
Colocado por: Miquelina Alvestem dores insuportáveis nos ossos, mas a segurança social não o apoia porque é difícil comprovar a doença dele.
Colocado por: callinasDa maneira que expõe a situação, obviamente que não.
Agora ...
Se o patrão tem um funcionário que não vai trabalhar, nem se importa onde ele anda, é problema do patrão.
Colocado por: rjmsilva
Mas vai estar a declarar um vencimento que não vai pagar. Logo é fuga ao fisco.
Colocado por: carlota74Existem até aqueles que depois de reformados se mantém a trabalhar no mesmo local.Isso não tem nada de ilegal.
Mas vai estar a declarar um vencimento que não vai pagar. Logo é fuga ao fisco.
Colocado por: rjmsilvaE quem é que vai avançar com o dinheiro dos descontos? É que mesmo pelo SMN ainda é uma boa quantia mensalmente.
Colocado por: pguilherme
Fuga as fisco não é, pois pagar-se-á fisco, apenas não se paga ao funcionário.
O patrão mete o dinheiro do vencimento ao bolso e ainda o abate aos lucros, logo menos IRC a pagar. Fuga ao fisco.
Colocado por: marco1uma fuga ao fisco subjetiva rjmsilva, o outro lado, o empregado depois é que "tem" de declarar ao fisco o que afinal não recebeu, não sei se compensa.