Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Por acaso há uns tempos vi no youtube uns videos que uma empresa do Reino Unido publicou em que mostra precisamente essas inspeções EIRC. Resumidamente como o hangas diz, sempre que há uma remodelação ou mudança de inquilinos (e se calhar em construções novas), tem que ir à habitação um técnico qualificado testar a instalação eléctrica de cima a baixo e geram um relatório e sem a aprovação deste ninguém pode usar a casa. E pelo que percebi os técnicos têm acesso ao histórico das inspeções anteriores. Devia ser assim em todo lado.
  2.  # 22

    Colocado por: FerzamBoa tarde.

    Esteve cá o eletricista. A resistência do termoacumulador está a falhar e ainda por cima não há terra nesta casa.

    Comprei o apartamento há pouco e não fazia ideia da existência deste problema. Vou chamar ao antigo proprietário, uma pessoa que remodelou o apartamento e instalou o termoacumulador num apartamento sem terra.

    A minha questão agora é, existe alguma coisa que eu possa fazer em termos legais ou algo do género?


    Comprou o apartamento há pouco tempo mas de que ano é ele?
    Sem terra não pode ter termoacumulador. Já agora tire uma foto ao quadro eléctrico e partilhe aqui com a malta.
    Deixe ver se surge alguma sugestão de como meter terra aí de alguém com mais experiência em obra em habitações do que eu.
  3.  # 23

    Colocado por: FerzamBoa tarde.

    Esteve cá o eletricista. A resistência do termoacumulador está a falhar e ainda por cima não há terra nesta casa.

    Comprei o apartamento há pouco e não fazia ideia da existência deste problema. Vou chamar ao antigo proprietário, uma pessoa que remodelou o apartamento e instalou o termoacumulador num apartamento sem terra.

    A minha questão agora é, existe alguma coisa que eu possa fazer em termos legais ou algo do género?


    Não pode pedir nada ao antigo proprietário, se não existe terra na coluna montante e fração também não tem terra.

    Portanto quem instalou o termoacumulador também certamente que não ia "inventar" terra, a não ser passe um cabo pela fachada até ao pavimento e abrir uma vala.

    Também pode o prédio renovar a coluna montante é uma questão de números.
  4.  # 24

    Colocado por: elfo106Por acaso há uns tempos vi no youtube uns videos que uma empresa do Reino Unido publicou em que mostra precisamente essas inspeções EIRC. Resumidamente como o hangas diz, sempre que há uma remodelação ou mudança de inquilinos (e se calhar em construções novas), tem que ir à habitação um técnico qualificado testar a instalação eléctrica de cima a baixo e geram um relatório e sem a aprovação deste ninguém pode usar a casa. E pelo que percebi os técnicos têm acesso ao histórico das inspeções anteriores. Devia ser assim em todo lado.
    Quantos prédios em Portugal construídos antes de 1977(1974), que não têm terra porque não era exigido? Milhares certamente e poucos renovaram a coluna montante.
  5.  # 25

    Colocado por: VarejoteQuantos prédios em Portugal construídos antes de 1977(1974), que não têm terra porque não era exigido? Milhares certamente e poucos renovaram a coluna montante.


    Sim tenho noção disso.
    • hangas
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 26

    Colocado por: VarejoteQuantos prédios em Portugal construídos antes de 1977(1974), que não têm terra porque não era exigido?


    E tudo muito bem até ai. Não tem terra nem é viável ter, paciência.
    Mas nesse caso não poderia ser instalado um termo-acumulador. Da mesma forma que não pode haver equipamentos fogão a gás se não houver exaustor com saída para o exterior.

    Agora instalar um TA, principalmente sabendo disso é que me parece ser um ato de negligencia.
    Concordam com este comentário: Ferzam
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferzam
  6.  # 27

    Colocado por: hangas

    E tudo muito bem até ai. Não tem terra nem é viável ter, paciência.
    Mas nesse caso não poderia ser instalado um termo-acumulador. Da mesma forma que não pode haver equipamentos fogão a gás se não houver exaustor com saída para o exterior.

    Agora instalar um TA, principalmente sabendo disso é que me parece ser um ato de negligencia.


    Instalação de termoacumulador carece de termo de responsabilidade, alguém os pede?

    A maior parte da malta(proprietários) que conheço, compram o termoacumulador e instalam eles, ou pedem a um amigo que até é um tipo desenrascado para o instalar.
    • Ferzam
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 28

    Colocado por: Varejote

    Não pode pedir nada ao antigo proprietário, se não existe terra na coluna montante e fração também não tem terra.

    Portanto quem instalou o termoacumulador também certamente que não ia "inventar" terra, a não ser passe um cabo pela fachada até ao pavimento e abrir uma vala.

    Também pode o prédio renovar a coluna montante é uma questão de números.


    O antigo proprietário não morava cá, é um senhor que comprou um apartamento antigo, remodelou e vendeu. É como o @hangas diz, um ato de negligência.
  7.  # 29

    Colocado por: elfo106

    Comprou o apartamento há pouco tempo mas de que ano é ele?
    Sem terra não pode ter termoacumulador. Já agora tire uma foto ao quadro eléctrico e partilhe aqui com a malta.
    Deixe ver se surge alguma sugestão de como meter terra aí de alguém com mais experiência em obra em habitações do que eu.


    É do ano 58. O eletricista já falou da possível solução, ligar o cuadro a um pilar do edificio, parece haver um dentro da minha casa, mas não tenho dinheiro para isso, portanto, por enquanto a única coisa que posso fazer é desligar o termoacumulador da tomada antes de tomar duche.
      6c515fab-e7e6-449a-915e-690698201ebe.jpg
  8.  # 30

    Colocado por: Ferzam



    O antigo proprietário não morava cá, é um senhor que comprou um apartamento antigo, remodelou e vendeu. É como o @hangas diz, um ato de negligência.


    O senhor que vendeu é empresa do ramo imobiliário ou vendeu como particular? Se foi como particular pode esquecer o assunto.
  9.  # 31

    Colocado por: Ferzam

    É do ano 58. O eletricista já falou da possível solução, ligar o cuadro a um pilar do edificio, parece haver um dentro da minha casa, mas não tenho dinheiro para isso, portanto, por enquanto a única coisa que posso fazer é desligar o termoacumulador da tomada antes de tomar duche.
      6c515fab-e7e6-449a-915e-690698201ebe.jpg


    Parece que andaram a bater claras em castelo no quadro.

    Quando ao resto, não vou comentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferzam
    • hangas
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 32

    Nem 10Eur num pente se dignaram a gastar?
    Já para não falar que a secção dos cabos do barramento parece não ser suficiente para o somatório das cargas até ao ultimo disjuntor.
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferzam
  10.  # 33

    Colocado por: Varejote

    O senhor que vendeu é empresa do ramo imobiliário ou vendeu como particular? Se foi como particular pode esquecer o assunto.


    Ramo imobiliário, estou a tentar falar com o senhor antes de enviar a reclamação à minha imobiliária.
  11.  # 34

    Colocado por: Ferzam

    Ramo imobiliário, estou a tentar falar com o senhor antes de enviar a reclamação à minha imobiliária.


    Mas a imobiliária fez apenas mediação, não é responsável por nada certamente.
  12.  # 35

    Colocado por: Varejote

    Mas a imobiliária fez apenas mediação, não é responsável por nada certamente.


    Certo, vai ser apenas um apoio.

    Já agora, o eletricista disse que podia apanhar choque era enquanto usava o termoacumulador se estava ligado à tomada e não dos outros aparelhos (TV, micro-ondas, etc) O que acham disto? Posso ficar tranquilo por aí?
    •  
      sousal
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 36

    O diferencial tem um botão T, não é de TERRA é de TESTE y deve ser testado regularmente. É muito provável que não dispare, se for o caso troque. O diferencial não resolve só detecta disparando,(desligando).
    Há uns tempos mudei um diferencial que estava avariado y apesar de ser técnico de electrónica gosto de perguntar aos meus amigos electricistas que têm mais prática com este tipo de equipamento. A minha pergunta de qual o melhor diferencial do mercado ele respondeu... Todos menos EFAPEL !!!!
  13.  # 37

    Colocado por: Ferzamportanto, por enquanto a única coisa que posso fazer é desligar o termoacumulador da tomada antes de tomar duche.

    Até ao dia em que se esquecer...
    Concordam com este comentário: Peper87
  14.  # 38

    Bom dia,

    O eletricista disse que a única solução para ligar à terra era ligar o quadro elétrico a um pilar do prédio.

    Mas é isto permitido em Portugal?
  15.  # 39

    Colocado por: sousalO diferencial tem um botão T, não é de TERRA é de TESTE y deve ser testado regularmente. É muito provável que não dispare, se for o caso troque. O diferencial não resolve só detecta disparando,(desligando).
    Há uns tempos mudei um diferencial que estava avariado y apesar de ser técnico de electrónica gosto de perguntar aos meus amigos electricistas que têm mais prática com este tipo de equipamento. A minha pergunta de qual o melhor diferencial do mercado ele respondeu... Todos menos EFAPEL !!!!
    curioso que o meu eletricista também odeia diferenciais efapel. Mas diz que está difícil de arranjar dos que ele gosta mais
  16.  # 40

    Colocado por: Peper87curioso que o meu eletricista também odeia diferenciais efapel.


    Mas porquê? Qual o fundamento ou motivo, sabe?
 
0.0241 seg. NEW