Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite caros foristas.

A vida dá voltas e voltas e desta vez chegou a minha vez de construir uma casa para a familia.

Na zona que pretendemos não abundam terrenos, no entanto encontrámos um que até já tem projeto aprovado junto da Câmara Municipal, no entanto não gosto muito do projeto. A mulher até nem desgosta no entanto eu acho que tem circulação a mais morta.

Podem dar opiniões?

planta
  2.  # 2

Agora sim com a imagem
      65d3f745f25241-golega-sao-caetano-126746_4.jpg
  3.  # 3

isso é de arquiteto?
    já tentou saber quem é ?
    qual é a relação com o terreno?
    onde é o norte?
    não acha que a janela devia era servir a zona de refeições, pois a zona de estar já lá tem uma para a frente? ou seja quase precisa de acender a luz para estar á mesa durante o dia
    para quê o biombo imenso ao longo do corredor?
    acha que aquela parede entre a suite e a casa das máquinas tem espessura suficiente para que possa ter um sono tranquilo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

Boas, se não é indiscrição quanto pensa que lhe vai custar a casa?
  5.  # 5

Pergunta importante quantos anos tem esse projecto?
    Na parte centrar parece ter alguma área mal aproveitada mas os entendidos que se pronunciem
  6.  # 6

Merece um projecto melhor.
    Não valorize isso.
    Faça um novo. ou então mande melhorar esse, se o procedimento administativo estiver em condições de submeter, ( somente para poupar tempo) e mete um pojecto de alteração durante a constução. Mas peça cotação com o projecto "novo".
  7.  # 7

Colocado por: AnthonyBoas, se não é indiscrição quanto pensa que lhe vai custar a casa?

O nosso orçamento seria à volta de 250K. Acha curto?
  8.  # 8

Colocado por: spvalePergunta importante quantos anos tem esse projecto?
    Na parte centrar parece ter alguma área mal aproveitada mas os entendidos que se pronunciem

Deve ter uns 10 anos provavelmente.
  9.  # 9

Eu gosto, hoje em dia há uma mania €stúpida de se fazerem as casas sem espaço...

Tentaria era ter janelas ao longo se toda a sala/zona de estar, sendo que a área deve ser orientada a sul, ou pelo menos, poente.
  10.  # 10

Colocado por: heartnessDeve ter uns 10 anos provavelmente.

Olá. Dá a ideia que nem a lei das acessibilidades cumpre. Para que lado é o norte? Como é a dinâmica solar no interior da casa?

Aproveite o levantamento topográfico e refaça o projecto ao seu jeito. Do zero.

Se puder, deixe o carro mal entre no terreno. E disfrute mais dos jardins e da natureza.
    Use o hall de entrada todos os dias que é para isso que ele serve.

Se não achar essencial elimine o escritório e a lavandaria.

Há demasiado espaço deixado exclusivamente a circulação. Pode optimizar bastante ainda.

Esse projecto está mesmo aprovado, ou é só de boca?
  11.  # 11

parece tirado da gaveta dos projetos pronto-a-vestir
    Concordam com este comentário: shake
  12.  # 12

Colocado por: TicMichoje em dia há uma mania €stúpida de se fazerem as casas sem espaço...

Sabe bem que cada m2 extra tem o seu custo. Nem todos se podem dar ao luxo de fazer casas espaçosas.

Colocado por: heartnessDeve ter uns 10 anos provavelmente.

E ainda está aprovado? Se fosse para mim também adaptava/reduzia isso... Conte é que vai perder tempo e dinheiro no processo, mas fica com algo a seu gosto.
  13.  # 13

Colocado por: mandrongoE ainda está aprovado?

realmente é uma pergunta pertinente. As câmaras a aprovar um projeto, dão um prazo para que seja levantada a licença de construção, sendo que o projeto caduca no final desse prazo,

muitas vezes os ditos terrenos com projeto aprovado, não são mais do que projetos que já caducaram. Ora se o mesmo já caducou á alguns anos a probabilidade da legislação ter mudado e ter que refazer partes de projeto é real.

no entanto toda essa responsabilidade é transferida do vendedor para o comprador, fica este com a batata quente nas mãos, porque muitas vezes torna-se difícil contatar o arquiteto que fez o projeto.

tire tudo isto a limpo com o vendedor.
    Concordam com este comentário: snob
  14.  # 14

Colocado por: heartnesseu acho que tem circulação a mais morta.
    eu concordo consigo.

e cuidado com 'projectos aprovados' .. ainda está válido?
    • snob
    • 21 fevereiro 2023

# 15

Colocado por: antonylemosmuitas vezes os ditos terrenos com projeto aprovado, não são mais do que projetos que já caducaram. Ora se o mesmo já caducou á alguns anos a probabilidade da legislação ter mudado e ter que refazer partes de projeto é real.

no entanto toda essa responsabilidade é transferida do vendedor para o comprador, fica este com a batata quente nas mãos, porque muitas vezes torna-se difícil contatar o arquiteto que fez o projeto.

tire tudo isto a limpo com o vendedor.

Isto aconteceu comigo, o meu lote tinha um projeto aprovado mas caducado, ainda tentei contactar o arquiteto, mas não consegui. À data do projeto as exigências legais eram muito menores, não havia projetos das especialidades (2007), conclusão, tive de contratar tudo de novo, mas houve um lado positivo, pedi alterações ao meu gosto.
  15.  # 16

Colocado por: snobIsto aconteceu comigo, o meu lote tinha um projeto aprovado mas caducado, ainda tentei contactar o arquiteto, mas não consegui. À data do projeto as exigências legais eram muito menores, não havia projetos das especialidades (2007), conclusão, tive de contratar tudo de novo, mas houve um lado positivo, pedi alterações ao meu gosto.
    ~

ou seja, o vendedor valorizou o lote com um projeto, recebendo mais uns euros por isso e na prática o projeto foi "praticamente" para o lixo.
    • snob
    • 21 fevereiro 2023

# 17

Por acaso não, deu-me a entender que ia gastar menos nos projetos, depois acabei por gastar o dobro
  16.  # 18

Colocado por: snobPor acaso não, deu-me a entender que ia gastar menos nos projetos, depois acabei por gastar o dobro

Se compara com 2007, isso é relativamente normal. Se as leis não mudassem tanto nem tantas vezes... além de que o custo das coisas nesse então era bastante inferior.

0.0181 seg. NEW