Colocado por: FTavaresEntretanto o Arquiteto está a tratar dos projetos das especialidades.o arquitecto?
Colocado por: FTavaresAtendendo que o projeto de licenciamento está acompanhado pela resposta do pedido de informação prévia, que prazos legais têm os serviços da Câmara para responder? Neste caso não serão mais curtos?o normais para um qq outro licenciamento. se fez um PIP e a CM disse que estava tudo em ordem porque não optou pela Comunicação Prévia (CP)??!
Colocado por: antonylemoso arquitecto?
Sim o Arquitécto vai sub-ajudicar as especialidades aos tecnicos respectivos.
o normais para um qq outro licenciamento. se fez um PIP e a CM disse que estava tudo em ordem porque não optou pela Comunicação Prévia (CP)??!
ou fez apenas um pedido de informação e nao um PIP?
Colocado por: FTavares1 Como o meu processo já entrou antes das medidas anunciadas entrarem em vigor (sejam elas quais forem) será que poderá beneficiar delasnão.
Colocado por: FTavaresou será que as autarquias vão manter as práticas anteriores nos processo que entraram antes da entrada em vigor de novas regras.normalmente sim.
Colocado por: FTavaresrespeitar os "supostos novos prazos"boa sorte com isso.. se eles nao cumprem os prazo legais atuais como vao cumprir os novos?
Colocado por: FTavares2 Existe a possibilidade de anexar os termos de responsabilidade exigidos?quais são esses? já deve ter anexados uma catrefada de termos. nem sei que novos termos são esses de que fala
Colocado por: FTavares3 Estarão os técnicos autores pelos processos já entregues disponíveis em assumirem essa posição?qual posição?
Colocado por: FTavaresexplique melhor a questão
4 Podem e é legítimo os Arquitectos solicitarem a renegociação dos contratos relativamente aos processos já entregues com os DO?
Colocado por: FTavares5 Esta questão passa pela mensagem que tem passado na comunicação social em que já era possível ter uma aprovação "tácita" para este tipo de licenciamentos baseada nos termos de responsabilidade dos Engenheiros/Arquitetos, mas que esse procedimento raramente era utilizado devido ao risco que estes técnicos podiam estar a ocorrer devido às diferentes normas dos diferentes municípios e por vezes devido também à diferença de interpretação das normas dos próprios técnicos dentro da mesma autarquia.nunca funcionou assim e na minha opinião a Comunicação Prévia já faz isso.
Ora quanto mesmo quanto a prazos parece-me que já existe legislação, já quanto ao cumprimento desses prazos é que parece que vai haver novidades.sim existe, mas boa sorte com o cumprimento dos mesmos.. quando essas novidades chegarem avise
Colocado por: FTavaresPelo que foi anunciadoeu tomaria essas noticias com uns grãozinhos de sal porque ao que toca à comunicação social anunciar novidades legais por norma é desinformação e especulação...
Colocado por: FTavaresJá agora qual é a diferença entre um pedido de informação e um PIP?o pedido de informação é mesmo isso.. vc pergunta à CM o que pode lá fazer e eles respondem com a normas e regulamentos a cumprir, .. coisas simples
Colocado por: FTavaresJá agora, qual é o prazo legal que as Câmaras têm para responder aos PIP?DL n.º 555/99, de 16 de Dezembro
Colocado por: FTavaresOra para a compra do terreno solicitei o pedido de informação por precaução, mas nos vários arquitetos que consultei para elaborar o projecto nenhum me indicou esse caminho de submeter um PIP e depois a comunicação prévia. Porque será?provavelmente porque para um potencial comprador como vc ter uma ideia daquilo que pode lá construir atravéz de um pedido simples servia perfeitamente
Colocado por: FTavaresJá que em todos os que consultei referi que me preocupa imenso o tempo que a CM demora apreciar os projetos,isso de prazos é difícil de avaliar. não lhe sei dizer se um pip seria vantajoso no seu caso ou não.
Colocado por: FTavarese queria começar a construir o quanto antesassim só se optasse por um loteamento com os regulamentos mais bem definidos que permitissem partir logo para uma CP
Colocado por: FTavaresSuponho que ao submeter um PIP o mesmo tem de ir acompanhado pelas especialidas
Colocado por: FTavaresSuponho que ao submeter um PIP o mesmo tem de ir acompanhado pelas especialidases especialidade só fariam falta para a CP. embora necessite de bastante coisa o PIP nao precisa disso