Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou iniciar esta discussão para tentar perceber se alguém se encontrou em situação semelhante e se a mesma faz algum sentido (ou é normal )

Assinei um cpcv para comprar um imóvel a herdeiros. O imóvel é comprado com recurso a CH.

Acontece que depois de grande discussão com o banco lá chegamos a consenso de que a documentação fornecida (habilitação de herdeiros e imposto de selo sobre a herança) seria suficiente para realizarmos a escritura ( o banco queira obrigar os vendedores a fazer uma partilha ).

Mas agora surge outra dificuldade por parte do banco… Os vendedores/herdeiros querem cada um deles um cheque, dado que não confiam o dinheiro entre eles (infelizmente algo normal nestas situações) inclusive isto estava descrito no CPCV.

Já sabia que a emissão da vários cheques bancários teria custos para mim, mas estava confortável, a questão que não estava de todo à espera é que o banco diz que só me passa um cheque bancário dado não ter havido partilhas.

Isto faz algum sentido ou tem alguma base legal ? ( são vários proprietários portanto o mais natural até seria haver mais do que um cheque e não apenas um )

É normal estás dificuldades com os bancos ?

Alguém teve em situação semelhante?
  2.  # 2

faz-me algum sentido, podem ser vários herdeiros, mas só deve haver um cabeça de casal, pelo que será ele a receber o cheque e depois irá dar o dinheiro aos restantes herdeiros.

até porque podem haver outras despesas que o cabeça de casal teve ao longo dos anos (IMI, água, luz, etc) que deve acertar agora com os restantes herdeiros. Se o valor da venda fosse pago individualmente a cada um dos herdeiros, ficava o cabeça de casal prejudicado.

agora como isso ficou no CPCV, é que pode complicar um pouco as coisas
  3.  # 3

Neste caso os valores dos cheques para cada um já estão definidos no cpcv, onde todos estão de acordo e assinaram (portanto se um fica prejudicado ou não isso é lá com eles ).

A meu ver nem eu, nem o banco temos nada a ver com isso, a única coisa que é preciso saber é que precisamos de mais do que um cheque (algo que o banco até teria interesse dado que os tenho de pagar… mais uma comissão que levam neste processo todo )
  4.  # 4

Tive uma situação parecida aquando da compra da minha casa, sendo que a partilha já estava feita entre os 4 herdeiros.
    No Cpcv tive de passar 4 cheques e na escritura estava logo definida a % que cada herdeiro tinha direito, tendo o meu banco pago diretamente a cada um a sua parte devida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipeff12
  5.  # 5

O banco é que está a colocar dificuldades, o normal é perguntar quantos cheques bancários necessita e pagar por eles.

Ser cabeça de casal é irrelevante para a escritura, todos os herdeiros têm de assinar e respectivos cônjuges.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipeff12
  6.  # 6

Obrigado por todos os comentários até agora.

O meu entender é realmente o mesmo,
    o banco está a criar dificuldades onde elas não deviam existir (e quem está em risco de sair prejudicado sou eu ).

Nunca me passou pela cabeça que não pudesse pedir quantos cheques eu quisesse para a escritura (desde que os pague ) independentemente se existem partilhas feito ou não, ou seja independentemente se existem quotas definidas entre os herdeiro desde que eles estejam de acordo entre eles com o valor que cabe a cada um e que no final todos assinem a escritura o ato é legítimo (no meu entender ).

Com isto os dias vão passando e eu a receber uma resposta por dia do banco sobre esta discussão. Que pincel …

Com este post estava a tentar perceber se isto é um pedido assim tão descabido
  7.  # 7

Pessoal uma ajuda
    Uma cidadã portuguesa, residente no estrangeiro e casada com um estrangeiro que não possui qualquer documento português.
    A sra pretende adquirir um imóvel em Portugal mas o marido não pode estar presente na escritura. Irá fazer uma procuração para ser apenas a sra a assinar.
    Como ele não tem documentos portugueses isso é algum impedimento?
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvaComo ele não tem documentos portugueses isso é algum impedimento?

Não é problema nenhum, fale com um Notário que explica o que deve fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  9.  # 9

Boa tarde a todos

Estou em uma situação parecida.

Estou a comprar um apartamento que foi herdado por 2 irmães. A compra será com recursos proprios.

Não falaram me nada que se tratava de uma herança durante a visita a casa.

Na hora do CPCV pedi copia da caderneta predial, registo predial, Certificado energetico e licença de urilização.

Nesta hora que contaram me que se tratava de uma herança, disseram que o registo predial ainda estava em nome dos pais porque não fizeram a habilitação de herdeiros.

A imobiliaria diz que isto é tudo muito simples e que o ideal é que eu faça a compra com um solicidador desta imobiliaria.

Gostava de saber quais documentos devo exigir no ato da escritura. Eu não quero duvidar do trabalho do solicitador, mas quero ter certeza de que esta tudo certo.

Agradeço a vossa ajuda.
  10.  # 10

É assim, fazem a habilitação de herdeiros, para vender bens é obrigatório, senão como sabem quem são os herdeiros ou se existe algum testamento para outro herdeiro.

A escritura é igual às outras, toda a documentação em dia e todos os herdeiros e respetivos cônjuges assinarem.

Fazer habilitação de herdeiros, não implica mudar os registos na conservatória do registo predial.

Já comprei e já vendi com heranças indivisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andabr
  11.  # 11

Colocado por: andabrA imobiliaria diz que isto é tudo muito simples e que o ideal é que eu faça a compra com um solicidador desta imobiliaria

Arranja você um solicitador da sua confiança.
    É só um conselho.
  12.  # 12

Já agora quem marca o cartório é o comprador, desde que naturalmente o vendedor esteja de acordo.

Faz escritura em cartório ou casa pronta.
  13.  # 13

Quais documentos devo exigir destas herdeiras para a compra?
  14.  # 14

Colocado por: andabrQuais documentos devo exigir destas herdeiras para a compra?

O normal para qualquer compra, se for em cartório ou casa pronta são eles a pedir a documentação necessária para que se possa fazer escritura.

0.0177 seg. NEW