Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: JMHouseIsso não é boa opção a menos que seja uma lógica de quintal ou jardim. O tempo que perde em desenrolar o cabo, manter o cabo seco, dar voltas e ligar e desligar extensões, não lhe compensa a perda de tempo. E além disso são muito menos versáteis.
    Pode não compensar no tempo em desenrolar o cabo :-) mas poupa no tempo do recarregamento das baterias, poupa no peso (mais leve) poupa no preço (mais barato) e poupa no futuro na substituição das baterias.
  2.  # 62

    mafgod, é horrivel andar com um cabo atras... tb se evitam diversos acidentes e é muito mais cómodo.
    Falo por experiencia própria.
    Concordam com este comentário: rjmpires, NTORION
  3.  # 63

    Nem pensar em andar com fios atrás a ficar preso em tudo e mais alguma coisa e ainda com a possibilidade de me distrair e cortar o dito.
  4.  # 64

    Tenho uma aparadora da bosch eléctrica e foram os 70 ou 80 euros mais mal gastos. Mesmo com uma extensão de 25 m é aborrecido fazer seja o que for aqui à volta de casa. Para o terreno da user não seria nada viável.
  5.  # 65

    Colocado por: mafgodPode não compensar no tempo em desenrolar o cabo :-) mas poupa no tempo do recarregamento das baterias, poupa no peso (mais leve) poupa no preço (mais barato) e poupa no futuro na substituição das baterias.

    Quando usar um e outro e continuar a preferir com cabo. Eu até tenho trauma da máquina cortar relva com cabo, nisso até mil vezes a gasolina
    Concordam com este comentário: rjmpires
  6.  # 66

    A 1ª vez que usei a corta relva eléctrica limpei logo o fio... Na última passagem quando estava prestes a arruma-la
  7.  # 67

    Tenho uma extensão, que era usada com a máquina de cortar relva.... Está toda cortada e remendada no isolamento. Agora deixou de estar no enrolador... Eram uns 400 m2 de grama, actualmente deve rondar os 200m2. Foi sendo substituído por outro tipo de ajardinamento, menos oneroso na manutenção e nos requisitos de água.
  8.  # 68

    Colocado por: Pedro BarradasTenho uma extensão, que era usada com a máquina de cortar relva.... Está toda cortada e remendada no isolamento. Agora deixou de estar no enrolador... Eram uns 400 m2 de grama, actualmente deve rondar os 200m2. Foi sendo substituído por outro tipo de ajardinamento, menos oneroso na manutenção e nos requisitos de água.


    A minha não deu hipótese. Traçou-a logo e mandou o quadro abaixo.
  9.  # 69

    Tenho uma máquina de cortar relva com fio nunca passei por cima do fio. Também é preciso andar um bocado atento ao que se anda a fazer.
    De qualquer forma para um bosque de 2000 m2, nem faz sentido pensar numa solução dessas.

    Uma solução possível é pagar a quem faça isso anualmente e não se chateia com máquinas, baterias ou extensões.
  10.  # 70

    Colocado por: rjmsilvaUma solução possível é pagar a quem faça isso anualmente e não se chateia com máquinas, baterias ou extensões.
    Não fosse o preço que cobram (é um trabalho duro e deve ser bem pago, nem contesto) e era solução ideal.

    No ano passado para limpar 500m2 paguem 120 euros, apenas para deixar uma referência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  11.  # 71

    Colocado por: HAL_9000
    No ano passado para limpar 500m2 paguem 120 euros, apenas para deixar uma referência.

    Mas para limpar o quê, erva, mato, arvoredo?
    Um homem com uma roçadora anda nos 15-20€ à hora... 500m ervas faz-se numa hora
    Concordam com este comentário: Zarb
  12.  # 72

    Colocado por: NTORION500m ervas faz-se numa hora

    Mas isso é um homem alarve 😅
  13.  # 73

    Colocado por: NTORION
    Mas para limpar o quê, erva, mato, arvoredo?
    Um homem com uma roçadora anda nos 15-20€ à hora... 500m ervas faz-se numa hora
    Concordam com este comentário:Zarb
    Não era só erva não. Era erva+fetos a mistura com silvas, com 1 m de altura.

    Eu com a máquina tinha la andado umas 3-4h no máximo. Mas eu é a despachar, mesmo que não fique perfeito.
    O senhor andou la umas 8 horas, nas calmas a cortar tudo perfeitinho . Poupou-me os sobreiros pequeninos todos.

    Não achei caro para o trabalho que era, e porque sei bem o que custa andar com uma roçadora ao lombo. Mas para mim é caro no sentido em que limpar os 10000m2 ficava-me um balbúrdio.
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 74

    É so gente aqui que tem um jardim pequeno e já domina de máquinas ahahah

    Para o bosque em específico que já não tem matagal nenhum, quase que até um foice chegava.

    Máquinas a fio já é algo do século passado.

    Baterias é o futuro do uso leve-medio.
    Gasolina é uso altamente intensivo.

    Lá na quinta é tudo sthil a gasolina, gama profissional. Confesso que para 90% dos trabalhos, preferia bateria. Raros são os dias com mais de 2 horas na roçadora, ou com serviços de motossera onde não pudesse trocar a m201 pela podadora da sthil elétrica.

    Claro que quando deitamos pinheiros abaixo, com troncos +40cm, é gasolina, mas quando é que isso acontece? 2 vezes a cada 5 anos?

    A lenha para casa, se fosse cortada com uma podadora a bateria, é win win para custo, manutenção, barulho, saúde... Tudo.

    Já só faz mesmo sentido optar por gasolina quando falamos de empresas de silvicultura que tem nepaleses com roçadora a limpar bermas 8h seguidas.

    Ao colega que disse que com o arnês da sthil não se cansava, pago para ver 1h com aquilo a limpar silvas e não estar cansado. Eu 10 minutos, com o melhor equipamento possível da sthil, já fico a suar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • AnaPica
    • 26 fevereiro 2023 editado

     # 75

    Colocado por: JMHouse

    Não sou nada fã de material a bateria mas concordo que para o estado actual, considerando o fecho de copa quase completo, e estando ao lado da sua casa (pode lá ir todos os meses cortar mato em 10 min), acho que uma a bateria (boa marca, Makita por exemplo) acaba por ser a solução ideal. Leve e prática, sem misturas, cheiros, pesos ou manutenção.

    Se tivesse um terreno de 2000 m2 que quisesse cuidar ou com plantações ainda jovens, uma eléctrica seria má opção e pouco versátil a outros trabalhos. Já no estado actual desse bosque espectacular (raios para para o ciúme!!!) uma eléctrica de boa marca é suficiente.


    Este é o verdadeiro estado actual, como fica nos meses de inverno, que é o que me preocupa!
    O terreno vai ser todo vedado sim. Na parte urbana vamos construir moradia, e nesta parte de bosque apenas queremos arranjar o máximo possível para podermos disfrutar dele, seja verão ou inverno, para os cães poderem correr, assim como as crianças :)

    No verão (verão 2022) andou lá um sr com um trator e cortou o mato todos (que já estava seco pois já foi tarde), e entretanto já está assim!
      20230226_165148(1).jpg
  15.  # 76

    Colocado por: AnaPicaEste é o verdadeiro estado actual,
    Isso pouco mais é que herbáceas. Qualquer roçadora decente com o fio permite limpar o terreno. Uma tarde de trabalho com as pausas para o refresco.

    Penso que seja mesmo a maneira mais eficaz, até as folhas e sombra dos sobreiroc chegarem a um ponto que impedem o crescimento de tanta vegetação.

    Parabéns pelo terreno, de facto tem aí um espaço que merece ser desfrutado.
    Concordam com este comentário: Zarb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPica
  16.  # 77

    Isso com o fio da roçadora vai tudo. Bateria ou gasolina, é gosto pessoal.

    Se quiser ter algum trabalho e despesa inicial, demarque uns caminhos, cubra com plástico preto, ou tela anti ervas, depois com gravilha, ou casca de pinheiro, ou algo para fazer cobertura e também fica porreiro.
    Concordam com este comentário: Zarb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPica
  17.  # 78

    Tem que cortar isso antes de dar flor e semente, agora é a altura ideal. Se florir e der semente, corta mas a semente fica e nasce novamente.
  18.  # 79

    Colocado por: OvelheiroTem que cortar isso antes de dar flor e semente, agora é a altura ideal. Se florir e der semente, corta mas a semente fica e nasce novamente.


    Pensava que a altura ideal seria lá para Abril!
    Se cortar agora não vai voltar a nascer super rápido devido ás chuvas que ainda poderão vir?
  19.  # 80

    Colocado por: JMHouse

    Mas atenção varejadoras a gasolina não são leves. Eu ando com uma da Stihl em Setembro e Dezembro (amendoal e olival) e posso dizer que é tudo menos fácil (especialmente porque tenho de andar a ligar e desligar a cada 10 árvores (para dar tempo aos toldos de mexerem). Mas lá está, ainda são alguns hectares, a eléctrica só se tivesse meia dúzia de árvores e nesse caso era à vara como antigamente.

    Também não é preciso ir para uma Stilh. Uma Kubota é de qualidade idêntica ou praticamente idêntica e normalmente mais barata, ainda eu não muito (embora o apoio pós-venda não seja territorialmente tão amplo)


    Relativamente a varejadoras a gasolina a STIHL é muito pesada, rebenta um gajo todo, acabei por comprar uma cifarelli com 11 kilos é uma maravilha, sempre são menos 5/6 kilos e é uma diferença brutal.
    Concordam com este comentário: Zarb
 
0.0306 seg. NEW