Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Alguém me pode ajudar na seguinte questão?

    Acabei a construção de uma moradia e pretendia instalar o contador de electricidade.
    Como é uma nova instalação a e-redes exige que a instalação esteja certificada na DGEG.
    Há 2 meses que estou á espera que a certificação seja feita pelo electricista responsável pela obra e o mesmo diz que demora muito tempo porque não tinha quadro de obra.
    Alguém me pode confirmar se demora mesmo assim tanto tempo ou é conversa dele?

    Obrigada pela ajuda
  2.  # 2

    já tem ramal definitivo? se não, já trataram do pedido de ligação à rede?
    este processo sim, demora algum tempo.

    mas a certificação de uma instalação elétrica, dependendo da entidade que se trabalha, numa semana é feita.

    já tive casos, em que a vistoria fez-se antes do pagamento das taxas.

    Colocado por: anasofia82Boa tarde

    Alguém me pode ajudar na seguinte questão?

    Acabei a construção de uma moradia e pretendia instalar o contador de electricidade.
    Como é uma nova instalação a e-redes exige que a instalação esteja certificada na DGEG.
    Há 2 meses que estou á espera que a certificação seja feita pelo electricista responsável pela obra e o mesmo diz que demora muito tempo porque não tinha quadro de obra.
    Alguém me pode confirmar se demora mesmo assim tanto tempo ou é conversa dele?

    Obrigada pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoFranco
  3.  # 3

    Colocado por: Bigmousejá tem ramal definitivo? se não, já trataram do pedido de ligação à rede?
    este processo sim, demora algum tempo.

    mas a certificação de uma instalação elétrica, dependendo da entidade que se trabalha, numa semana é feita.

    já tive casos, em que a vistoria fez-se antes do pagamento das taxas.

  4.  # 4

    Sim, já temos o ramal defenitivo, já me foi atribuído o CPE, só falta mesmo a certificação da instalação mas o electricista teima que demora muito porque não tivemos ramal de obra.
  5.  # 5

    se já possui isso tudo, numa semana devia ter a certificação da instalação

    Colocado por: anasofia82Sim, já temos o ramal defenitivo, já me foi atribuído o CPE, só falta mesmo a certificação da instalação mas o electricista teima que demora muito porque não tivemos ramal de obra.
    • snob
    • 25 fevereiro 2023

     # 6

    Colocado por: Bigmousese já possui isso tudo, numa semana devia ter a certificação da instalação


    Mas isto não é passado pelo eletricista que fez a instalação? estando credenciado para tal naturalmente.
  6.  # 7

    Para potências iguais ou superiores a 6,9kVA, é necessário solicitar a uma entidades inspetora a certificação da instalação.

    Normalmente essa inspeção é solicitada pelo o eletricista, que também passa o termo de responsabilidade pela execução da instalação.



    Colocado por: snob

    Mas isto não é passado pelo eletricista que fez a instalação? estando credenciado para tal naturalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
      Captura de ecrã 2023-02-25 223648.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: anasofia82Sim, já temos o ramal defenitivo, já me foi atribuído o CPE


    Aproveitando este tópico para não abrir outro...

    Já tenho ramal e CPE, falta o contador. Inicialmente pedi ramal à e-redes para obras + definitivo 10,35 kVA, mas como demoraram tanto a fazer o ramal, a obra acaba daqui a 1 mês e o eletricista disse para pedir já o definitivo 6,9 kVA e quando tiver tudo acabado a 100% certifica a instalação com uma entidade credenciada e pede-se aumento para 10,35kVA. Ele já fez nova FE e TR para 6,9 kVA.

    Estou a preparar a documentação para pedir o contador definitivo e surgiu-me a dúvida, peço à e-Redes e só depois vou a um comercializador?

    Neste caso podem indicar-me a documentação necessária? Eu tinha tudo preparado em termos de documentação para contador de obra, mas como ele diz para pedir o definitivo... fiquei perdido :)
    • snob
    • 27 fevereiro 2023 editado

     # 9

    Posso esclarecer o que tem acontecido com a minha situação que ainda não está finalizada.

    O eletricista que fez o ramal da obra (com contador de obra), ele próprio escolheu o comercializador e tratou de tudo, mas demorou até ter contador de obra. Também tenho CPE, mas julgo que não é o definitivo.
    Agora através do mesmo eletricista, ele pediu o contador definitivo à E-Redes para 6,9kva. Entretanto já paguei à E-redes 50€ referente a "serviço de ligação à rede". Este eletricista pediu-me para tratar de pedir número de polícia antes de pedir o contador definitivo à E-redes (fiz isto, e CM atribuiu, mas já me disseram que não é necessário).Hoje mesmo liguei a este eletricista que me referiu que isto é só o início do processo, que a E-redes vai apresentar um orçamento para concretizar a passagem a contador definitivo (desconheço se o contador vai ser alterado).

    O eletricista que fez a instalação no interior foi outro, este diz-me que depois de ter contador definitivo, que ele próprio vai passar os termos de responsabilidade (referente à instalação elétrica e ITED) para efeitos de emissão da licença de utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • tc82
    • 6 março 2023

     # 10

    Boas!
    Aproveitando a boleia. Recebi a carta da E-REDES a dizer que “ O pedido de ligação à rede elétrica está concluído”. Já tenho CPE.

    O construtor disse que agora podia pedir um contador de obras junto da comercializadora que quiser. Ora liguei para a EDP e parecia que estava q falar chinês (esquecendo que são chineses lol) e disse-me que a E-REDES é que tinha de meter o contador!
    Online também não encontro nada.

    Como é que é suposto fazer?

    Obg
  8.  # 11

    Não pede contadores nenhum

    Vai a EDP e faz contrato de obras e entrega a documentação que eles pedirem

    Depois eles contactam a e redes para meter contador
    • tc82
    • 6 março 2023

     # 12

    Mais uns meses portanto :|
    Tem mesmo de ser presencial?
  9.  # 13

    Boas, outra questão dentro do memso tema:
    No processo incial de uma moradia em Matosinhos, a ficha eletrotécnica previa 10,35kW, contudo, a quando do pedido de licença de utilização apresentou-se ficha eletrotécnica para 6,9kW
    A subsequente apresentação de uma nova ficha não deveria anular a anterior, tal como um aditamento?
    Se no fim do processo o requerente solicita apenas 6,9kW, a Câmara deve considerar isso, e não solicitar a certificação?
  10.  # 14

    Colocado por: nunogouveiaSe no fim do processo o requerente solicita apenas 6,9kW, a Câmara deve considerar isso, e não solicitar a certificação?

    Uma coisa nada tem a ver com a outra. Já perguntaste ao emg electrotécnico autor da Ficha, como é?
    Tem sempre é de haver o Termo de responsabilidade pela execução das instalações elétricas.
    Mas podes ler aqui:
    https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/instalacoes-de-utilizacao-de-energia-eletrica/instalacoes-eletricas-de-servico-particular-tipo-a-b-e-c/
  11.  # 15

    Justamente Pedro.
    Foi entregue termo, cópia de cartão de aptidão profissional e ficha eletrotécnica de 6,9kW, e mesmo assim a Câmara pede certificação.
  12.  # 16

    Qual a justificação da CM estar a solicitar a certificação?
  13.  # 17

    Porque entrou na fase especialidades 10.35kva e não aditou ao projeto
  14.  # 18

    Qual foi a potência viabilizada do ramal?
  15.  # 19

    Colocado por: BigmouseQual foi a potência viabilizada do ramal?

    não sei. vou saber
  16.  # 20

    Colocado por: RicardoPortoPorque entrou na fase especialidades 10.35kva e não aditou ao projeto
    A minha questão é:
    Uma nova ficha, com o respetivo termo, não é o mesmo que um aditamento? O que falta para ser um aditamento?
 
0.0203 seg. NEW