Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!

Alguém entendido em bombas de calor?
    O que acham da LG WH27S? Há melhores opções? O que há de melhor no mercado (com ligação a app etc)
    Agradeço sugestões!

Apenas para AQS

Obrigado, cumprimentos
  2.  # 2

https://forumdacasa.com/discussion/42072/79/melhor-bomba-de-calor-para-aqs/#Item_13
    ;-)
    Concordam com este comentário: danielc94online
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danielc94online
  3.  # 3

Mas quer uma boa bomba de calor, ou uma "normal" com umas apps catitas?

A Vaillant arostor 270L é boa bomba de calor, só tem um contra, não tem apps catitas.
    Concordam com este comentário: danielc94online
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danielc94online
  4.  # 4

Essa Vaillant parece me muito bem, diga me só uma coisa que não estou muito a par do assunto, a com serpentina extra serve para que finalidade?
  5.  # 5

Colocado por: danielc94onlineEssa Vaillant parece me muito bem, diga me só uma coisa que não estou muito a par do assunto, a com serpentina extra serve para que finalidade?

Eu tenho como apoio o recuperador calor a lenha com caldeira chaminé, aquece a BC pela serpentina.

Ou seja quando acendo o recuperador de calor, aproveito e aquece a água da BC.
  6.  # 6

Colocado por: Varejote

Eu tenho como apoio o recuperador calor a lenha com caldeira chaminé, aquece a BC pela serpentina.

Ou seja quando acendo o recuperador de calor, aproveito e aquece a água da BC.

Varejote tem algum sistema que monitorize isso?
    Eu também tenho, em princípio, mas não tenho como ter a certeza que realmente funciona. E as dúvidas são lixadas 🤣🤣.

É sem qualquer tipo de programação, é ligar a lareira/recuperador e esperar que esteja a reduzir consumos. No seu caso também é assim?
  7.  # 7

Quando acendo o recuperador baixo o setpoint da BC, para ela não trabalhar, atua com diferencial de temperatura de 5 graus, só quando a temperatura da água da caldeira está acima 5 graus da BC é que arranca a bomba circuladora(para a BC não aquecer a caldeira), o programador tem sonda de temperatura na caldeira, outra na BC e uma terceira na água quente após a válvula termostática, a sonda que está na BC, bate certo com a sonda da Vaillant, são sistemas independentes apesar de ligar na serpentina.

Do que tenho visto, se tiver a água a 40 graus, passado umas horas está pelo menos a 50 graus, se tiver o lume fraco naturalmente não aquece tanto, se colocar carga, sobe mais rápido a temperatura.

O controlador é este...
      Controlador-solius-31.jpg
  8.  # 8

Boa boa. Agora não sei se funcionaria no meu caso que tenho a temperatura a 52° aquecida até aí 1230 actualmente. Ligando o recuperador as 1730 e estando pelas 18 no 50° não faz grande diferença na BC. Só quando tenho o recuperador a mais de 55° é que deve chegar lá acima (BC) com temperatura suficiente para aquecer alguma coisa.
    E não posso depender/esperar que a bomba do recuperador trabalhe em favor da BC que ele é, principalmente, para os aquecedores.
    Soluções várias para vários problemas.

Mas como já disse, mal não faz ter a serpentina.

Obrigado pela partilha.

0.0135 seg. NEW