Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1eu até concordo mas isso do ml nasceu por alguma razão.
    vejamos: eu vou a uma loja e quero determinado material que existe em rolo com diversas larguras mas é irrelevante para a minha compra e assim interessa-me é o que está disponivel mas x metros desenrolados ( metros lineares)
    portanto x metros lineares de algo que lá terá a sua altura e assim fica bem vincado que é metros "desenrolados" independemente da sua altura.
    há-de haver alguma razão especifica.
    Concordam com este comentário:JMHouse

Presumo que tenha sido exactamente essa a intenção do user. O valor do metro linear é que interessa, a altura do guarda-corpos deve ser indiferente. Digo eu...
  2.  # 22

Colocado por: marco1eu até concordo mas isso do ml nasceu por alguma razão.
    vejamos: eu vou a uma loja e quero determinado material que existe em rolo com diversas larguras mas é irrelevante para a minha compra e assim interessa-me é o que está disponivel mas x metros desenrolados ( metros lineares)
    portanto x metros lineares de algo que lá terá a sua altura e assim fica bem vincado que é metros "desenrolados" independemente da sua altura.
    há-de haver alguma razão especifica.

O que me mete mais confusão é volumes líquidos comercializados em quilograma (kg) e volumes sólidos comercializados em litros (l).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

Colocado por: JMHouse

Presumo que tenha sido exactamente essa a intenção do user. O valor do metro linear é que interessa, a altura do guarda-corpos deve ser indiferente. Digo eu...

Então e não era mais fácil e utilizar o termo correto que seria metros de comprimento?
    Posso dizer x metros de comprimento e/ou x metros de altura, não vou dizer mc ou ma, certo? 🙃
  4.  # 24

Colocado por: Vítor Magalhães
    Então e não era mais fácil e utilizar o termo correto que seriametros de comprimento?
    Posso dizer x metros de comprimento e/ou x metros de altura, não vou dizermcouma, certo? 🙃

Porque, de forma comum, toda a gente entende metros lineares como sendo metros de comprimento... Pelo menos, eu assim entendo. Claro que metro é metro, metro cúbico é metro cúbico, etc... Erro é indicar o metro linear (m) como ml (que é mililitro).

É um pouco como usar "toda a gente", quando o correcto seria "nós"!
    Concordam com este comentário: rguerreiro79
  5.  # 25

é só procurar um pouco para ver que por escrito e extenso se pode aplicar metros lineares. Eu não escrevi ml ou qualquer outra unidade.

Quis simplificar a pergunta assumindo que altura em média seriam 110cm lineares (aqui já é provocação :)

Pronto dos 20k de orçamento quantos metros quadrados de guarda corpos?
  6.  # 26

Colocado por: JMHouse Erro é indicar o metro linear (m) como ml (que é mililitro).

E é precisamente aqui o cerne da questão. O problema é que a sigla ml é comummente utilizada em MQs e CEs diariamente. E a expressão linear acabou por se vulgarizar e ser aceite, erradamente na minha opinião.
    Concordam com este comentário: JMHouse, Pedro Barradas
  7.  # 27

o erro só existe em usar a unidade ml para representar metros lineares. A unida de metros lineares é m.
    ml é de mililitro.

adiante..
    Concordam com este comentário: JMHouse
  8.  # 28

Colocado por: JMHousegente entende metros lineares como sendo metros de comprimento... Pelo menos, eu assim entendo.

Não tomaram atenção na escola ou não foram à escola, e isso não é desculpa para, sabendo do erro, continuar a usar. Mas quais metros lineares... Acordem, sejam rigorosos...

Há que doutrinar!!! ;) Aprendam e ponham em prática o conhecimento... ;)

boa sorte com isso!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 29

Colocado por: marco1há-de haver alguma razão especifica.

Existe.. é a ignorancia.
  10.  # 30

epá existem tantos exemplos é só procurar, dizer que está mal só porque sim e somos ignorantes é que não adiciona valor

Link 1
    Link 2
  11.  # 31

Colocado por: rguerreiro79epá existem tantos exemplos é só procurar, dizer que está mal só porque sim e somos ignorantes é que não adiciona valor

Link 1
    Link 2

Oh rguerreiro79, a Austrália ainda vá, agora os EUA não são exemplo para ninguém, tipo as unidades de medidas deles é em maquinas de lavar e em cabeças de gado 😂😁😁😂😂😂

Agora mais a sério, isto é um pouco como o Pedro Barradas refere, é uma questão de respeitar as expressões e aquilo que aprendemos na escola.
  12.  # 32

claro na escola eles disseram que não existem metros lineares, lembro-me bem dessa aula. :)

outro exemplo
    outro exemplo
  13.  # 33

Lol 😅

Atenção, que esta medida apenas serve para medir elementos retos. Se a parede tivesse uma curva, então a medição seria diferente. Sempre que existem curvas, será necessário realizar mais cálculos, por forma de determinar a medida exata do metro linear.

É o metro circular 😅
  14.  # 34

metro curvilineo :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 35

Colocado por: rguerreiro79epá existem tantos exemplos é só procurar,

Convém ser selectivo e procurar os BONS exemplos... de fontes cientificas fidedignas...
    Olhe também há uns tipos que dizem que a terra é plana.
  16.  # 36

Colocado por: rguerreiro79claro na escola eles disseram que não existem metros lineares, lembro-me bem dessa aula. :)

outro exemplo
    outro exemplo

Adorei... agora têm de ir corrigir a APA :):)

Levam com uma reguada de um metro linear (se fosse quadrado possivelmente doía menos, dada a resistência do ar).
  17.  # 37

A quantidade de artigos e artigos de sites brasileiros ou de derivados, em que constantemente se referem ao metro, por metro linear (m), é assutador!( e ensinam isso em blogs, em sites de empresas de engenharia e construção...!!?)

O mundo está desgraçado.. ou eu é que estou velho ;)
  18.  # 38

Obrigado pelas dicas. Aproveito para deixar aqui um trabalho que ajuda a resumir o assunto do ponto de vista legal. Parece que existe um vazio nesta área. Temos uma norma de 2009, mas nunca passou a lei.

Link
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 39

Colocado por: LightboltzAproveito para deixar aqui um trabalho que ajuda a resumir o assunto do ponto de vista legal. Parece que existe um vazio nesta área. Temos uma norma de 2009, mas nunca passou a lei.

Exacto. Ja existe algures aqui no forum discussões com o assunto.

PS: já tive um parecer de uma camara no qual, a arquiteta camararia estava, em sede de licenciamento, para uma moradia unifamiliar, a exigir o cumprimento da Norma NP4491-2009.. a guarda estava indicada como de vidro.. e queria que especificasse tal facto no projecto de arquitetura...mas caramba, se aquilo nem projecto de execução tem ou teve. Excesso de zelo e de muito tempo livre... Se menciono isso, teria mais 10.000 de coisas para mencionar também. ( foi só um desabafo) Em obra publica, faço questão de fazer cumprir as especificação da Norma no projecto.
  20.  # 40

Colocado por: JMHouse

Adorei... agora têm de ir corrigir a APA :):)

Levam com uma reguada de um metro linear (se fosse quadrado possivelmente doía menos, dada a resistência do ar).
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Se for um m3 deve doer mais, a não ser que seja aerogel 🙃
    Concordam com este comentário: JMHouse

0.0254 seg. NEW