Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se 100kg de grão produzem 80 kg de farinha e 20 kg de farelo, quantos kg de grão são necessários para produzir 35 kg de farelo?

    a) Fazendo as contas por proporção:
    • Se 100kg de grão produzem 20 kg de farelo
    • Então 50kg (metade de 100kg) de grão produzem 10 kg (metade de 20kg) de farelo
    • E 25kg (metade de 50kg) de grão produzem 5 kg (metade de 10kg) de farelo
    • Assim 30 kg (20kg+10kg+5kg) de farelo são produzidos por 175kg (100kg+50kg+25kg) de grão

    Filho: Mas tem de se usar a regra de 3 simples

    b) Fazendo as contas por uma regra de 3 simples
    • Se 100kg de grão produzem 20 kg de farelo
    • Então x kg de grão produzem 35 kg de farelo
    • Assim x = (100*35)/20 = 175 kg de grão

    Filho: Mas assim os 80kg de farinha não servem para nada

    c) Fazendo as contas por outra regra de 3 simples
    • Se ao produzir 80kg de farinha são também produzidos 20 kg de farelo
    • Então ao produzir x kg de farinha são também produzidos 35 kg de farelo
    • logo x = (80*35) / 20 = 140 kg de farinha
    • Assim se 100 kg de grão produzem 80 kg de farinha, logo 140 kg de farinha e 35 kg de farelos são produzidos de 140+35= 175kg de grão

    Filho: Mas não se pode somar alhos com bugalhos, está a somar farinha e farelos.


    Desisto. Tiro o chapéu as milhares de professores que tem que aturar isto multiplicado por vários alunos e multiplicado por varias aulas
    Concordam com este comentário: lmcaet, Maria Luísa, HAL_9000, dom123, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  2.  # 2

    E depois ainda ouço dizer que os Professores são uma classe privilegiada e que ganham muito mais do que o comum profissional.
    Não é verdade nenhuma dessas afirmações.
    E sim: como profissional de educação confesso que não é simples ensinar hoje em dia.
    Concordam com este comentário: dom123
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosFilho: Mas assim os 80kg de farinha não servem para nada

    Eu aqui, diria que sim, que não serve para nada a não ser complicar, e é por isso, que têm que ler bem o enunciado, para ver se há alguma ratoeira.
  4.  # 4

    A farinha está ali para os alunos aprenderem a interpretar enunciados e distinguirem a informação relevante da não relevante.
    Concordam com este comentário: hangas, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sisu
    • MS_11
    • 24 fevereiro 2023

     # 5

    O filho tem razão, regra de 3 simples e a farinha só lá está a criar ruído.
    • hangas
    • 24 fevereiro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: MS_11O filho tem razão, regra de 3 simples e a farinha só lá está a criar ruído.


    A farinha só está no enunciado. No primeiro exercício com a regra de 3 simples ela não entra.
    Tal como o user ricardomendes disse, interpretar o enunciado é também parte do problema. Tal como no mundo real existem uma quantidade praticamente infinita de dados que podem ou não ser relevantes para o problema em causa.



    Colocado por: pauloagsantosFilho: Mas assim os 80kg de farinha não servem para nada

    Pai: Pois não, mas ela é produzida na mesma. Para para este problema realmente não nos interessa para nada, dai não termos calculado quanta farinha resulta. Mas continuamos a precisar de 175 kg de grão para 35 kg de farelo
  5.  # 7

    Eu quer-me parecer que o miúdo percebe a matemática e até percebe mesmo muito bem, está é apostado em derreter a paciência ao pai por piada (e com sucesso).
    Concordam com este comentário: carlota74, Bruno.Alves, eu
  6.  # 8

    Colocado por: MS_11O filho tem razão, regra de 3 simples e a farinha só lá está a criar ruído.
    Não é nada ruido. Ensinar os miudos a distinguir o enssencial do acessório é de extrema importância para o desenvolvimento das suas competências.

    A capacidade de interpretar é um dos elementos mais importantes da avaliação em qualquer processo de recrutamento.
    Concordam com este comentário: eu, Vítor Magalhães, Caravelle, fbastos
    • MS_11
    • 24 fevereiro 2023

     # 9

    Colocado por: HAL_9000Não é nada ruido. Ensinar os miudos a distinguir o enssencial do acessório é de extrema importância para o desenvolvimento das suas competências.

    A capacidade de interpretar é um dos elementos mais importantes da avaliação em qualquer processo de recrutamento.
    Concordam com este comentário:eu


    Isso sem dúvida, cabe aos miúdos irem fazendo esse processo. Para o exercicio em causa o miúdo tem razão está no enunciado mas interessa zero. Faz-me lembrar as cadeiras de probabilidades e estatistica, ler aquilo "bem" era meio caminho para o sucesso.
  7.  # 10

    Colocado por: HAL_9000Não é nada ruido. Ensinar os miudos a distinguir o enssencial do acessório é de extrema importância (...)


    Portanto, separar a farinha do farelo?

    Colocado por: pauloagsantosSe 100kg de grão produzem 80 kg de farinha e 20 kg de farelo, quantos kg de grão são necessários para produzir 35 kg de farelo?


    Colocado por: pauloagsantosFilho: Mas tem de se usar a regra de 3 simples


    A regra é esta: se o exercício pretende exercitar uma coisa específica, deve-se ensinar primeiro (ou deixar fazer, ajudar, etc) essa coisa.

    Após o exercício estar correcto, pode-se lateralizar a coisa, ensinando outras formas de saber fazer.

    Caso isto não seja feito, a aprendizagem pode ficar confusa. O ideal é que domine a aplicação concreta e só depois disso dizer: Olha, e desta maneira? Vê lá se dá.
  8.  # 11

    Engraçado este topico.
    Tenho vivido a mesma experiencia. E pela matéria devemos ter filhos da mesma idade.
    A mim é ao contrario. Tenho aproveitado a ajuda para revalidar as minhas bases em matematica.
    Parece que estou a fazer a escola novamente.
  9.  # 12

    Tenho opinião um pouco divergente.
    Não se ensina o porque das coisas serem como são apenas explicam "isto é assim".
    Se explicassem como se faz num curso de matematica em que o que interessa mais é o raciocinio e tudo é demonstração talvez as crianças e jovens entendessem melhor e gostassem mais.

    Tenho essa opinião mas sou suspeito porque sempre gostei da matematica e andei no curso superior em matematica.
    Concordam com este comentário: JMHouse
 
0.0175 seg. NEW