Iniciar sessão ou registar-se
    • blm
    • 29 janeiro 2010 editado

     # 1

    Olá!
    Estou a fazer um projecto de uma peixaria com uma zona para venda de charcutaria e fruta.
    Já li toda a legislação correspondente (ministério economia, decreto de lei 370/99; ministério industria e comercio, portaria 286/86;ministério agricultura, desenvolvimento rural e das pescas, decreto de lei 158/97; higiene dos géneros alimentícios, decreto de lei 67/98, 243/86) para realizar o programa base.

    Crie separadamente todas as zonas de venda: peixe, charcutaria e legumes mas ficou com o espaço reduzido na zona de armazém.
    O armazém está organizado da seguinte forma: câmara frigorífica modular, escritório, vestiário, arrumos para produtos de limpeza, casa de banho e uma zona “open space” com bancas separadas para cada actividade.

    Aqui reside a minha dúvida: é possível ter uma zona no armazém de preparação de cada actividade no mesmo espaço com bancas individuais?
    Na legislação não encontro nada que me clarifique como deve estar distribuída esta secção, alguém já este problema?

    Obrigado, blm
  1.  # 2

    Boas,


    Colocado por: blmO armazém está organizado da seguinte forma: câmara frigorífica modular, escritório, vestiário, arrumos para produtos de limpeza, casa de banho e uma zona “open space” com bancas separadas para cada actividade.

    Aqui reside a minha dúvida: é possível ter uma zona no armazém de preparação de cada actividade no mesmo espaço com bancas individuais?
    Na legislação não encontro nada que me clarifique como deve estar distribuída esta secção, alguém já este problema?

    Obrigado, blm

    Não estou a perceber a disposição. Para facilitar, se quiser, envie esquema da estrutura que eu critico. Não percebo nada de arquitectura e construção mas trabalho em Hig e Segurança alimentar. As regras são tantas que amanhã ainda estava aqui...
    Não percebia a sua distribuição mas assuma sempre o principio da "marcha em frente" sem cruzar circuitos. Num armazém não pode coexistir produto com características diferentes (p.ex. embalado e fresco). Não sei se respondi à sua questão.

    Onde já vai a 68/97... Já morreu faz tempo, deixando apenas alguns bisnetos.

    Disponha, ajudo no que puder/souber
  2.  # 3

    Tente marcar uma reunião na Delegação de Saúde da sua zona e tirar essas duvidas.
    • Ema22
    • 3 fevereiro 2010 editado

     # 4

    Boas,
    Tenho andado um bocado atarefada... Trabalho e procedimentos para a construção da casa.
    Assim, em dois minutos, digo-lhe que falta uma zona de lavagem de equipamento. É adequado na zona de preparação de peixe ter uma pia de lavagem exclusiva dessa zona.
    Onde vai ser efectuado "o caixa"? Estou a ver demasiado vidro, o que é um pouco incompativel com a existência de caixa geral, a sua presença iria facilitar os procedimentos.
    Não se observa a regra "marcha em frente" e não cruzamento de circuitos.
    O que considera uma cãmara modular? Não se esqueça que as necessidades em termo de temperatura de refrigeração são diferentes de enchidos, preparados de carne processados, peixe e frutas e legumes. Estes produtos devem estar separados fisicamente em refrigeração e em preparação.
    Note que na parte de charcuteria vai ter produtos com caracter´sticas diferentes: enchidos e carnes fumados e carnes processadas ou "cozidos" (tipo fiambres e companhia).
    Ao trabalhar peixe fresco convem pensar numa máquina de gêlo. Ao trabalhar com peixe congelado pense na serra. Deve separar, mesmo que não seja fisicamente, estas duas áreas.
    Que tipo de preparação vai sofrer o peixe no armazém? A meu ve,r seria mais correcto camara exclusiva de peixe fresco na zona da peixaria e fazer o armazenamento do peixe congelado directamente em vitrine ou "ilha" exclusivas.
    Note que podem existir muitas alternativas exequiveis para um mesmo procedimento podendo todas elas serem adequadas. Terá de ter em vista a área e o peso da "zona/secção" no negócio. Eu explico (neste meu 3.º turno estou sempre ou pouco "lenta"): porque fazer uma grande peixaria se, por ex., existe uma perto já com clientela certa, em vez de uma pequena fruatria que não existe nenhuma na zona. Será que me fiz entender?
    Já agora, dúvido que o delagado de saúde lhe sirva para alguma coisa (para além do parecer na HST), tente o veterinário municipal pois vai se ele um dos intervenientes no processo de licenciamento.
    Qualquer coisa disponha, espero ter sido útil.
    Cumprimentos
 
0.0105 seg. NEW