Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Muito se tem falado dos vários tarifários e operadores e no meu caso decidi que devo mudar mas nao sei bem que modalidade escolher.

    De momento tenho EDP C e visto que desde Janeiro ja adicionaram o mecanismo Mibel estou sujeito a alterações substanciais no preço por Kwh.
    A minha preocupação aumenta principalmente porque desde inicio de Fevereiro adquiri um veiculo hibrido e estou a carregar em casa e estimo gastar mais cerca de 150-200Kwh mes.

    Os tarifarios "normais" como EDP, Endesa, Goldenergy, etc nao variam muito mas os tarifários indexados parece-me quase como apostar na bolsa.

    Tenho visto comentarios que este Janeiro houve muita gente com estes tarifários a pagar contas muito baixas e até alguns casos de contas negativas (!!??) mas pelo que tenho estado ver no site da omie.es em fevereiro o preço medio anda na casa dos 0,15€ Kwh, o que nao parece muito atrativo considerando o risco de potencial subida subita.

    Alguem tem opiniao formada sobre o assunto? Será que vale o risco, sendo que algumas fontes falam numa tendencia de redução de preço?

    Obrigado
  2.  # 2

    Neste momento EDP não compensa, não há outra volta a dar. Há 3 opções atualmente:
    1) tarifários completamente fixos, como na tarifa regulada, Goldenergy, e pouco mais. Sabe-se exatamente com o que se conta.
    2) tarifários com parte fixa e ajuste mibel. São a grande maioria, e a EDP tem um preço base algo elevado, ainda antes do valor de ajuste, logo não vejo nenhuma situação em que seja melhor que a concorrência.
    3) tarifários indexados, em o próprio preço do kwh é variável, podendo dar origem a preços muito baixos ou bastante elevados.

    Durante 2021/2022, os tarifários indexados foram para esquecer devido à grande subida do preço da energia, que os tarifários indexados reflectem imediatamente, enquanto que nas grandes empresas aguentam o preço mais tempo. Mas eventualmente esta diferença diminui com o tempo, e é isso que já estamos a observar em 2023. O custo da energia+margem comercial de muitas empresas, nomeadamente EDP, está na ordem dos 250€/MWh, o que é um valor bem acima do valor médio do mercado spot em 2022 - 167€/MWh. Os preços apenas aparentam ser relativamente baixos devido às tarifas de acesso às redes negativas.

    Ninguém tem bola de cristal, mas parece-me improvável que vejamos uma grande subida de preços do mercado. O que o mercado mais detesta é imprevisibilidade, e a história da Rússia foi isso mesmo. Não se sabia se iam cortar o gás ou não e estava tudo em alvoroço. Atualmente já se sabe mais ou menos que as coisas não vão voltar a ser como eram, e já vai havendo novas rotas de abastecimento de gás. O pico do inverno está a passar, há reservas de gás bastante razoáveis, pelo que de momento não há motivos para pânico, e isso tem-se refletido na cotação do gás.
    Com isto quero dizer que apesar de poder haver algum evento extraordinário que lance tudo para o caos, não me parece que este seja um ano em que o indexado seja pior que os preços mais fixos, pela simples razão que já estão todos tão caros. Existirão meses bons, como o passado Janeiro, e meses mais regulares, como aparenta ser Fevereiro. Um preço de mercado de 0,15€/kWh no mercado spot significa ficar pelos 10 cêntimos ou qualquer coisa semelhante na fatura, logo não é de todo um mau preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Alves, Bruno.Alves
  3.  # 3

    bom dia

    mudei há algum tempo para a golden energy e deram-me um código com 20 euros de desconto

    quem estiver em vias de mudar de operadora e queira utilizar o código tem 10% de desconto na 1ª fatura

    quem quiser aproveitar aqui fica o código

    MGM1956658
 
0.0085 seg. NEW