Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Eu vou comprar um lote urbano para a construção de uma moradia e gostaria de saber mais ou menos não sei se difere de câmara para câmara as taxas que tem que ser pagas para a submissão do projeto para construir (lote urbano) . A câmara em questão será Palmela . Alguém sabe mesmo que seja de outra câmara os preços e mais ou menos e os tempos que demoram a dar o avale para começar a construir ? Obrigada
  2.  # 2

    Palmela 5 meses para arquitectura 600€ e vou em 5 meses para especialidades, sem resposta ainda, 100€. Prepare-se para lentidão. Já pensei recorrer ao provedor de justiça
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudia Fonseca
  3.  # 3

    Câmara de Palmela é para esquecer, devagar, devagarinho e parado! Falo por experiência própria e de quem está a construir neste momento.

    Já não me recordo ao certo (~ €800) quando paguei para iniciar o processo, demorou alguns anos, mas não era tema fácil, porque implicava alteração de propriedade horizontal.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudia Fonseca
    • snob
    • 26 fevereiro 2023

     # 4

    Claudia Fonseca, o lote é para uma moradia em banda?
    Desconheço os seus conhecimentos sobre a matéria. Mas eu enquanto Dono de Obra, posso-lhe dizer que depois dos projetos aprovados ainda perderá algum tempo a selecionar o empreiteiro (isto se ainda não o tiver feito). Só depois solicitará à CM a emissão do alvará de construção, e depois de emitido, o empreiteiro, se não tiver disponibilidade imediata, poderá não iniciar logo a obra. E ainda terá de tratar da luz e água de obra.
    Estou a mencionar estes aspetos para a alertar que tudo isto demora o seu tempo...
  4.  # 5

    Colocado por: IronManSousaPalmela 5 meses para arquitectura 600€ e vou em 5 meses para especialidades, sem resposta ainda, 100€. Prepare-se para lentidão. Já pensei recorrer ao provedor de justiça


    Pois estou a ver que vai ser moroso o processo . Eu sei que já vi uma lei qualquer que eles têm certo tempo para dar uma resposta mas já não me lembro em que documento vi :/
  5.  # 6

    Colocado por: JoãoEduardoDiasCâmara de Palmela é para esquecer, devagar, devagarinho e parado! Falo por experiência própria e de quem está a construir neste momento.

    Já não me recordo ao certo (~ €800) quando paguei para iniciar o processo, demorou alguns anos, mas não era tema fácil, porque implicava alteração de propriedade horizontal.

    Boa sorte


    O meu já será um lote urbano na zona do terrim não sofrerá alterações mas vamos ver :/. Isto é complicado estou a ver
  6.  # 7

    Colocado por: snobClaudia Fonseca, o lote é para uma moradia em banda?
    Desconheço os seus conhecimentos sobre a matéria. Mas eu enquanto Dono de Obra, posso-lhe dizer que depois dos projetos aprovados ainda perderá algum tempo a selecionar o empreiteiro (isto se ainda não o tiver feito). Só depois solicitará à CM a emissão do alvará de construção, e depois de emitido, o empreiteiro, se não tiver disponibilidade imediata, poderá não iniciar logo a obra. E ainda terá de tratar da luz e água de obra.
    Estou a mencionar estes aspetos para a alertar que tudo isto demora o seu tempo...


    O lote em si é para construção de moradia isolada no terrim. Já tenho todas as indicações de medidas do pdm . Sim eu percebo o que está a dizer mas o meu plano seria ir ao arquiteto e antes da submissão na câmara ter já orçamentos de pelo menos 3 empreiteiros que tivessem disponibilidade ... Depois entregar na câmara e esperar aprovação . O que me disseram foi que como seria um lote urbano assim que entrasse na câmara mais ou menos 1 mês sairia o PIP que já daria para começar a construir enquanto recorriam as últimas aprovações ... Não sei tudo ao certo pois é a primeira vez que vou começar a construir de raiz :(
  7.  # 8

    Colocado por: snobClaudia Fonseca, o lote é para uma moradia em banda?
    Desconheço os seus conhecimentos sobre a matéria. Mas eu enquanto Dono de Obra, posso-lhe dizer que depois dos projetos aprovados ainda perderá algum tempo a selecionar o empreiteiro (isto se ainda não o tiver feito). Só depois solicitará à CM a emissão do alvará de construção, e depois de emitido, o empreiteiro, se não tiver disponibilidade imediata, poderá não iniciar logo a obra. E ainda terá de tratar da luz e água de obra.
    Estou a mencionar estes aspetos para a alertar que tudo isto demora o seu tempo...


    Quanto ao tratar da luz e da água isto estava a pensar começar logo a tratar disso . Estava a pensar fazer furo mas também vou pedir água da rede , a luz vou pedir para como se fosse rega e depois mudo para obras quando for para construir
  8.  # 9

    Colocado por: Claudia FonsecaBoa tarde,
    Eu vou comprar um lote urbano para a construção de uma moradia e gostaria de saber mais ou menos não sei se difere de câmara para câmara as taxas que tem que ser pagas para a submissão do projeto para construir (lote urbano) . A câmara em questão será Palmela . Alguém sabe mesmo que seja de outra câmara os preços e mais ou menos e os tempos que demoram a dar o avale para começar a construir ? Obrigada


    Colocado por: Claudia FonsecaBoa tarde,
    Eu vou comprar um lote urbano para a construção de uma moradia e gostaria de saber mais ou menos não sei se difere de câmara para câmara as taxas que tem que ser pagas para a submissão do projeto para construir (lote urbano) . A câmara em questão será Palmela . Alguém sabe mesmo que seja de outra câmara os preços e mais ou menos e os tempos que demoram a dar o avale para começar a construir ? Obrigada


    Será que não pode fazer com comnunicação prévia?
    Estou a construir na Quinta do Anjo e faço com comnunicação prévia. Em relação ao empreiteiro, penso ter o mais próximo do melhor que se pode arranjar. Se precisar de info e ajuda, mande mensagem privada.
  9.  # 10

    Colocado por: Shelby



    Será que não pode fazer com comnunicação prévia?
    Estou a construir na Quinta do Anjo e faço com comnunicação prévia. Em relação ao empreiteiro, penso ter o mais próximo do melhor que se pode arranjar. Se precisar de info e ajuda, mande mensagem privada.


    Sim falaram-me sobre isso que diziam ser PIP (plano de.i formação previa) eu pretendia isso . Demorou muito a ter esse PIP para poder começar a construir ? Já agora , pagou muito por esse PIP e por submeter o projeto ? Obrigado
  10.  # 11

    Colocado por: Claudia Fonseca

    Sim falaram-me sobre isso que diziam ser PIP (plano de.i formação previa) eu pretendia isso . Demorou muito a ter esse PIP para poder começar a construir ? Já agora , pagou muito por esse PIP e por submeter o projeto ? Obrigado


    Basta arranjar um BOM arquitecto, que se mexa e saiba das regras ou ajude a encaminhá-la para as questões. Na teoria é rápido e fácil. Pode marcar reunião com o Urbanismo de Palmela. Ao contrário de muitos, nada tenho a apontar aos serviços prestados pela Câmara de Palmela, até aos dias de hoje. paguei na altura as taxas de licença de construção... ao todo já devo ter gastado cerca de 600€.
  11.  # 12

    É bom ver que há malta que se safa na CM Palmela. Eu tb tenho terreno na Quinta do Anjo e até hoje são mais de 10 meses só à espera de decisões... fora o tempo que os arquitectos esperaram por respostas da CM em vão, enquanto ainda faziam o projecto.
    Tive o azar de escolher um arquitecto em quem confio, mas é do norte.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
    • RCF
    • 27 fevereiro 2023

     # 13

    Colocado por: Claudia Fonseca

    Pois estou a ver que vai ser moroso o processo . Eu sei que já vi uma lei qualquer que eles têm certo tempo para dar uma resposta mas já não me lembro em que documento vi :/

    Sim, a Lei diz que as Câmaras têm o prazo de 30 dias para se pronunciarem sobre projetos de licenciamento. No entanto, essa Lei não prevê qualquer consequência para o não cumprimento desse prazo... por isso, levam o tempo que quiserem
    A alternativa é construir, não através de processo de licenciamento, mas de comunicação prévia. Na comunicação prévia, não há licenciamento prévio da Câmara, sendo que o técnico que submeter o projeto assume a responsabilidade pelo cumprimento das regras, possibilitando que a construção se inicie rapidamente (creio que 20 dias após entrega da comunicação prévia, se a Câmara nada disser em contrário, pode-se iniciar a construção). A desvantagem é que, mesmo depois desse prazo, a qualquer altura, pode a Câmara identificar incumprimentos às regras e fazer parar ou mesmo demolir o já construído.
    • RCF
    • 27 fevereiro 2023

     # 14

    Colocado por: IronManSousaPalmela 5 meses para arquitectura 600€ e vou em 5 meses para especialidades, sem resposta ainda, 100€. Prepare-se para lentidão. Já pensei recorrer ao provedor de justiça
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Claudia Fonseca

    olhe que 5 meses para aprovação de arquitetura não é nada por aí além. Infelizmente, há Câmaras que demoram bem mais...
    Já 5 meses para especialidades, parece-me muito, pois nas especialidades não há nada para a Câmara aprovar, limitando-se a confirmar as declarações dos técnicos responsáveis por cada especialidade
  12.  # 15

    Colocado por: RCFmprimentos às regras e fazer parar ou mesmo demolir o já construído.


    Pois tem razão isso podem sempre. Mas neste caso para o terreno em questão não há muito por onde fujir já que o próprio terreno está com um plano de pormenor que a camara fez e com todas as medidas e alturas. Caberá ao arquiteto fazer cumprir o mesmo :)
  13.  # 16

    Colocado por: IronManSousaÉ bom ver que há malta que se safa na CM Palmela. Eu tb tenho terreno na Quinta do Anjo e até hoje são mais de 10 meses só à espera de decisões... fora o tempo que os arquitectos esperaram por respostas da CM em vão, enquanto ainda faziam o projecto.
    Tive o azar de escolher um arquitecto em quem confio, mas é do norte.


    Sim o facto de confiar na pessoa pode não estar a dar os frutos corretos pois não terá os conhecimentos provavelmente necessários dentro da camara. Ha-de resolver-se, mas pode demorar mais tempo. No nosso caso iremos provavelmente optar por um arquiteto do Pinhal Novo que etsá neste momento com imensos projetos na zona e que pertencem à Camara de Palmela , o que me leva a pensar que de tantos projetos deverão ter os conhecimentos na Camara para despachar a coisa...
  14.  # 17

    que triste, não posso deixar de o referir.
  15.  # 18

    Também estou há cerca de 10 meses a aguardar que a CM Palmela me aprove...a arquitectura.
  16.  # 19

    Colocado por: tango.novemberTambém estou há cerca de 10 meses a aguardar que a CM Palmela me aprove...a arquitectura.


    MAs o seu lote é urbano?
  17.  # 20

    Colocado por: marco1que triste, não posso deixar de o referir.


    O que considera triste? O facto de só com conhecimentos de arquitetos que vão à camara terem resultados mais depressa ? Ou o facto de demorarem imenso tempo para aprovar as coisas?
 
0.0240 seg. NEW