Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Bruno.AlvesShoot the message, not the messenger ;-)
    Eu dou zero valor a isso, por mim era tudo cremado e usava-se para as orquídeas 😁
    O que julgo saber, como disse por pessoas que também não queriam uma pedra mármore para outros terem de esfregar para a eternidade, é que não se podem jogar fora restos humanos de qualquer maneira


    Por falar nisso, vou abrir um tópico sobre esse tema
  2.  # 42

    Entretanto deu-me a curiosidade e fui procurar informação. Afinal as cinzas da cremação podem mesmo ser usadas nas orquídeas.

    https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/411-1998-286106
    Locais de inumação
    1 - A inumação não pode ter lugar fora de cemitério público, devendo ser efectuada em sepultura, jazigo ou local de consumpção aeróbia de cadáveres.

    E em relação às cinzas da cremação
    Destino das cinzas
    2 - As cinzas resultantes das restantes cremações podem ser:
    a) Colocadas em cendrário;
    b) Colocadas em sepultura, jazigo, ossário ou columbário, dentro de recipiente apropriado;
    c) Entregues, dentro de recipiente apropriado, a quem tiver requerido a cremação, sendo livre o seu destino final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • RCF
    • 28 fevereiro 2023

     # 43

    Colocado por: Bruno.Alvesc) Entregues, dentro de recipiente apropriado, a quem tiver requerido a cremação,sendo livre o seu destino final.

    É necessário interpretar isto com alguma prudência.
    O seu destino final será livre, desde que não seja proibido por Lei.
    Sim, somos livres de colocar as cinzas nas nossas orquídeas. Ou de as colocar na sala em cima de um móvel ou estante. Quanto a colocá-las, por exemplo, num curso público de água, valores mais altos se poderão levantar...
  3.  # 44

    Colocado por: Bruno.AlvesEntretanto deu-me a curiosidade e fui procurar informação. Afinal as cinzas da cremaçãopodemmesmo ser usadas nas orquídeas.

    https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/411-1998-286106

    E em relação às cinzas da cremação
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães


    Ia mesmo responder-lhe mas já encontrou informação.

    Quando manda cremar pode pagar o valor da urna (é tipo um vaso fechado), são menos de 200euros (era assim há 3 anos) e traz as cinzas para casa.
    Depois pode fazer o "que quiser" com as cinzas, sendo que deitar restos mortais no mar é proibido por lei. Há quem o faça na mesma.

    Mas pode plantar no seu jardim,por exemplo. Até já vendem urnas biodegradáveis e pode meter a própria urna na terra.
  4.  # 45

    Colocado por: mar_judeitar restos mortais no mar é proibido por lei

    Imagino que exista um contorno legal para isto, conheço um caso que fizeram isso mesmo há uns anos, todo o serviço foi tratado pela Servilusa e eles inclusivamente publicitam isso no site
    https://www.servilusa.pt/pt/organizar-um-funeral/servicos-inovadores/cinzas-ao-mar
  5.  # 46

    Colocado por: mar_jusendo que deitar restos mortais no mar é proibido por lei

    Não é.
    Há urnas próprias, biodegradáveis e solúveis, especificamente para o efeito.
    Creio que até pode solicitar à Marinha, embora normalmente quem opta por isto é quem tem ligações ao mar e fá-lo em embarcações próprias.

    Edit: se me lembro, até deixou de ser necessária a comunicação à capitania...
  6.  # 47

    Colocado por: Bruno.Alves
    Imagino que exista um contorno legal para isto, conheço um caso que fizeram isso mesmo há uns anos, todo o serviço foi tratado pela Servilusa e eles inclusivamente publicitam isso no site
    https://www.servilusa.pt/pt/organizar-um-funeral/servicos-inovadores/cinzas-ao-mar


    Bem, então desculpem. Sempre ouvi dizer que era proibido. Sempre a aprender. Obrigada
    • RCF
    • 2 março 2023

     # 48

    Colocado por: mar_juBem, então desculpem. Sempre ouvi dizer que era proibido.

    Não estou seguro de que seja permitido... uma coisa é fazê-lo, outra é ser legal fazê-lo.
    Essas "urnas" biodegradáveis têm, essencialmente, o propósito de poderem ser enterradas, nomeadamente no jardim. A lançar no mar, biodegradável ou não, é mais um lixo, que acresce às cinzas...
  7.  # 49

    Colocado por: RCFEssas "urnas" biodegradáveis têm, essencialmente, o propósito de poderem ser enterradas, nomeadamente no jardim

    Enterrar no jardim não é o propósito destas urnas. Estas são solúveis, creio que com base em argila e sal. Dificilmente se considerará lixo.
    Em contacto com a agua, flutua um pouco e rapidamente "desaparece" o recipiente.

    A não ser que esteja a dizer que as cinzas mortais são "lixo"?

    Quanto à legalidade, não tem que acreditar na minha palavra nem na ambiguidade do artigo 19 do DL411/98 lei, basta contactar a AMN, que são rápidos a responder.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    • Iko
    • 2 março 2023 editado

     # 50

    Mas a ideia (acho) de lançar as cinzas ao mar, e só as cinzas e não a urna inclusive.

    Já disse a minha família, que até me podem dar de comer a animais, mas não me enterrem num cemitério, algo que sempre critiquei.
  8.  # 51

    Colocado por: RCF
    Não estou seguro de que seja permitido... uma coisa é fazê-lo, outra é ser legal fazê-lo.
    Essas "urnas" biodegradáveis têm, essencialmente, o propósito de poderem ser enterradas, nomeadamente no jardim. A lançar no mar, biodegradável ou não, é mais um lixo, que acresce às cinzas...

    Por acaso desconheço a legislação, mas já tinha visto isso e achei curioso, fazer lá um canto tipo à americana com um belo sobreiro q se fosse alimentando
    • RCF
    • 2 março 2023

     # 52

    Colocado por: pguilhermeA não ser que esteja a dizer que as cinzas mortais são "lixo"?

    O que é lixo para si?
    Se foram as cinzas mortais de algum seu ente querido, provavelmente não considerará lixo. Já se foram de um qualquer desconhecido, provavelmente já considerará de forma diferente.

    Havia de ser lindo, numa praia, estarem meia dúzia de velórios a despejar cinzas...
  9.  # 53

    Não se despeja na praia, é em alto mar.
    • RCF
    • 2 março 2023

     # 54

    Colocado por: Bruno.AlvesNão se despeja na praia, é em alto mar.

    Afinal, não será, propriamente, livre o seu destino final...
  10.  # 55

    Como se disse atrás, livre se não houverem outras restrições legislativas sobre "onde depositar coisas" que, não sendo especificamente as cinzas de uma cremação, podem aplicar-se-lhe. Pode ser o caso. Ou não, não sei, nem é importante acho eu.
    O que é certo é que há serviços pagos para esse fim, a Marinha faz esse serviço a pedido, etc.

    Colocado por: NTORIONPor acaso desconheço a legislação, mas já tinha visto isso e achei curioso, fazer lá um canto
    tipo à americana com um belo sobreiro q se fosse alimentando

    Se o canteiro for seu, seguramente que o pode fazer. Seria o sobreiro do Jorge Tadeu 🤣🤣🤣🤣
    (pessoas abaixo dos 40 poderão ter dificuldade em perceber a piada)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 56

    Colocado por: Bruno.AlvesComo se disse atrás, livre se não houverem outras restrições legislativas sobre "onde depositar coisas" que, não sendo especificamente as cinzas de uma cremação, podem aplicar-se-lhe. Pode ser o caso. Ou não, não sei, nem é importante acho eu.
    O que é certo é que há serviços pagos para esse fim, a Marinha faz esse serviço a pedido, etc.


    Se o canteiro for seu, seguramente que o pode fazer. Seria o sobreiro do Jorge Tadeu 🤣🤣🤣🤣
    (pessoas abaixo dos 40 poderão ter dificuldade em perceber a piada)


    Preferia não perceber a piada 🙄😂
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 57

    Um caso de sucesso de marketing que impulsionou a venda de antúrios 😅😂
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  13.  # 58

    Colocado por: RCFO que é lixo para si?
    Se foram as cinzas mortais de algum seu ente querido, provavelmente não considerará lixo. Já se foram de um qualquer desconhecido, provavelmente já considerará de forma diferente.

    Para mim? RCF é que utilizou o palavrão para sustentar um ponto de vista. Merece, por isso, que a sua definição seja clarificada.

    O meu ponto de vista será químico e biológico, bem como o seu impacto no ambiente.

    Colocado por: Bruno.AlvesNão se despeja na praia, é em alto mar.

    Salvo erro, a recomendação eram pelo menos 2 milhas da costa, mas apenas por razões de segurança.

    Colocado por: RCFAfinal, não será, propriamente, livre o seu destino final...

    Não faz sentido deitar uma urna destas na rebentação da praia, tanto pela cerimónia e simbolismo, como acabará por voltar para terra.
    No entanto, creio não haver nenhuma lei explicita contra isso.

    Não se esqueça que a liberdade de um termina onde começa a do próximo. Também não pode andar com embarcações a menos de 300m da costa...
    • RCF
    • 2 março 2023

     # 59

    Colocado por: pguilhermeNão se esqueça que a liberdade de um termina onde começa a do próximo

    exatamente. Daí a prudência que recomendei

    Colocado por: RCFÉ necessário interpretar isto com alguma prudência.
    O seu destino final será livre, desde que não seja proibido por Lei.
    • Iko
    • 2 março 2023

     # 60

    Pode não ser bonito ou ético, mas até podiam despejar cinzas de 10.000 pessoas cremadas de uma só vez há beira mar, que o risco biológico é ZERO, porque não implicam com os fumadores??? A cinza dos cigarros e em muito maior quantidade e jogada para qualquer lado, do que as poucas pessoas que são cremadas. E o impacto no meio ambiente seria sempre menor, se tiverem em conta os fabricos de urnas, jazigos, pedras, etc…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
 
0.0240 seg. NEW