Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Sansoni7

    Então, não percebo o seu post...
    Considera BC e paineis a «melhor coisinha que fez»...mas se fosse hoje optava por termoacomulador com paineis solares...percebi bem?
    Se sim, teria que instalar quantos paineis solares?


    Ok ok explica-se então.
    Foi a melhor coisinha que já fiz porque me ficou muito barato à altura com o apoio do fundo ambiental (85% sem contar com o Iva) Ficando-me a bomba a menos de €1000 já com montagem. Painéis fotovoltaicos a mesma coisa.

    Mas fazendo contas, penso que hoje em dia, sem apoios e havendo necessidade de substituir AQS, colocaria termoacumulador e painéis fotovoltaicos. Dizendo painéis solares posso estar a enganar (escrever à pressa é o que dá).
    E sem nunca ter colocado nenhum, um gestor de excedentes para que a energia solar que estivesse "a mais" fosse direccionada para a resistência do termoacumulador.

    No entanto e sendo habitação que se englobe em futuro concurso, eu esperava pelo referido concurso. O termoacumulador não se vai englobar mas os painéis à boa hipótese que sim (embora provavelmente com % menor).

    Quantos painéis é a questão do Ovo e da Galinha que já se falou aqui e noutros lados variadas vezes. Se é conforme necessidades ou ROI.
    O que eu diria e vai haver quem não concorde é: Se se prevê um pico horário de 1500w (a título de exemplo BC e MLR) colocava 2500w. 100% só vai funcionar a grosso modo ao 12H00. Por isso 20% de perca. No Inverno 30/40 ou 50% a menos disso. Cheguei a ter dias de não produzir.
    Sobrando energia pode sempre vender.
    Mas quem tem que fazer contas é quem paga. Eu fiz as minhas, à altura com valores de KW abaixo do descrito.

    E vamos sempre acabar por pensar se colocamos a mais ou a menos ;).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  2.  # 22

    Colocado por: Bruno.Alves
    Já se discutiu noutros tópicos, é um equipamento que mede o excesso de energia produzida pelo solar (e que seria injectada na rede) e desvia apenas esse excesso numa carga resistiva, no caso o termoacumulador.

    Isto garante que se usa todo o excesso solar e que o aquecimento da água é feito exclusivamente com este excesso de energia e não com consumo da rede (isto claro, quando a produção solar é suficiente).
    Concordam com este comentário:Sansoni7,Dacepa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7

    É assim que eu tenho, todo o excedente vai para o TA através do gestor de excedentes
  3.  # 23

    Colocado por: dom123
    É assim que eu tenho, todo o excedente vai para o TA através do gestor de excedentes


    Boa tarde,

    Estava inclinado para fazer aquilo que sugerem.
    Ter um TA simples e utilizar todo o excedente para aquecer o mesmo.
    Mas hoje ao entrar em contacto com um instalador, ele foi bastante critico dessa opção, dizendo que a instalação iria estar "toda" a trabalhar para o termo acumulador e pouco sobraria para o resto da casa.

    Eu pretendo a médio prazo ter uma instalação media grande de 5kw a 6kw, pois pretendo trocar de carro para EV e instalar uma bomba de calor para a piscina (mais uma vez fazendo uso dos excedentes)

    Como tem sido a sua experiência? Quanto consome o seu TA no Verão e no Inverno(com sol)?
    Como alternativa estou a equacionar um TA Híbrido (ariston lydos hybrid) desta forma não necessitava de tanta carga dos PF. É possível utilizar os excedentes para um Lydos Hybrid?
    É possível ter vários níveis de excedentes? Por exemplo no verão 1º Aquecer o TA 2º Bomba de Calor da Piscina?

    Obrigado desde já pela ajuda.
    • dom123
    • 28 dezembro 2023 editado

     # 24

    Colocado por: ActrancosoMas hoje ao entrar em contacto com um instalador, ele foi bastante critico dessa opção, dizendo que a instalação iria estar "toda" a trabalhar para o termo acumulador e pouco sobraria para o resto da casa.

    Esse instalador não sabe do que fala.
    Como disse em cima, todo o excedente e volto a frisar, todo o excedente vai para o TA.
    Como é óbvio o consumo da casa, excluindo o TA, está em primeiro lugar, só o excedente desse consumo é que é desviado para o TA.
    Quando o TA atinge a temperatura pré-definida ele desliga e o excedente dos painéis vai para a rede ou então pode ser desviada para algo predefinido.
    O meu TA só consome, durante o período solar, o excedente.
    Quando não houver sol lá terei de ir buscar energia à rede
  4.  # 25

    O melhor é interligar a bc com os painéis fotovoltaicos e se tiver os térmicos melhor
  5.  # 26

    Colocado por: dom123
    Esse instalador não sabe do que fala.
    Como disse em cima, todo o excedente e volto a frisar, todo o excedente vai para o TA.
    Como é óbvio o consumo da casa, excluindo o TA, está em primeiro lugar, só o excedente desse consumo é que é desviado para o TA.
    Quando o TA atinge a temperatura pré-definida ele desliga e o excedente dos painéis vai para a rede ou então pode ser desviada para algo predefinido.
    O meu TA só consome, durante o período solar, o excedente.
    Quando não houver sol lá terei de ir buscar energia à rede


    Obrigado pela pronta resposta, pelo que me recordo tinha cerca de 2kw de potencia instalada. Isso é suficiente para com os excedentes manter o TA quente?

    Em média quantos meses por ano consegue sem ir à rede?

    Sabe se posso utilizar os excedentes da mesma forma com um ariston lydos hybrid? O valor não é assim tão diferente para um TA convencional.

    Como é que faz a sua gestão de prioridade dos excedentes?
    Obg
    • dom123
    • 28 dezembro 2023 editado

     # 27

    Colocado por: Actrancoso

    Obrigado pela pronta resposta, pelo que me recordo tinha cerca de 2kw de potencia instalada. Isso é suficiente para com os excedentes manter o TA quente?

    Em média quantos meses por ano consegue sem ir à rede?

    Sabe se posso utilizar os excedentes da mesma forma com um ariston lydos hybrid? O valor não é assim tão diferente para um TA convencional.

    Como é que faz a sua gestão de prioridade dos excedentes?
    Obg

    Desde que tenha sol não vou á rede buscar energia para aquecer 150L de água.
    Para usar um gestor de excedentes tem de ter um TA dos mais simples, que tenham só a resistência a ser controlada por um termostato, pois os gestores de excedentes só funcionam com cargas resistivas
    A gestão é simples, tenho configurado para que esteja sempre a injetar 50W na rede, o restante vai para o TA.
    Aqui não existe prioridade de excedentes, tudo o que a casa não consome ele envia para o TA de forma a não ir buscar á rede.
    Nos dias em que a produção é baixa e não existe excedente suficiente para aquecer a água, coloco o gestor em modo manual e assim ele envia energia "da rede" para o TA.
 
0.0156 seg. NEW