Colocado por: paulosViva,
Alguém com este tipo de piso que possa dar feedbacks de consumos?
Colocado por: paulosPor esses links até dá a parecer que o radiante elétrico é uma coisa a ponderar.
Colocado por: SEEING
Quando bem executado e planeado, não vejo porque não!!
Um dos links são contas que facilmente se compreendem, sem qualquer manipulação.
O segundo o testemunho real de um cliente...que não não é bom exemplo para a generalidade dos utilizadores.
Colocado por: paulosderam-me um orçamento para 180m2 e nas contas são 16.250w de potência
Colocado por: paulosQue potência contratada tenho de ter para manter isso?
Colocado por: paulosnas contas são 16.250w de potência
Colocado por: Bruno.AlvesUma BC que mantenha um COP médio de 3 exige 1/3 da potência elétrica para a mesma potência térmica.
Sendo um edifício novo e com bom isolamento é possível baixar um pouco, para cerca de 80W/m2.
Se tiver um bom projeto térmico, bem feito, ainda pode baixar mais. Deve ter lá referência às necessidades nominais de aquecimento para a estação de aquecimento.
Se pretender ligar tudo em simultâneo, não tem hipótese.
Se optar por gerir as temperaturas nos vários compartimentos, diria que 10,35KVA em bi-horário serão suficientes.
Deixe uns módulos livres no quadro caso venha a ter necessidade de instalar um deslastrador.
Que isolamento térmico de pavimento lhe estão a propor?
Colocado por: paulos3cm de XPS mais uma tela qualquer de alumínio por baixo do PRE.
Colocado por: paulosA casa terá 10cm xps na cobertura. 5cm lã de rocha no teto falso do piso superior (quartos), 6cm de ETICS com tijolo térmico de 30cm.
Não tem vantagem nenhuma na tela e se for possível aumente mais 1cm no XPS.
Veja o que diz o projeto térmico relativamente às necessidades de aquecimento e diminuirá com certeza alguns W instalados.
Colocado por: paulospara aquecimento N i 41.40 kWh/m2.anodivide por 12 meses depois divide pela área e tem kwh/m2 se dividir por mil tem wh/m2
Como se traduz isto para W/m2?
Colocado por: tiagodiafdivide por 12 meses depois divide pela área e tem kwh/m2 se dividir por mil tem wh/m2
Colocado por: SEEINGSe não estou em erro a estação de aquecimento considera em Portugal continental 6 meses.
7204 : 6 : 186 = 6,46KW por mês por m2.
Se dividir por 30 dias obtém 21,5W/m2.
Isto tendo em conta os pressupostos que usaram no projeto térmico, que estando corretos, levariam a que baixa-se a potência instalada para valores menores. Como há sempre o receio de variáveis não quantificadas como por exemplo a temperatura exterior de projeto baixar em determinado momento (depende da zona climática), ou o cliente desejar uma temperatura ambiente superior aos 20°C de projeto, diria que uma instalação com 70-80W/m2 já contemplará muitas variáveis.
Colocado por: paulos
21,5W/m2? Acho isso muito baixo não?
Colocado por: SEEINGSe não estou em erro a estação de aquecimento considera em Portugal continental 6 meses.
7204 : 6 : 186 = 6,46KW por mês por m2.
Se dividir por 30 dias obtém 21,5W/m2.
Isto tendo em conta os pressupostos que usaram no projeto térmico, que estando corretos, levariam a que baixa-se a potência instalada para valores menores. Como há sempre o receio de variáveis não quantificadas como por exemplo a temperatura exterior de projeto baixar em determinado momento (depende da zona climática), ou o cliente desejar uma temperatura ambiente superior aos 20°C de projeto, diria que uma instalação com 70-80W/m2 já contemplará muitas variáveis.
Colocado por: paulosSegundo o projeto termico a estação de aquecimento é de 6.91 meses o que daria de necessidades perto de 19w.
Colocado por: paulosAcho muito baixo, uma passive house tem menos de 10W/m2, não acredito que anda nesses valores...