Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Alguém com este tipo de piso que possa dar feedbacks de consumos?
  2.  # 2

Colocado por: paulosViva,

Alguém com este tipo de piso que possa dar feedbacks de consumos?

Alguns exemplos de consumos:
    https://www.ideiasparahabitacao.pt/custos.html
    https://www.ideiasparahabitacao.pt/exemplocustos.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  3.  # 3

Por esses links até dá a parecer que o radiante elétrico é uma coisa a ponderar.
  4.  # 4

Colocado por: paulosPor esses links até dá a parecer que o radiante elétrico é uma coisa a ponderar.

Quando bem executado e planeado, não vejo porque não!!
    Um dos links são contas que facilmente se compreendem, sem qualquer manipulação.
    O segundo o testemunho real de um cliente...que não não é bom exemplo para a generalidade dos utilizadores.
  5.  # 5

Colocado por: SEEING
    Quando bem executado e planeado, não vejo porque não!!
    Um dos links são contas que facilmente se compreendem, sem qualquer manipulação.
    O segundo o testemunho real de um cliente...que não não é bom exemplo para a generalidade dos utilizadores.

Faz-me imensa confusão, deram-me um orçamento para 180m2 e nas contas são 16.250w de potência. Que potência contratada tenho de ter para manter isso?
  6.  # 6

Colocado por: paulosderam-me um orçamento para 180m2 e nas contas são 16.250w de potência

Sendo um edifício novo e com bom isolamento é possível baixar um pouco, para cerca de 80W/m2.
    Se tiver um bom projeto térmico, bem feito, ainda pode baixar mais. Deve ter lá referência às necessidades nominais de aquecimento para a estação de aquecimento.

Colocado por: paulosQue potência contratada tenho de ter para manter isso?

Se pretender ligar tudo em simultâneo, não tem hipótese.
    Se optar por gerir as temperaturas nos vários compartimentos, diria que 10,35KVA em bi-horário serão suficientes.
    Deixe uns módulos livres no quadro caso venha a ter necessidade de instalar um deslastrador.

Que isolamento térmico de pavimento lhe estão a propor?
  7.  # 7

Colocado por: paulosnas contas são 16.250w de potência

Essa é a diferença fundamental entre o sistema elétrico e com BC. Como é resistivo, tem COP de 1. Logo toda a potência térmica é elétrica.
    Uma BC que mantenha um COP médio de 3 exige 1/3 da potência elétrica para a mesma potência térmica.

Por comparação, o meu apartamento tem ~~130m2, aquecimento a radiadores (logo usa temperaturas na água muito superiores ao piso radiante) e a minha BC tem 8kW térmicos. 16kW parece-me um exagero para 180m2.
  8.  # 8

Colocado por: Bruno.AlvesUma BC que mantenha um COP médio de 3 exige 1/3 da potência elétrica para a mesma potência térmica.

Tem toda a razão e além da potência contratada menor tem a vantagem de ter custos de exploração 1/3 mais baixos no entanto, é importante que o cliente analise o investimento inicial de cada uma das soluções...muito provavelmente também estamos a falar em 3x mais na sua solução!
    • paulos
    • 28 fevereiro 2023 editado

# 9

Sendo um edifício novo e com bom isolamento é possível baixar um pouco, para cerca de 80W/m2.
    Se tiver um bom projeto térmico, bem feito, ainda pode baixar mais. Deve ter lá referência às necessidades nominais de aquecimento para a estação de aquecimento.

Se pretender ligar tudo em simultâneo, não tem hipótese.
    Se optar por gerir as temperaturas nos vários compartimentos, diria que 10,35KVA em bi-horário serão suficientes.
    Deixe uns módulos livres no quadro caso venha a ter necessidade de instalar um deslastrador.

Que isolamento térmico de pavimento lhe estão a propor?

3cm de XPS mais uma tela qualquer de alumínio por baixo do PRE.
    A casa terá 10cm xps na cobertura. 5cm lã de rocha no teto falso do piso superior (quartos), 6cm de ETICS com tijolo térmico de 30cm. Janelas cortizo 4700 com 6+18+6 nos vidros.
    Já está incluído no valor da casa o AC (LG) mas não gosto muito do aquecimento por AC.
  9.  # 10

Colocado por: paulos3cm de XPS mais uma tela qualquer de alumínio por baixo do PRE.

Não tem vantagem nenhuma na tela e se for possível aumente mais 1cm no XPS.

Colocado por: paulosA casa terá 10cm xps na cobertura. 5cm lã de rocha no teto falso do piso superior (quartos), 6cm de ETICS com tijolo térmico de 30cm.

Veja o que diz o projeto térmico relativamente às necessidades de aquecimento e diminuirá com certeza alguns W instalados.
    • paulos

# 11

Não tem vantagem nenhuma na tela e se for possível aumente mais 1cm no XPS.

Veja o que diz o projeto térmico relativamente às necessidades de aquecimento e diminuirá com certeza alguns W instalados.

Em que campo se vê isso?
    EDIT: deve ser isto

Limite máximo das necessidades nominais anuais de energia útil para aquecimento N i 41.40 kWh/m2.ano
    Como se traduz isto para W/m2?

Para uma área util de 186m2
  10.  # 12

Colocado por: paulospara aquecimento N i 41.40 kWh/m2.ano
    Como se traduz isto para W/m2?
    divide por 12 meses depois divide pela área e tem kwh/m2 se dividir por mil tem wh/m2
  11.  # 13

Colocado por: tiagodiafdivide por 12 meses depois divide pela área e tem kwh/m2 se dividir por mil tem wh/m2

Alguma coisa não bate certo nisso.
  12.  # 14

Proj térmico
      termico.JPG
  13.  # 15

Se não estou em erro a estação de aquecimento considera em Portugal continental 6 meses.
    7204 : 6 : 186 = 6,46KW por mês por m2.
    Se dividir por 30 dias obtém 21,5W/m2.

Isto tendo em conta os pressupostos que usaram no projeto térmico, que estando corretos, levariam a que baixa-se a potência instalada para valores menores. Como há sempre o receio de variáveis não quantificadas como por exemplo a temperatura exterior de projeto baixar em determinado momento (depende da zona climática), ou o cliente desejar uma temperatura ambiente superior aos 20°C de projeto, diria que uma instalação com 70-80W/m2 já contemplará muitas variáveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  14.  # 16

Colocado por: SEEINGSe não estou em erro a estação de aquecimento considera em Portugal continental 6 meses.

Isto tendo em conta os pressupostos que usaram no projeto térmico, que estando corretos, levariam a que baixa-se a potência instalada para valores menores. Como há sempre o receio de variáveis não quantificadas como por exemplo a temperatura exterior de projeto baixar em determinado momento (depende da zona climática), ou o cliente desejar uma temperatura ambiente superior aos 20°C de projeto, diria que uma instalação com 70-80W/m2 já contemplará muitas variáveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulos

21,5W/m2? Acho isso muito baixo não?
  15.  # 17

Colocado por: paulos
    21,5W/m2? Acho isso muito baixo não?

É o que dá com a informação que colocou, o que num edifício novo e atual não surpreende isto sendo um projeto térmico bem feito e não apenas copy/past 😉.
    • paulos

# 18

Colocado por: SEEINGSe não estou em erro a estação de aquecimento considera em Portugal continental 6 meses.

Estas pessoas agradeceram este comentário:paulos

Segundo o projeto termico a estação de aquecimento é de 6.91 meses o que daria de necessidades perto de 19w.
    Acho muito baixo, uma passive house tem menos de 10W/m2, não acredito que anda nesses valores...
  16.  # 19

Colocado por: paulosSegundo o projeto termico a estação de aquecimento é de 6.91 meses o que daria de necessidades perto de 19w.

Parece que é o que tem no seu projeto térmico.

Colocado por: paulosAcho muito baixo, uma passive house tem menos de 10W/m2, não acredito que anda nesses valores...

Uma passive house de uma forma simplista aumenta a eficiência devido à maior estanquidade, nos restantes elementos não é muito diferente.
  17.  # 20

E tenho ideia que na térmica temperatura conforto no inverno é 18o para os cálculos e o pessoal gosta mais de uns 22/23 dentro de casa

0.0228 seg. NEW