Iniciar sessão ou registar-se
  1. Tyrande, lamento ouvir... Mas o sentimento de que está tudo impossível é generalizado, e em casa temos salários relativamente bons. Também compramos sobretudo de marca branca, mas tudo aumentou. Se antes da inflação galopante se comprava massa mais barata no Lidl, agora é igual; no Intermarché, se numa semana tem a carne mais barata, eventualmente vão tê-la mais cara que o habitual, para compensar (acabei de assistir a isso).

Mas há sempre opções mais em conta. Pelo menos no Intermarché há frequentemente carne de estufar com pouca gordura e super tenra, dá para quase tudo. Já usei em pica pau em que dou só uma fritadeira rápida alta temperatura e ficou top. Ou faz-se jardineira, pede-se para picar para hambúrgueres ou bolonhesa, etc, etc. Com imaginação consegue-se comer SUPER bem por pouco. Até acho mais desafiante comer peixe fresco de jeito sem gastar pequenas fortunas...

Como aproveitava sempre as promos no azeite para abastecer a despensa antes de duplicar de preço, ainda não paguei nenhum ao preço estúpido actual. Não passo sem azeite e mais depressa deixava a carne vermelha. É o meu tempero, a minha manteiga na torrada matinal e a gordura para fritar quase tudo.

Bem hajam!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2. Colocado por: pcspinheiroainda não paguei nenhum ao preço estúpido actual. Não passo sem azeite

Continuo a achar q o azeite apesar de estar bem mais caro, é barato pe comparado com uma garrafa de vinho...

A carne de vitela/vitelão nas promos ainda se arranja abaixo dos 12€, mas sinceramente é como o azeite, é caro mas ao menos é bom e se bem escolhida é aproveitada a 100%.

Podemos ir para porco a 6€ e metade ser osso/courato... por ex prefiro o bife da vazia a 12/13€ do que as costeletas a 10€, que em peso metade é osso.
  3. Frequentemente compro lombo de porco em vez de costeletas. O preço no Intermarché é geralmente o mesmo mas zero osso.

Mas por vezes também compro ossos da suã, tão bons 🤤

Vazia a 12€ tá barata! Bons tempos em que comprava vazia a 8€ em promoção no continente...
    •  
      Tyrande
    • 20 agosto 2024 editado
    A nossa "sorte" é que raramente compravamos carne vermelha porque cá em casa não somos muito chegadas a ela. Era quase exclusivamente para cozidos.

Agora compramos exclusivamente porco e frango. Não posso me queixar que passo mal, longe disso. Imagino o pessoal que ganha o SMN, deve estar bem pior que eu.

É mais o sentimento de...revolta talvez?... de, aos 40 anos, depois de várias promoções no trabalho e alguns aumentos salariais, tenho menos poder de compra no supermercado do que quando tinha 25 anos.

Antes ainda se comprava uns "miminhos". Leia-se, umas bolachinhas, um sumo, uns chocalatezinhos, a dita cuja carne vermelha...

Agora? Andam todos a ser riscados da lista!
    Concordam com este comentário: joaomgf, NTORION
  4. Colocado por: TyrandeOff topic, ms eu honestaente sinto-me cada vez mais pobre, mesmo com aumentos salariais pontuais.
    Com 40 anos pela primeira vez na vida vou ao mercado e não posso comprar carne vermelha porque simplesmente é muito cara pro meu bolso.
    12€ o kg, simplesmente não dá.

E daqui a bocado tou a ver que o azeite vai ter de ser eliminado da mesa, de alguma forma.

Cá em casa a maior parte dos produtos é de marca branca, tentamos aproveitar todas as promoções dos mercados à volta (Lidl, Audi, PD, Continente e Intermarché) e simplesmente tem de se começar a cortar na comida porque está tudo impossivelmente caro!

Tenho sugerido muitas vezes peixes muito bons e bastante em conta. Estamos no pico da sardinha e este ano não a vi passar dos 5 euros, o carapau há todo o ano, a cavala super barata. Um tamboril médio (muitas vezes a menos de 10 €/kg) faz 2 tachos de arroz. São 10 refeições numa família de 4. O peixe galo e o relógio, bom preço e excelentes no forno. Red fish e a boa pescada congelada em promoção (é só cozer 2 ovos com as batatas e uma cenoura e fica um prato delicioso). Até bacalhau se compra a bom preço.

Na carne. Com 600 gr de novilho picado na hora fazem-se 10 refeições, juntando massa. As iscas, bom preço e carregadas de bons nutrientes. Bife de frango, está mais caro mas ainda em conta. Um pato custa 4 ou 5 euros e faz um tabuleiro enorme de comida.

Acho que se deve escolher bem mas não abdicar de comida saudável. O que se poupa agora, que somos novos, paga-se mais tarde na saúde.
    Concordam com este comentário: NTORION, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5. Concordo em absoluto, somos o que comemos. Mas preciso de saber onde se compra um pato por 4-5€. Por kg, talvez? 😉
    Concordam com este comentário: marize
  6. Colocado por: pcspinheiroConcordo em absoluto, somos o que comemos. Mas preciso de saber onde se compra um pato por 4-5€. Por kg, talvez? 😉

Sim, claro, por kg. Já cheguei a comprar no Inter em promoção a cerca de 9 euros. Com mais duas canecas de arroz anda-se a comer quase uma semana! :-P
  7. Colocado por: pcspinheiroConcordo em absoluto, somos o que comemos

Sem dúvida. Baixei o colesterol de 250 para 216 em 6 meses. Só reduzindo a quantidade de queijo, eliminando fritos e 1 danacol antes de deitar! Bons hábitos alimentares devem ser uma das nossas prioridades de vida.
  8. A sardinha já a vi eu no pingo doce no início de agosto a 7.99€.

Mas concordo que as vezes se bem gerido se consegue fazer umas quantas refeições por um preço qb.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  9. Colocado por: Casa da HortaSem dúvida. Baixei o colesterol de 250 para 216 em 6 meses. Só reduzindo a quantidade de queijo, eliminando fritos e 1 danacol antes de deitar! Bons hábitos alimentares devem ser uma das nossas prioridades de vida.

Eu reduzi o colesterol para 130, e continuo a comer queijo e fritos.
    Um comprimido por dia, nem sabe o bem que lhe fazia :-))
  10. Colocado por: Pickaxe
    Eu reduzi o colesterol para 130, e continuo a comer queijo e fritos.
    Um comprimido por dia, nem sabe o bem que lhe fazia :-))

Prefiro evitar os comprimidos para o colesterol, dizem que a longo prazo fazem mal aos rins (ou ao fígado).
  11. Atorvastatina...
    Dizem na TV que 3 em cada 4 tugas tem problemas de colesterol, eu felizmente faço parte dos 25% não afetados 🙃 Pelo menos para já 😒
    Concordam com este comentário: marize
    • Soliva
    • 21 agosto 2024 editado
    Colocado por: Casa da HortaSó reduzindo a quantidade de queijo, eliminando fritos e 1 danacol antes de deitar!

Uma vida sem queijo … não … absolutamente não !
    Vivo a verdadeira felicidade numa feira de queijos , babo num corredor ou expositor de queijos .
    Morro cedo ?
    Provavelmente… mas morro feliz! 😂🤣

* Escreve-se isto enquanto se degusta ( devora avidamente ) um bom amanteigado do Côa *
  12. Colocado por: Vítor MagalhãesAtorvastatina...

Segundo o que li essa é das mais fortes, usada em doses mais elevadas para valores de colesterol muito altos. Eu a fazer alguma seria das mais fraquinhas e na dose mais baixa. Como é medicação para fazer para sempre, acaba por fazer alguns estragos nos rins ou outros órgãos. Isto não é assim muito científico mas acho que chega para esta conversa.
  13. Colocado por: Casa da Horta
    Segundo o que li essa é das mais fortes, usada em doses mais elevadas para valores de colesterol muito altos. Eu a fazer alguma seria das mais fraquinhas e na dose mais baixa. Como é medicação para fazer para sempre, acaba por fazer alguns estragos nos rins ou outros órgãos. Isto não é assim muito científico mas acho que chega para esta conversa.

Existem várias dosagens para o mesmo medicamento. POr curiosidade logo à noite vou ver o que é que se gasta lá por casa.

Medicação para sempre apenas, e para já, tomo Alopurinol por causa do ácido úrico. Os níveis não baixam apenas por via de uma dieta mais rigorosa. 😒
  14. Colocado por: Soliva

Uma vida sem queijo … não … absolutamente não !
    Vivo a verdadeira felicidade numa feira de queijos , babo num corredor ou expositor de queijos .
    Morro cedo ?
    Provavelmente… mas morro feliz! 😂🤣

* Escreve-se isto enquanto se degusta ( devora avidamente ) um bom amanteigado do Côa *

Lol
    Em parte concordo consigo. Não tirei o queijo de todo, mas evito comer nas quantidades que me apetecia. E evito comprar os que sei que me fazem pior. Como muito queijo fresco, que também me sabe muito bem.
    Era perdido por croquetes, chamuças e salgados em geral. Esses deixei mesmo de comer (o máximo uma empada de galinha feita no forno) e não fico deprimido.
    O meu maior drama (e já disse à minha mulher que esse não me pode tirar) é o bom leitão da mealhada! Mas só vou comer quando for mesmo bom! se é para fazer mal que faça, mas ao menos fico consolado! Leitão ranhoso (ou só mais ou menos) dos restaurante por aqui não vou mais comer, e como moro a 200 km do Pedro dos leitões também não vai ser por aí que o colesterol sobe!
  15. Colocado por: Vítor Magalhães
    Existem várias dosagens para o mesmo medicamento. POr curiosidade logo à noite vou ver o que é que se gasta lá por casa.

Medicação para sempre apenas, e para já, tomo Alopurinol por causa do ácido úrico. Os níveis não baixam apenas por via de uma dieta mais rigorosa. 😒

Eu hei-de ter o da próstata mas espero que ainda esteja longe!
  16. Colocado por: Vítor MagalhãesAtorvastatina...

Ui tentei isso duas vezes na vida. Só tentar durante uma semana e já não dormia à noite por causa dos rins.
    Com o arroz vermelho tou nos 180 e estou muito bem...
  17. Colocado por: Dacepa

Ui tentei isso duas vezes na vida. Só tentar durante uma semana e já não dormia à noite por causa dos rins.
    Com o arroz vermelho tou nos 180 e estou muito bem...

Mas o arroz vermelho não tem também umas nuances quaisquer? Sobre efeitos a longo prazo? Leu sobre isso?
  18. Tudo faz mal a alguma coisa.
    Na realidade penso que há dois anos, limitaram a quantidade de monacolina K que estes comprimidos podiam levar. Era/é este ingrediente que se calhar faria mais danos a longo prazo. (Com comprimidos antigos colesterol andava nos 140, dose nova a 180, sem nada para aí 220/230).
    Comprimidos prescritos aí sim, estourava me os rins.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta

0.8511 seg. NEW