Iniciar sessão ou registar-se
  1. Andei a navegar e dei neste parecer do Jornal Oficial da União Europeia:
    A Autoridade considerou que as informações disponíveis sobre os efeitos adversos relatados nos seres
    humanos eram suficientes para concluir que as monacolinas de arroz vermelho fermentado, quando utilizadas
    como suplementos alimentares, suscitavam preocupações de segurança significativas ao nível de utilização de 10
    mg/dia. Além disso, a Autoridade considerou que foram relatados casos individuais com reações adversas graves às
    monacolinas do arroz vermelho fermentado, a níveis de ingestão tão baixos quanto 3 mg/dia, tomadas durante um
    período entre duas semanas e um ano, tendo ocorrido casos de rabdomiólise, hepatite e perturbações cutâneas que
    exigiram hospitalização

Está tudo aqui: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32022R0860&from=EN

Não tive tempo para ler tudo mas não gostei do que transcrevi acima, sorry Dacepa...
  2. Colocado por: DacepaTudo faz mal a alguma coisa.
    Na realidade penso que há dois anos, limitaram a quantidade de monacolina K que estes comprimidos podiam levar. Era/é este ingrediente que se calhar faria mais danos a longo prazo. (Com comprimidos antigos colesterol andava nos 140, dose nova a 180, sem nada para aí 220/230).
    Comprimidos prescritos aí sim, estourava me os rins.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Qual é a marca e dose dos comprimidos que está a fazer? Pode dizer por favor?
  3. Acredito que possa fazer mal. Como tudo.
    Os medicamentos é que não posso com eles, logo...

Já tomo há 3 anos e até agora a coisa não acusou nada. Outros que conheço também de nada se queixam.

De marcas por norma vou ao site da naturista e vejo o que está a melhor preço, os ingredientes normalmente são os mesmos entre eles. Vem aditivado com Q10.

Penso que sejam estes que tenho actualmente.
    https://www.naturitas.pt/p/suplementos/antioxidantes-e-coenzimas/arroz-fermentado-vermelho-com-coenzima-q10-e-monacolina-k-540-comprimidos-zenement
    Concordam com este comentário: marize
  4. Colocado por: Casa da HortaAndei a navegar e dei neste parecer do Jornal Oficial da União Europeia:
    A Autoridade considerou que as informações disponíveis sobre os efeitos adversos relatados nos seres
    humanos eram suficientes para concluir que as monacolinas de arroz vermelho fermentado, quando utilizadas
    como suplementos alimentares, suscitavam preocupações de segurança significativas ao nível de utilização de 10
    mg/dia. Além disso, a Autoridade considerou que foram relatados casos individuais com reações adversas graves às
    monacolinas do arroz vermelho fermentado, a níveis de ingestão tão baixos quanto 3 mg/dia, tomadas durante um
    período entre duas semanas e um ano, tendo ocorrido casos de rabdomiólise, hepatite e perturbações cutâneas que
    exigiram hospitalização

Está tudo aqui:https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32022R0860&from=EN

Não tive tempo para ler tudo mas não gostei do que transcrevi acima, sorry Dacepa...

Certo este foi o estudo que deu lugar a que os comprimidos tenham limitações relativo a monocolinas, antes a quantidade era maior.

"Uma porção individual do produto para consumo diário deve fornecer menos de 3 mg de monacolinas de arroz vermelho fermentado".

Vendo as quantidades das diversas marcas estão todas actualmente perto dos 2,99.
    •  
      taunus
    • 22 agosto 2024 editado
    Eu tomei em tempos Biokygen Arroz Vermelho 60 Cápsulas com 2,9mg de monacolina e resultou. Passei de 200 para 150.

Com a sinvastatina ando pelos 130. Agora o médico receitou-me rosuvastatina. Alguém conhece?

A sinvastatina tem potência intermediária no controle do colesterol. Já a rosuvastatina tem alta potência no controle de colesterol e menores efeitos colaterais que a sinvastatina. Fonte Doctoralia
  5. Eu também já tentei o arroz vermelho e zero efeito. Tentei ser praticamente vegetariano durante 6 meses e nada. Só com sinvastatina é que reduziu, mas o meu maior problema nem é colesterol total em excesso (ronda os 200), é pouco HDL... Mas não há nada que faça aumentar; desporto, alimentação saudável, nada. Já há muito que não faço análises, mas pode ser que ter largado 10 kg tenha ajudado.

O problema do colesterol é que nem sempre depende da alimentação. O nosso organismo também o produz porque é um lipídio essencial a muitos processos biológicos, e wua do produz em excesso é mais complicado controlar sem usar medicação...
    Concordam com este comentário: marize, eu
  6. Colocado por: taunusEu tomei em tempos Biokygen Arroz Vermelho 60 Cápsulas com 2,9mg de monacolina e resultou. Passei de 200 para 150.

Com a sinvastatina ando pelos 130. Agora o médico receitou-me rosuvastatina. Alguém conhece?

A sinvastatina tem potência intermediária no controle do colesterol. Já a rosuvastatina tem alta potência no controle de colesterol e menores efeitos colaterais que a sinvastatina.Fonte Doctoralia

Quando diz que desceu de 200 para 150 está a falar no LDL, certo? Não o colesterol total, confirma?
    É que valores de colesterol de 150 são normais...
    Não sou muito entendido no assunto, mas do que fui lendo, os efeitos secundários aumentam com a dose e com a intensidade da estatina. O médico a mim havia de me explicar muito bem o porquê dessa mudança...

Colocado por: pcspinheiroEu também já tentei o arroz vermelho e zero efeito. Tentei ser praticamente vegetariano durante 6 meses e nada. Só com sinvastatina é que reduziu, mas o meu maior problema nem é colesterol total em excesso (ronda os 200), é pouco HDL... Mas não há nada que faça aumentar; desporto, alimentação saudável, nada.

Então e 1 danacol antes de deitar? :-)
    A mim convenceram-me que frutos secos são bons para aumentar o HDL (colesterol bom). Não gosta de cajús? :-)
    Fui super fácil de convencer!
    As minhas medidas nos últimos 6 meses fizeram subir o hdl de 59 para 62. Não é muito mas é qualquer coisa.
  7. O meu HDL andava nos 45... Tenho que fazer análises, falta tempo e vontade 😓
    • marize
    • 22 agosto 2024 editado
    Ora que belo tópico de farmacologia 👌
    Do lado de cá os únicos suplementos que fazemos são naturais.

No Inverno vitamina D e 2x vezes por ano Magnésio.

Quando leio esses estudos que vão lançando, questiono-me que interesses estão a ser garantidos e depois de todos fazermos parte da geração que viu o leite de vaca ser intitulado e destituído do podium do Cálcio, sinto mesmo que prefiro ouvir o corpo.

Quando sinto sinal de inflamação nas articulações, reduzo os citrinos e aumento a curcuma e o gengibre... quando sinto muita vontade de comer açúcar aumento a proteína e não vou com 45anos sempre saudável, mas a verdade é que apesar do excesso de peso em que nunca mais tive mão depois de 3 gravidezes, sinto-me bem!

Quanto à carne fresca não consigo comprar no hipermercado a menos que seja bife de frango do campo para o senhor meu marido.

Por mim é: hamburguer novilho açores 100%carne (congelados lidl), 20€ por cada galinha caseira que trago da terrinha, ovos caseiros da terrinha e muito cogumelo e leguminosas 🥸
  8. Colocado por: marizesinto mesmo que prefiro ouvir o corpo

O problema é quando o corpo não diz nada enquanto é tempo... Depois quando diz já os danos são irreversíveis. Colesterol e diabetes são bons exemplos disso.
  9. Caro Luis, o corpo não diz nada ou não há disponibilidade para o ouvir?! 🤔
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  10. Colocado por: marizeCaro Luis, o corpo não diz nada ou não há disponibilidade para o ouvir?! 🤔
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Conforme os casos. Muitos dos casos dos cancros, o corpo só "diz" quando já é muito tarde, daí haver uma elevada taxa de mortalidade nos doentes com cancro.
  11. Colocado por: Vítor Magalhães
    Existem várias dosagens para o mesmo medicamento. POr curiosidade logo à noite vou ver o que é que se gasta lá por casa.

Medicação para sempre apenas, e para já, tomo Alopurinol por causa do ácido úrico. Os níveis não baixam apenas por via de uma dieta mais rigorosa. 😒
      Screenshot_2024-08-22-20-31-29-556_com.miui.gallery-edit.jpg
  12. Colocado por: Tyrande...

Cá em casa a maior parte dos produtos é de marca branca, tentamos aproveitar todas as promoções dos mercados à volta (Lidl, Audi, PD, Continente e Intermarché) e simplesmente tem de se começar a cortar na comida porque está tudo impossivelmente caro!

Pode variar conforme a zona do país, mas eu encontro muitos produtos mais baratos nas praças/mercados municipais do que os produtos dos supermercados.
    Obvio que no supermercado está tudo ali à mão, tem estacionamento à porta, mas a qualidade dos produtos de supermercado tem baixado muito e o preço não para de subir.
    Não tenho encontrado em nenhum supermercado fruta, carne ou peixe com qualidade.
    Normalmente (porque fica no percurso diário) vou ao continente, mas a carne cada vez é pior, sem qualidade nenhuma.
    A fruta nem se fala, sem sabor, apanhada verde, nem cor tem.
    O peixe, quando é do mar tem preço igual ou superior ao que é vendido nas peixarias tradicionais, mais acessível só o de "aquário da turquia"...

Pena que só tenho tempo de ir à praça ao sábado.
  13. Colocado por: vmontalvaoConforme os casos. Muitos dos casos dos cancros, o corpo só "diz" quando já é muito tarde, daí haver uma elevada taxa de mortalidade nos doentes com cancro.
    lamento se o próprio ou alguém próximo está a passar ou passou por algum desafio, mas permita-me discordar.

Consideramos que uma doença se está a manifestar quando está no ponto de "explosão", mas na verdade muito antes o corpo dá sinais (oh se dá!!!), mas seja por stress familiar, profissional, financeiro, a maior parte de nós segue uma rotina tão específica que não tem tempo nem disponibilidade para parar e "ouvir".

Na verdade nas escolas já se fala de mindfullness e meditação, em alguns hospitais fala-se de Reiki, mas o ser humano adulto em grande parte, (não digo todos nem estou a falar de si, já que não o conheço), continua numa roda viva a tentar alcançar objectivos.

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde" algo assim não é?

Mais especificamente em relação ao cancro, determinadas infecções nos ganglios, determinados inchaços nas pernas, determinadas dores de cabeça, podem ser indicadores de que estamos a manifestar um multiplicação de células nefastas em alguma parte do corpo. Olhar para nós mesmas e nós mesmos de maneira Holística, é perceber que como um todo, não quer necessariamente dizer que esse "cancro" esteja a ser desenvolvido em nenhuma das partes que se está a queixar agora.

(back to promos, descontos e afins)
  14. Colocado por: LMigAlvesA fruta nem se fala, sem sabor, apanhada verde, nem cor tem
    concordo totalmente! Das poucas coisas que não nos custava pagar para comer bem, era frutas e legumes e neste momento nem os biológicos se safam!
    Maçãs super farinhentas, tomates super empezinhados, couve coração sem cor alguma, está assustador...
  15. Colocado por: marizeconcordo totalmente! Das poucas coisas que não nos custava pagar para comer bem, era frutas e legumes e neste momento nem os biológicos se safam!
    Maçãs super farinhentas, tomates super empezinhados, couve coração sem cor alguma, está assustador...

Não sei se acontece em muitos sitios, mas em alguns municipios (mais do interior) é permitido aos produtores locais venderem no exterior da praça/mercado municipal.
    Só encontramos fruta da época, hortaliça da época, sem estar escolhida, calibrada, sem grande preocupação no aspecto, mas com sabor, muito sabor e qualidade.
    E sem as margens de lucros de 5 ou 6 intermediários, despesas de 3 ou 4 transportadoras...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  16. Falaram em tomates e algo que há dias aconteceu: por infelicidade tive de comprar cherry e coração de boi, foi no continente…estava a comer água! Sem sabor, maldita hora que os tomates da horta ainda não estavam maduros! Que diferença absurda
  17. Por causa dos aumentos descontrolados pelas marcas:
    https://expresso.pt/economia/2024-08-14-guerra-declarada-dos-supermercados-aos-precos-dos-fornecedores-chegou-a-portugal-59567ed0

Não compro produtos dessa marca, já à muito que tento comprar tudo de marca branca por causa dos preços elevados.
  18. Colocado por: marizeconcordo totalmente! Das poucas coisas que não nos custava pagar para comer bem, era frutas e legumes e neste momento nem os biológicos se safam!

O meu entendimento das coisas "bio" é que têm um intervalo de segurança maior entre a aplicação de produtos e a chegada ao consumidor. Não quer dizer que não levem fitoquímicos ou adubos... Esses, são os das nossas hortas, onde sabemos o que levam e quando (no meu caso, estrume e água). 😉

0.8681 seg. NEW