Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: zedasilva
    Não concordo!
    Hoje os DO não são nenhuns ignorantes. Só não tem mais conhecimento porque isso iria perturbar os seus sonhos.
    É verdade que muitos são enganados mas não se pode dizer que sejam completamente inocentes.

    Até lhe posso dar um exemplo real de um DO que nos próximos tempos vai entrar para esse rol.
    Há cerca de 2 meses foi-me solicitada cotação para fiscalização de uma obra. Como o projeto era de um gabinete que já conheço pedi para me enviarem as espacialidades.
    Resultado, erros em cima de erros e um saco cheio de omissões.
    Alertei o DO para esse facto e pedi para contactar o gabinete no sentido de saber se isso seria corrigido antes de o DO começar a pedir orçamentos.
    Resultado, não obtive mais nenhuma resposta por parte do DO
    Ninguém gosta de saber que pagou 10.000€ por um projeto e afinal agora vem um caramelo qualquer dizer que aquilo tem erros.
    Esta semana soube que um empreiteiro para quem costumo fazer direção técnica ganhou a obra.
    Serei eu não a defender o DO mas sim o empreiteiro.
    Sabe o que vai acontecer?
    Uma derrapagem orçamental que assim a olho para cumprir o projeto deve rondar os 30.000 a 40.000.
    Numa obra de 400.000 não é muito mas é daquelas coisas que eram desnecessárias.


    E não existem erros e omissões?
    Porque se estiverem acauteladas já não é bem assim a derrapagem!
  2.  # 62

    Colocado por: TelhadoE não existem erros e omissões?

    Nos projetos de obras particulares não há nada disso.
    • RUIOLI
    • 3 março 2023 editado

     # 63

    Colocado por: zedasilva
    Nos projetos de obras particulares não há nada disso.


    Porquê? Basta estar no contrato...
  3.  # 64

    Colocado por: zedasilva
    Nos projetos de obras particulares não há nada disso.


    Eu também não conhecia isso mas neste projecto vi pela primeira vez e la me explicaram o que era.
    O meu sócio disse-me que inclui sempre isso seja numa casa seja em várias pois é sempre uma salvaguarda e obriga toda a gente abrir os olhos.
  4.  # 65

    Colocado por: zedasilva
    Não concordo!
    Hoje os DO não são nenhuns ignorantes. Só não tem mais conhecimento porque isso iria perturbar os seus sonhos.
    É verdade que muitos são enganados mas não se pode dizer que sejam completamente inocentes.

    Até lhe posso dar um exemplo real de um DO que nos próximos tempos vai entrar para esse rol.
    Há cerca de 2 meses foi-me solicitada cotação para fiscalização de uma obra. Como o projeto era de um gabinete que já conheço pedi para me enviarem as espacialidades.
    Resultado, erros em cima de erros e um saco cheio de omissões.
    Alertei o DO para esse facto e pedi para contactar o gabinete no sentido de saber se isso seria corrigido antes de o DO começar a pedir orçamentos.
    Resultado, não obtive mais nenhuma resposta por parte do DO
    Ninguém gosta de saber que pagou 10.000€ por um projeto e afinal agora vem um caramelo qualquer dizer que aquilo tem erros.
    Esta semana soube que um empreiteiro para quem costumo fazer direção técnica ganhou a obra.
    Serei eu não a defender o DO mas sim o empreiteiro.
    Sabe o que vai acontecer?
    Uma derrapagem orçamental que assim a olho para cumprir o projeto deve rondar os 30.000 a 40.000.
    Numa obra de 400.000 não é muito mas é daquelas coisas que eram desnecessárias.
    zedasilva essa nao é a realidade que eu conheço.
    Isso tudo certinho conheço pelo que vou lendo no fórum, na realidade vejo projetos de 3/4/5k, um mapa de quantidades chapa5 cheio de frases “do tipo” “ou equivalente ”
    Um empreiteiro que da preço chave na mão e que não precisa de perder tempo a procurar erros e omissões nos projetos porque normalmente sabe que o DO nao lhe vai pagar mais, até porque em muitos casos não tem.
    Por isso o Empreiteiro que se desenrasque, que poupe no ferro, no cimento, no isolamento, mas que se arranje
  5.  # 66

    Exemplo de alguns dos erros e omissões
    O projeto foi calculado para sapatas isoladas. O terreno está cultivado mas é uma zona de areias. O firme nunca estará e 1,50m de profundidade como ficou garantido no orçamento. Ou seja, a derrapagem começa logo nas fundações.
    O projeto não comtempla nenhum sistema de impermeabilização das zonas enterradas. Eu quase que aposto que lá para os 2m aquilo começa a dar água. É evidente que o empreiteiro vai perguntar se com aquelas condições não é melhor fazer algum tipo de impermeabilização.
  6.  # 67

    O meu Socio diz muitas vezes que deveria haver uma lista negra do género da do banco de Portugal mas para a construção civil tanto para as empresas como para os DO’s.
    Assim acabava se os incumprimentos de parte a parte.
    Aliás eu estou neste projecto porque o meu Socio levou uma pancada dum cliente no valor de 800k e ficou asfixiado caso contrário não me teria metido nisto.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  7.  # 68

    Colocado por: TelhadoAliás eu estou neste projecto porque o meu Socio levou uma pancada dum cliente no valor de 800k

    É que nem duvide que há muito DO artista.
    projetos dos 400K para cima é preciso muito cuidado pois por vezes aparecem uns artistas aramados em chicos espertos
    • DR1982
    • 3 março 2023 editado

     # 69

    Colocado por: zedasilvaExemplo de alguns dos erros e omissões
    O projeto foi calculado para sapatas isoladas. O terreno está cultivado mas é uma zona de areias. O firme nunca estará e 1,50m de profundidade como ficou garantido no orçamento. Ou seja, a derrapagem começa logo nas fundações.
    O projeto não comtempla nenhum sistema de impermeabilização das zonas enterradas. Eu quase que aposto que lá para os 2m aquilo começa a dar água. É evidente que o empreiteiro vai perguntar se com aquelas condições não é melhor fazer algum tipo de impermeabilização.
    problema resolvido por uns tostões com uns bidões de plástico
  8.  # 70

    Colocado por: DR1982problema resolvido por uns tostões

    Duvido que isso esteja correto.
    Que dimensão vai ter a sapata que apoia aí em cima?
  9.  # 71

    Colocado por: zedasilva
    Duvido que isso esteja correto.
    Que dimensão vai ter a sapata que apoia aí em cima?
    a sapata é no fundo, sobe em bidões até cima, viga perimetral, desvão de 40cms e ta o assunto resolvido sem ganhar cabelo branco
  10.  # 72

    Colocado por: DR1982a sapata é no fundo, sobe em bidões até cima,

    Se a sapata é no fundo para que raio são o bidões?
    • DR1982
    • 3 março 2023 editado

     # 73

    Colocado por: zedasilva
    Se a sapata é no fundo para que raio são o bidões?
    cofragem e impermeabilização rápida
  11.  # 74

    Colocado por: DR1982cofragem

    Mas gasta o dobro do betão

    Colocado por: DR1982impermeabilização rápida

    verdade!
    Durante 2 ou 3 anos
  12.  # 75

    Colocado por: zedasilva
    Mas gasta o dobro do betão


    verdade!
    Durante 2 ou 3 anos
    o empreiteiro se prefere assim é porque compensa.
    É pratica comum aqui pela zona.
    Eu acho que algumas nem sapata leva, é mesmo só os bidões
  13.  # 76

    Colocado por: DR1982o empreiteiro se prefere assim é porque compensa.

    Mas na sua zona o empreiteiro é que decide sobre a estrutura?
    Então para que raio é que o DO mandam fazer projetos de estabilidade?
  14.  # 77

    Colocado por: zedasilva
    Mas na sua zona o empreiteiro é que decide sobre a estrutura?
    Então para que raio é que o DO mandam fazer projetos de estabilidade?
    claro, eu bem digo que você anda desatualizado :)
    Fazem projetos porque é obrigatório!
  15.  # 78

    Colocado por: DR1982claro, eu bem digo que você anda desatualizado :)

    Assim sendo, não se justifica que levem os 900€/m2
    Um gajo com 2 dedos de testa faz a 700€/m2 ganha dinheiro e os DO ainda lhe ficam agradecidos
    • DR1982
    • 3 março 2023 editado

     # 79

    Colocado por: zedasilva
    Assim sendo, não se justifica que levem os 900€/m2
    Um gajo com 2 dedos de testa faz a 700€/m2 ganha dinheiro e os DO ainda lhe ficam agradecidos
    devem pelo que vejo devem levar a 900€ja com iva incluido.
    Mais coisa menos coisa, flutuantes, pré de AC e o resto a condizer
  16.  # 80

    Colocado por: DR1982flutuantes, pré de AC e o resto a condizer

    Flutuantes custam 15€ me já com aplicação e tudo
    Pré instalação de AC custa 250€ já com sistema de drenagem e tudo
 
0.0272 seg. NEW