Iniciar sessão ou registar-se
    • Exodia
    • 1 março 2023 editado

# 1

Boa noite a todos.
    Tenho uma casa de família construida ao longo dos anos com dois andares, que está sem licença de habitabilidade no distrito de Braga. A mesma está fechada, já com contador de luz e água, estando apenas em reboco. A ideia seria dividir a casa em dois, ficando assim multi-familiar, tenho andado a ver arquitetos e os valores rondam os 10K já com iva. Basicamente dizem que se trata de fazer uma projeto novo, mesmo já a casa estando construida, mas sem a licença. Não se alguém já passou por situação similar e se é a solução?

O objetivo será viver os primeiros anos e dentro de 5 anos, passar a casa para aluguer.
  1.  # 2

Colocado por: ExodiaBoa noite a todos.

Olá. Mas qual é a sua dúvida então? O que pretende saber?

Pelo que se entende, tem uma casa ilegal, na qual pretende fazer obras, passando depois a ter dois fogos. E agora, antes de mudar-se para lá, quer pôr as coisas direitas, é isso? E então? Qual é a sua dúvida?

Como não temos contexto algum do que se trata é complicado opinar. Pode até dar-se o caso de tenha que demolir partes da construção existente. Antes de mais é preciso averiguar se as construções existentes são passíveis de serem legalizadas. Podem não ser. Ainda assim, 10k para isso parece algo exagerado.

Se tiver interesse, pode enviar-me email com mais informação (migueloliveirabraga@gmail.com) e fotografias das construções. Podemos dar-lhe cotação para os projectos, somos Arquitectos no concelho de Braga. Onde fica a casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Exodia
  2.  # 3

Colocado por: ExodiaNão se alguém já passou por situação similar e se é a solução?
    é essa a solução.

também somos de Braga, se quiser pode mandar email.
  3.  # 4

Agradeço as respostas, a minha questão é se é o procedimento correto para assim fazer as coisas de forma legal. Já tenho três propostas na mesma situação sendo que rondam os mesmos valores.
    Antes de pensar nas obras que serão o próximo passo, queria assim perceber o processo.
  4.  # 5

Colocado por: ExodiaAgradeço as respostas, a minha questão é se é o procedimento correto para assim fazer as coisas de forma legal.

Sim é.

Colocado por: ExodiaJá tenho três propostas na mesma situação sendo que rondam os mesmos valores.

Em torno de 10k os três? Para um processo de legalizações? Acho estranho (caro).
  5.  # 6

Miguel

não é só legalização repare bem, tem uma série de alterações que visam transformar uma casa em duas
  6.  # 7

Os orçamentos propostos incluem, topografo, projeto de arquitetura, projeto de licenciamento, especialidades e divisão em propriedade horizontal.
  7.  # 8

10 mil tanto podem ser caros como um preço muito bom por isso tudo, há projetos que não valem um caracol ou são mesmo algo muito básico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

Colocado por: marco1Miguel

não é só legalização repare bem, tem uma série de alterações que visam transformar uma casa em duas

Sim claro. Mas menciona-se que "a casa já está construída"... "dividir em duas"...
    Não parece que seja tão complicado que digamos para 6 ou 7k€, quanto mais para 10. Ou seja, toda aquela parte de implantar, afastamentos, alçados, volumetria, área total da casa, distribuir a estrutura, etc etc... pouco deve mudar, ou nada mesmo. Mas como disse, sem contexto não é fácil opinar. Como o marco1 bem disse também, tanto pode ser caro como barato.
  9.  # 10

Miguel tenho em mãos , felizmente já na parte final de um caso de legalização/ altração/ ampliação de uma moradia , e sei bem pelo que passei, muiuto mais trabalhosos do que se fosse um projeto de raiz. Só a parte de desenho com coleções de original, amarelos e vermelhos, e limpos ...imagine-se que por virtude da pandamia tudo atrasou e veio algumas alterações que inplicaram mexer em todos os desenhos...mais as especialidades...e o espaçamento no tempo...já não digo nada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

Foi á semelhança do que falou o marco1, que me falaram que mesmo tendo projeto em papel, teriam que fazer de novo, e processa-lo informaticamente.
    Está assim mais ou menos dentro do que me estão a falar e está a ser planeado.
  11.  # 12

Colocado por: marco1Miguel tenho em mãos , felizmente já na parte final de um caso de legalização/ altração/ ampliação de uma moradia , e sei bem pelo que passei, muiuto mais trabalhosos do que se fosse um projeto de raiz. Só a parte de desenho com coleções de original, amarelos e vermelhos, e limpos ...imagine-se que por virtude da pandamia tudo atrasou e veio algumas alterações que inplicaram mexer em todos os desenhos...mais as especialidades...e o espaçamento no tempo...já não digo nada.

Sim, claro. Bem sei o trabalho que dá, e que varia muito em função da construção e da legalizabilidade da coisa. Mas 10k é muita fruta ainda assim... acho estranho.
  12.  # 13

A primeira para está assim iniciada com a escolha do Arquiteto, agora vou entrar na fase da pesquisa para obras a realizar.
    Vou começar pelo aquecimento, irei colocar parede falsa em todas as paredes internas com ligação exterior. Sobre o isolamento colocar la de rocha ou la mineral? Em termos técnicos é igual?

Irei comprar recuperador de calor na sala
    Tenho esquentador a gás e pré instalação de ligação radiadores.
    - Pensei em bomba de calor para aguas sanitárias e radiadores a agua, mas a bomba de calor para este tipo de sistema ronda os 6k.
    - Não colocar radiadores e comprar emissores ceramicos e termo-acumulador para aguas sanitarias?
    - Comprar uma caldeira a gás para usar nos radiadores e comprar um termo-acumulador para aguas sanitárias?
    Que opções terei mais com valores simpáticos?

0.0150 seg. NEW