Iniciar sessão ou registar-se
    • Cila
    • 1 março 2023

# 1

Bom dia, gostaria de saber se é possível colocar uma casa pré fabricada ou modelar ou algo do gênero num terreno inserido num AUGI, ja em m2, caderneta, IMI pago, falta a aprovação do loteamento pela câmara... Se sim, posso torná-la com habitaçao prõpria permanente para que me possam instalar água e luz, estou certa ou nada disto é possível? Obrigada.
  1.  # 2

Colocado por: Cilagostaria de saber se é possível colocar uma casa pré fabricada ou modelar ou algo do gênero num terreno
    é sempre possível se o terreno for de construção e se a obra estiver devidamente licenciada pela CM

Colocado por: CilaSe sim, posso torná-la com habitaçao prõpria permanente para que me possam instalar água e luz
    uma vez licenciada a obra pode fazer isso tudo
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Cila
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cila
  2.  # 3

pré-fabricada, pós-fabricada, ....construída em geral , é tudo o mesmo. Tem smepre que licenciar junto da Câmara Municipal.
    Deve contactar um arquiteto e com ele perceber qual a melhor solução de arquitetura no seu caso
    Concordam com este comentário: Cila
  3.  # 4

e outro AVISO, al´m do que já foi descrito pelos colegas. A mairira das casnhas que vê à venda, por preços apeteciveis, não cumprem sequer os requisitos para habitação em Portugal. Muitas delas não são sequer passíveis de legalizar.
    - Não cumprem áreas mínimas uteis e/ou brutas, dimensoes minimas interiores, requisitos de termica e acustica, da lei das acessibilidades, etc...
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Cila, fernandoFerreira
    • Cila
    • 1 março 2023

# 5

obrigado a todos. o terreno está inscrito na caderneta para construção. No entanto, só posso ter uma obra licenciada se o loteamento estiver aprovado, certo? Mesmo sendo casa pré fabricada não me vão autorizar a instalação neste tipo de terreno? As regras são iguais para a construção? As casinhas pré fabricadas à venda, são de facto muito apelativas e a precos interessantes, não sabia era dessa nuance de não serem passíveis de legalizar...Como poderei saber os requisitos exigidos ou alguem que me indique uma empresa credivel por favor. Obg.
  4.  # 6

Colocado por: CilaMesmo sendo casa pré fabricada não me vão autorizar a instalação neste tipo de terreno?
    pre fabricado ou nao.. necessita de projectos e licenciamento.

Colocado por: CilaAs regras são iguais para a construção?
    sim. é uma construção como qualquer outra

Colocado por: CilaComo poderei saber os requisitos exigidos ou alguem que me indique uma empresa credivel por favor. Obg.
    fale com um arquitecto ou com um técnico da CM antes de começar a contactar empresas.. os requesitos são todos os regulamentos e leis aplicáveis à construção em portugal.
    • RCF
    • 1 março 2023

# 7

Colocado por: CilaMesmo sendo casa pré fabricada não me vão autorizar a instalação neste tipo de terreno?

Ser ou não ser pré fabricada não interessa para o licenciamento. Tanto necessita de licenciamento uma casa pré fabricada, como uma em alvenaria, em betão ou em madeira. O processo de licenciamento é o mesmo.

Colocado por: CilaAs casinhas pré fabricadas à venda, são de facto muito apelativas e a precos interessantes

No final, o preço pode não ser assim tão interessante. Normalmente, os preços anunciados não incluem tudo, nomeadamente não incluem a base em betão onde a casa assenta, nem as ligações aos ramais de água, eletricidade e gás. Depois, a qualidade, nomeadamente a robustez e isolamento térmico, estão ao nível do preço, isto é, são fracos. Por último, muitas dessas casas pré fabricadas não cumprem requisitos (de área mínima e de acessibilidades) que lhe permitam ser licenciadas pelas Câmaras.
    Portanto, são casas interessantes para se ter num sítio mais escondido, longe dos grandes centros, ilegais e assumindo o risco que, a qualquer momento, a Câmara a manda demolir e lhe aplica uma coima.
    • Cila
    • 1 março 2023

# 8

obrigado a todos...
  5.  # 9

Cila,
    Dirija-se à camara e procure falar com o departamento de urbanismo.
    Não compre casas pré-fabricadas, ou outras, sem se informar bem primeiro.
    •  
      SEEING
    • 1 março 2023 editado

# 10

E por exemplo uma "casa" como esta que deixo um exemplo!
    Aplicam-se as mesmas regras?
      T2_site.jpg
  6.  # 11

Colocado por: SEEINGE por exemplo uma "casa" como esta que deixo um exemplo!

Sim...
  7.  # 12

Muitos dizem que essas casas por nao estarem em contacto com o solo são consideradas casas móveis e por isso equiparadas a caravanas
    • RCF
    • 2 março 2023

# 13

Colocado por: SEEINGE por exemplo uma "casa" como esta que deixo um exemplo!
      T2_site.jpg

Essa até parece ter rodas...
    Creio que será diferenciador a existência ou não de ligação fixa de saneamento e eletricidade. Isto é, tendo essas ligações, necessitará de licenciamento.
  8.  # 14

Está aqui o parecer da CNT ( Comissão Nacional do Território)
    RECOMENDAÇÃO CNT 1/2019
    ESTRUTURAS AMOVÍVEIS: CASAS AMOVÍVEIS, CASAS MODELARES, PRÉ-FABRICADOS, MOBIL-HOME

https://cnt.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/Recomendacao%201_2019_CNT_0.PDF
  9.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas
    Sim...

Ou há regras diferentes de município para município ou muito "fechar os olhos" em alguns municípios!!
  10.  # 16

não estão para se chatear.. mas a pressão deste tipo de "casas" está a aumentar e isto vai dar uma volta. não sei é para que lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SEEING
  11.  # 17

12.  # 18

Colocado por: SEEINGAplicam-se as mesmas regras?
    claro. qual a diferença ser essa ou outra?
  13.  # 19

Colocado por: SEEINGou muito "fechar os olhos" em alguns municípios!!
    até ao dia.. só porque hoje se fechou os olhos nao quer dizer que amanha nao venha alguem a querer fazer cumprir... são riscos

0.0207 seg. NEW