Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ✌️
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      Screenshot_2023-10-23-10-39-57-756-edit_com.instagram.android.jpg
  2.  # 2

    .
      1698084814728189734046041703486.jpg
      16980849339115632654347276156663.jpg
  3.  # 3

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
      16980848820344704126964819891163.jpg
  4.  # 4

    Alguém, para além dos profissionais, veio/vem à conferência Passive house em Aveiro?
    Concordam com este comentário: jpmassena
  5.  # 5

    Eu fui hoje após almoço, deu para ter o "tato" e ver in-loco alguns materiais/soluções. Todas marcas de certa forma já conhecia mas foi bom ver as amostras das caixilharias e também as gigantescas máquinas VMC, além de recortes de pormenores como no stand do Jorge (que não estava presente e não tive a oportunidade de apertar o "bacalhau") do PRH que não fazia ideia da espessura das coisas, etc.

    Não consegui assistir a nada no auditório, infelizmente nestes dois dias pensava que iria ter mais disponibilidade mas não deu.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  6.  # 6

    Colocado por: powerPTEu fui hoje após almoço, deu para ter o "tato" e ver in-loco alguns materiais/soluções. Todas marcas de certa forma já conhecia mas foi bom ver as amostras das caixilharias e também as gigantescas máquinas VMC, além de recortes de pormenores como no stand do Jorge (que não estava presente e não tive a oportunidade de apertar o "bacalhau") do PRH que não fazia ideia da espessura das coisas, etc.

    Não consegui assistir a nada no auditório, infelizmente nestes dois dias pensava que iria ter mais disponibilidade mas não deu.
    Concordam com este comentário:RUIOLI


    Ontem estive mais tempo, hoje só consegui assistir à parte do testemunho de vários moradores de PH.
  7.  # 7

    Colocado por: RUIOLI

    Ontem estive mais tempo, hoje só consegui assistir à parte do testemunho de vários moradores de PH.


    Resumo dos testemunhos dos DO de PH:
    - temperatura excelente;
    - acústica excelente;
    - mas sem o cuidado de baixar os estores nas horas de maior exposição solar, não há milagres e o sobreaquecimento acontece;
    - vários donos de obra só tinham um AC na sala e chega perfeitamente;
    - humidade controlada;
    - ar "fresco";
    - baixos consumos energéticos de climatização e AQS;
    - menos pó para limpar;
    - dá para secar a roupa em casa;
    - construção mais cara e exigente;
    - necessidade de bons projetistas e acompanhamento de obra;
    - equipas de obra com dificuldade em entender o conceito e implementar;
    - donos de obra a meter as mãos na massa se querem as coisas bem feitas :)

    Uma coisa que não entendi, várias das casas apresentadas, assumidamente não atingiam todos os requisitos da PH...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, htavares73, DR1982
  8.  # 8

    Colocado por: RUIOLI- vários donos de obra só tinham um AC na sala e chega perfeitamente;
    o que faz todo o sentido e é largamente defendido por outras bandas… que numa PH não se justifica um sistema de climatizaçao central xpto.
    (Já partilhei pelo forum relatosnde DO quecem com aquecedores normalissimo, seca toalhas elétricos, etc)



    Colocado por: RUIOLIUma coisa que não entendi, várias das casas apresentadas, assumidamente não atingiam todos os requisitos da PH...
    Pois, será que já chegamos ao ponto do vale tudo?
  9.  # 9

    Colocado por: DR1982será que já chegamos ao ponto do vale tudo?
    um bocadinho…
    A certificação é internacional. Se não tem, não é Passivhaus(!)
    Agora, os requisitos são conhecidos e há boa maneira Tuga “tipo passivhaus” é “melhor que nada”.
    Depois começa o aproveitamento/marketing de que se puser tudo “certified” fica bom e vai começar a descambar.

    Eu continuo a defender a certificação como todos os intervenientes porem os ditos no cepo em como fizeram um bom trabalho.
    Esses acredito que estarão salvaguardados de num futuro que já se vê pela Europa de passivhaus ser o padrão e ser regulamentado. Depois quero ver…

    Mas é só uma opinião. Nada contra quem segue o caminho pelas diversas razões.

    Colocado por: RUIOLI- donos de obra a meter as mãos na massa se querem as coisas bem feitas
    isto!!
    Isto porque os DO têm mais formação que alguns intervenientes.
    Como disseste ruioli muitos não entendem o que andam a fazer.
  10.  # 10

    Colocado por: gil.alves“tipo passivhaus”
    pois, mas se em eventos oficiais já começa a entrar o “tipo PH”…

    Volto a repetir o que ja disse ha uns tempos, uma casa passiva é realmente interessante, uma casa com baixos custos de utilização e conforto acima da média é interessante, muito interessante.
    O Passivhaus não sei se é igualmente interessante.
  11.  # 11

    Colocado por: DR1982pois, mas se em eventos oficiais já começa a entrar o “tipo PH”…
    quero acreditar que seja por ainda não haver massa crítica para preencher experiência. Quero acreditar. :)
  12.  # 12

    Colocado por: gil.alvesquero acreditar que seja por ainda não haver massa crítica para preencher experiência. Quero acreditar. :)
    o problema a meu ver é que abrindo espaço para o “tipo PH” dá espaço para 1001 coisa…
    Só beneficia os que ja se aproveitam do nome e dá razão ao que alguns diziam, inclusive aqui no fórum
  13.  # 13

    Colocado por: RUIOLIResumo dos testemunhos dos DO de PH:


    Portanto, é o testemunho de qualquer pessoa com uma casa bem pensada e construida nos últimos 10 anos.

    Colocado por: DR1982Volto a repetir o que ja disse ha uns tempos, uma casa passiva é realmente interessante, uma casa com baixos custos de utilização e conforto acima da média é interessante, muito interessante.
    O Passivhaus não sei se é igualmente interessante.


    Actualmente, é perfeitamente possivel ter uma casa passiva, extremamente eficiente nos consumos energéticos, sem ter o carimbo da PassivHaus®.
    Concordam com este comentário: htavares73
  14.  # 14

    A casa de destaque desta conferência, casa do campo by Ana Varela, não cumpria o critério do sobreaquecimento, por muito, porque ela não queria estores pelo exterior ou equivalente, por questões estéticas... Estes exemplos têm interesse, numa sessão de casas quase PH, agora serem o destaque, por mais notoriedade que tenha a DO e a projetista (que projetou bem, com e sem proteção solar)
  15.  # 15

    Colocado por: NostradamusActualmente, é perfeitamente possivel ter uma casa passiva, extremamente eficiente nos consumos energéticos, sem ter o carimbo da PassivHaus®.
    o carimbo é quase como o livro de revisões na marca.
    Nao quer dizer que fora nao fique tão bem ou melhor.
  16.  # 16

    Colocado por: RUIOLIA casa de destaque desta conferência, casa do campo by Ana Varela, não cumpria o critério do sobreaquecimento, por muito, porque ela não queria estores pelo exterior ou equivalente, por questões estéticas... Estes exemplos têm interesse, numa sessão de casas quase PH, agora serem o destaque, por mais notoriedade que tenha a DO e a projetista (que projetou bem, com e sem proteção solar)
    la está, não faz sentido.
    Mas é a prova que para ser PH é preciso fazer cedências, ao contrário do que as vezes dão a entender…
  17.  # 17

    Colocado por: gil.alvesQuero acreditar. :)


    Não será pelos custos extras só para a certificação? Já tem de haver um investimento maior do DO (seja monetário, seja em tempo, seja em paciència com os executantes) e depois, mesmo se ficar 100% certificável, ainda é necessário pagar a certificação "só" para ter a plaquinha e aparecer no site? Acho que muitas das casas apresentadas nunca serão certificados por causa desse custo extra...
  18.  # 18

    Uma das críticas que se aponta ao PH é de não ser adequada para os climas mais quentes do sul. Eu ainda não tive uma formação em PH, apenas estive presente em vários congressos e seminários, uma tarde se tanto, sobre o assunto, já há uns 10 anos. Entretanto penso ter havido adaptações, mas já não estou a par de pormenores.

    Se a casa não tiver certificação PH, tenta-se pelo menos comprovar como NZEB, aliás, houve algumas edições deste congresso PH que juntaram a sigla NZEB.
  19.  # 19

    Bom dia pessoal, agradeço que deixem este tópico apenas para divulgação do tipo de eventos do titulo. Para discussão de outros temas por criem um tópico novo ou usem os existentes, neste caso em concreto podem usar este: https://forumdacasa.com/discussion/42652/passive-house-portugal/

    Obrigado.
    Concordam com este comentário: htavares73
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
  20.  # 20

    WEBINAR GRATUITO PROMAT
    Aspectos básicos de la protección pasiva contra el fuego

    Sistemas de condctos Promat. COMBI-PROMADUCT


    LUNES 12 DE FEBRERO A LAS 9:30 AM (HORA PENÍNSULA)
    IDIOMA: ESPAÑOL



    REGISTO NO WEBINAR


    EN ESTE WEBINAR CONOCERÁS:



    • Como afectan los conductos a la compartimentación
    • Qué reglamentación y ensayos aplican en España y Portugal
    • Los riesgos del humo del incendio y su comportamiento
    • Los diferentes tipos de conductos resistentes al fuego que pueden estar presentes en un edificio.
    • Los sistemas de Promat ibérica, sus usos y limitaciones reglamentarias
    • Sistema COMBI-PROMADUCT: La filosofía de combinar conductos
    • Sistema COMBI-PROMADUCT. Ahorros de costes tanto durante la construcción como de la vida útil del edificio
    • Los edificios “verdes” y como los conductos PROMAT y el COMBI-PROMADUCT son importantes para esos edificios.


    A todos los agentes que intervienen en la construcción de un edificio seguro:
    • Constructoras
    • Instaladores
    • Distribuidores
    • Bomberos y Protección civil, Técnicos en prevención, Aseguradoras, etc.

    Y muy especialmente a arquitectos, arquitectos técnicos, ingenieros, y prescriptores en general que realizan proyectos con sistemas de conductos.



 
0.0302 seg. NEW