Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, malta!

    Eu estou a planear a compra de um apartamento ainda este ano (ou início do próximo) e já há algum tempo tenho lido muitas discussões aqui no FdC. Uma coisa que parece ser consenso aqui no fórum é que apartamentos no rés-do-chão ou último andar são sempre os mais problemáticos, devido a infiltrações, humidade, etc.

    Para reforçar essa ideia, no início de Dezembro passado quando ocorreram aquelas fortes chuvas em Lisboa, o apartamento em cima de onde moro atualmento (3º e último andar) sofreu com isso devido às infiltrações através do sótão (que virou uma piscina). No entanto, é um prédio dos anos 50 e a qualidade de construção deve ser péssima, para terem ideia o apartamento onde moro (arrendado) tem certificado energético E.

    A minha questão é: quais as chances de vir a ter problemas deste tipo em apartamentos no último andar em prédios mais "recentes", por exemplo construídos após o ano 2000 e com certificado energético C ou melhor? A que eu devo prestar atenção se for comprar um nessas condições?

    Obrigado.
    • AMVP
    • 3 março 2023

     # 2

    Colocado por: radagastA minha questão é: quais as chances de vir a ter problemas deste tipo em apartamentos no último andar em prédios mais "recentes", por exemplo construídos após o ano 2000 e com certificado energético C ou melhor? A que eu devo prestar atenção se for comprar um nessas condições?

    As mesmas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: radagast
  2.  # 3

    Colocado por: radagastA minha questão é: quais as chances de vir a ter problemas deste tipo em apartamentos no último andar em prédios mais "recentes", por exemplo construídos após o ano 2000 e com certificado energético C ou melhor? A que eu devo prestar atenção se for comprar um nessas condições?
    Depende do estado do telhado, das manutenções que tem, etc. Mas existe sempre esse risco associado, como tb existe numa moradia. Verifique sobretudo como está o condomínio do prédio: se está constituido, se a maioria dos condóminos tem as cotas em dia, se existe fundo de maneio, etc...

    Depois é avaliar o negócio, o preço deve reflectir o facto de ser um último andar. Eu comprei um último andar, mas o preço tinha isso em conta,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: radagast
    • size
    • 3 março 2023 editado

     # 4

    Colocado por: radagast

    A minha questão é: quais as chances de vir a ter problemas deste tipo em apartamentos no último andar em prédios mais "recentes", por exemplo construídos após o ano 2000 e com certificado energético C ou melhor? A que eu devo prestar atenção se for comprar um nessas condições?

    Obrigado.


    Tem todas as chances da cobertura do prédio ter problemas de infiltrações. Por isso, tem que questionar o vendedor sobre isso, bem como consultar o administrador do prédio.
    A certificação energética de um apartamento não garante que a cobertura do prédio não tenha problemas de infiltrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: radagast
  3.  # 5

    A bem da verdade, o CE, não é garante de nada.
  4.  # 6

    Comprei ultimo andar e até já só tem sido bom porque tenho sido reembolsado pelo condominio em todos os problemas que as infiltrações me tem dado, e como fiz obras, foi win win. Teres o acesso à cobertura facilita na instação dos AC's, paineis solares, e etc (se o condominio permitir)

    Problemas típicos dos últimos andares é o elevador… ouve-se. A tipologia de isolamento dos tubos das couretes também pode ser importante porque são sempre ruídos incomododativos.


    Cada vez mais convenço que apartamentos cá em pt são sempre maus no que respeita a acustica..
    • size
    • 3 março 2023

     # 7

    Colocado por: TicMic

    Comprei ultimo andar e até já só tem sido bom porque tenho sido reembolsado pelo condominio em todos os problemas que as infiltrações me tem dado,



    Terá sido reembolsado, parcialmente...

    Não será por optar pelo ultimo andar que terá vantagem em ser indemnizado pelos danos sofridos por infiltrações provenientes das áreas comuns (telhado ou fachadas). Todas as fracções tem esse direito.
  5.  # 8

    Lógico Size, a questão é que tendencialmente, começam por cima...
 
0.0132 seg. NEW