Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: IkoPois, a minha questão é se vier com algum problema e ter de a devolver. O transporte deve ser caríssimo, a Amazon ainda não vende directamente as baterias. E em Portugal os preços são proibitivos.

    Obrigado !


    Talvez num grupo do facebook ligado ao caravanismo consigam ajudar melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  2.  # 2

    https://suministrosdelsol.com/ parece ter muito melhores preços para baterias que lojas em Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques1978, Troino
  3.  # 3

    Colocado por: mboothttps://suministrosdelsol.com/parece ter muito melhores preços para baterias que lojas em Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Troino


    e opções. obrigado pela partilha.
  4.  # 4

    Colocado por: mboothttps://suministrosdelsol.com/parece ter muito melhores preços para baterias que lojas em Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Troino


    Confirmo, e já mandei vir duas baterias pylontech us3000c, em setembro do ano passado que estiveram por volta dos 850€/cada + os cabos necessários para ligar ao inversor e desde a encomenda/pagamento foi feito numa terça de manhã, na quinta feira já as tinha recebido.

    Fiz a ligação dos cabos todos(menos os do inversor) e por whataap "falei" com um senhor da loja que me disse que estava tudo correto e que podia ligar agora os cabos ao inverso, e ficou tudo a funcionar bem até a data de hoje....

    Agora todas as semanas vou ver os preço das mesma...se baixarem outra vez lá para os 800€, vem logo outra.

    E também fiz aquela cena da garantia adicional no site da Pylintech, tirei as fotos e mandei para lá tenho mais tempo de garantia(agora já não sei se é mais 3 anos ou 5 anos)
  5.  # 5

    Qualquer bateria de tensão compatível vai funcionar. O problema é durante quanto tempo...
    Até as baterias de chumbo e ácido dos carros a combustão dão para sistemas solares mas podem-se estragar em pouco tempo, talvez menos de um ano. Além disso, podem expelir gases indesejados ou vazar ácido, visto que não foram feitas para débito constante de energia.

    As baterias de lítio normalmente encontradas em carros elétricos também não foram feitas para esse tipo de utilização, pode afetar avida útil das baterias. E estas também são perigosas, têm tendência a incendiar ou explodir.

    As empresas de carros elétricos estão agora a mudar para as lifepo4 por serem muito mais seguras e estáveis, apesar de armazenarem menos carga por cada quilo de bateria.

    As lifepo4 são sem duvida as mais recomendáveis, podem durar 10-20 anos facilmente.
    Também há baterias de ácido especificas para aplicações solares, são muito muito mais baratas, no entanto as que eu vi só têm garantia de 1 ano... Apesar disso, há quem diga que duram até 5 anos. Depende da utilização.

    Cuidado com as baterias baratas da china, pode correr bem e durarem muito tempo ou correr mal e durarem pouco. Na minha opinião é preferível pagar um pouco mais e comprar numa empresa importadora em Portugal, que dê uma boa garantia.

    Cumprimentos e boa sorte
  6.  # 6

    Colocado por: florida ptE estas também são perigosas, têm tendência a incendiar ou explodir.

    Por favor não espalhe FUD. Não há necessidade nenhuma disso.

    Colocado por: florida ptAs baterias de lítio normalmente encontradas em carros elétricos também não foram feitas para esse tipo de utilização, pode afetar avida útil das baterias

    Exactamente o contrário. As baterias dos VE estão preparadas para debitar e carregar a potências brutais. 100, 200kW. Ligadas a um armazenamento estacionário vão carregar a quê, 2-6kW?

    O que é verdade é que o preço atual das Lifepo4 não justifica o trabalho (e o custo) das baterias de VE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: florida pt
  7.  # 7

    Colocado por: mboothttps://suministrosdelsol.com/parece ter muito melhores preços para baterias que lojas em Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Troino


    Por incrível que pareça, o leroy merlin está com preços bem competitivos nas baterias.
    • HFSF
    • 12 março 2024

     # 8

    Colocado por: Bruno.Alveshttps://www.nkon.nl/pt/rechargeable/lifepo4/prismatisch/envision-ess-72173207-305ah-lifepo4-3-2v-b-grade.html
    Por exemplo. Já na Europa, sem taxas adicionais.


    De verão 2kWp sobram. De inverno (dias mistos, quando não há sol não há sol...) provavelmente o dobro.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,Marques1978


    Olhando para o preço por celula já não vale a pena com opções como esta:

    https://solar-facil.es/baterias/bateria-litio-deye-aiw-1024kwh/

    Estou a terminar a casa de fazer AC coupling ou DC coupling, ainda estou a ver.
    O que não consigo arranjar são os documentos oficiais de como fazer. Qualquer eletricista ou diz que não faz ou que faz de uma forma diferente...
  8.  # 9

    Colocado por: HFSFOlhando para o preço por celula já não vale a pena com opções como esta:
    https://solar-facil.es/baterias/bateria-litio-deye-aiw-1024kwh/

    Isso dá ~~270€/kWh que é um preço semelhante ao da Pylon US5000. É bom, os preços estão a baixar e vão continuar. Mas quem souber montar um pack, consegue-se o dobro da capacidade por esse preço ;-)

    Colocado por: HFSFEstou a terminar a casa de fazer AC coupling ou DC coupling, ainda estou a ver.

    Em princípio quer DC Coupling. Só se faz AC coupling quando se "retrofita" o inversor e as baterias mais tarde num inversor solar que já está a injetar na rede.
    Aliás, a menos que vá para Victron, um inversor all-in-one é a melhor opção (acho eu claro)
  9.  # 10

    Eu se fosse meter um sistema solar agora, metia um inversor hibrido Deye.
    • argo
    • 12 março 2024

     # 11

    Não fiz contas, mas se calhar o que rende mais agora é a deflação das baterias.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • HFSF
    • 13 março 2024

     # 12

    Colocado por: Bruno.Alves
    Isso dá ~~270€/kWh que é um preço semelhante ao da Pylon US5000. É bom, os preços estão a baixar e vão continuar. Mas quem souber montar um pack, consegue-se o dobro da capacidade por esse preço ;-)


    Em princípio quer DC Coupling. Só se faz AC coupling quando se "retrofita" o inversor e as baterias mais tarde num inversor solar que já está a injetar na rede.
    Aliás, a menos que vá para Victron, um inversor all-in-one é a melhor opção (acho eu claro)


    É exactamente o que estou a ver, o problema do DC coupling é que como a minha potencia atual é 6,9 kWh fico com receio se tiver de aumentar a potencia tenha de trocar o inversor.

    Victron é o que estou a ver também, só não consigo perceber porque estão categorizados como off-grid, exemplo:
    https://solar-facil.es/inversores/inversor-cargador-victron-multiplus-ii-48-8000-110-100/

    Pelos preços no site que vi não vale de todo a pena, para 10kWh seria quase o dobro só nas celulas. Conhece algum mais em conta na europa?
    • hangas
    • 13 março 2024 editado

     # 13

    Colocado por: HFSFVictron é o que estou a ver também, só não consigo perceber porque estão categorizados como off-grid, exemplo:


    Porque tecnicamente são off-grid, ou melhor grid-parallel. A grid é opcional.
    Ao contrario dos grid-tie, eles comutam a alimentação das cargas (casa) totalmente entre FV ou grid.
  10.  # 14

    Colocado por: HFSFÉ exactamente o que estou a ver, o problema do DC coupling é que como a minha potencia atual é 6,9 kWh fico com receio se tiver de aumentar a potencia tenha de trocar o inversor.

    O inversor funciona em paralelo com a rede, como disse o hangas, sejam acoplados em AC ou DC (ou sejam all-in-one). O inversor debita o que pode (do solar ou da bateria) e o que não conseguir é a rede que fornece. Mas nestes casos falhando a rede o inversor também se desliga, a menos de algumas cargas que este tem a capacidade de alimentar como UPS, desde que previsto eletricamente - eu por exemplo não consigo usar isso, a instalação não estava prevista para tal e não o consigo fazer.

    Há inversores puramente off-grid (em que toda a carga passa pelo inversor e a rede, existindo, está na entrada de backup AC) mas a maioria acaba por ser grid-tie e não trabalham sem a rede presente.

    Só se usa AC coupling quando há um inversor solar sem bateria a injetar na rede e depois se instalam baterias com um inversor em retrofit. De resto DC coupling ou all-in-one
    • HFSF
    • 13 março 2024

     # 15

    Colocado por: hangas

    Porque tecnicamente são off-grid, ou melhor grid-parallel. A grid é opcional.
    Ao contrario dos grid-tie, eles comutam a alimentação das cargas (casa) totalmente entre FV ou grid.


    Mas tem de haver alguma diferença. Isto é porque alguns não permitem realmente trabalhar em paralelo com a rede.
    Pelo que vi tem haver com questões de sincronismo de frequencia por exemplo.

    Ainda estou no inicio do estudo para isto.

    O que é engraçado é que não encontro um instalador que não me fale com quadro em separado, para o frigorifico e umas luzes.
    Pensei que isto não era novo :)
    • HFSF
    • 13 março 2024

     # 16

    Colocado por: Bruno.Alves
    O inversor funciona em paralelo com a rede, como disse ohangas, sejam acoplados em AC ou DC (ou sejam all-in-one). O inversor debita o que pode (do solar ou da bateria) e o que não conseguir é a rede que fornece. Mas nestes casos falhando a rede o inversor também se desliga, a menos de algumas cargas que este tem a capacidade de alimentar como UPS, desde que previsto eletricamente - eu por exemplo não consigo usar isso, a instalação não estava prevista para tal e não o consigo fazer.

    Há inversores puramente off-grid (em que toda a carga passa pelo inversor e a rede, existindo, está na entrada de backup AC) mas a maioria acaba por ser grid-tie e não trabalham sem a rede presente.

    Só se usa AC coupling quando há um inversor solar sem bateria a injetar na rede e depois se instalam baterias com um inversor em retrofit. De resto DC coupling ou all-in-one


    Mas precisa de ser em paralelo com a rede?
    Não pode ser algo do genero Rede -> Inversor -> Quadro eletrico?

    Percebendo claramente que o limite aqui está na potencia do inversor.
  11.  # 17

    Colocado por: HFSFMas tem de haver alguma diferença. Isto é porque alguns não permitem realmente trabalhar em paralelo com a rede.
    Pelo que vi tem haver com questões de sincronismo de frequencia por exemplo.

    Sim, é isso. Ou melhor, praticamente todos trabalham em parelelo com a rede, sincronizando-se com esta. O que eles não permitem é manter-se a trabalhar *sem* a rede presente, por 2 motivos:
    - porque lhes falta a rede para se sincronizar
    e mais importante (supondo)
    - 1 - está a trabalhar em paralelo OK; 2 - a rede cai (falta a luz) e o inversor continua a alimentar a casa na frequência em que estava, OK; 3 - a rede volta de repente, esse sincronismo não acontece (porque a rede não espera pelo inversor, chega e pronto) e faz pum! :-)

    Por isso é que os inversores que trabalham em paralelo com a rede não permitem continuar a alimentar a casa falhando a rede ;-)

    Colocado por: HFSFO que é engraçado é que não encontro um instalador que não me fale com quadro em separado, para o frigorifico e umas luzes.

    Faz algum sentido. Os inversores normalmente têm uma saída para cargas críticas. Mais uma vez, não podem estar no inversor e na rede ao mesmo tempo, assim se falhar a luz o inversor continua a alimentar essas cargas sem problema, porque estão apenas no inversor.
    Eu acho que não justifica. A menos que existam problemas sérios de intermitência da rede, eu nos últimos anos tive meia dúzia de cortes, não maiores de 30s cada.

    Colocado por: HFSFNão pode ser algo do genero Rede -> Inversor -> Quadro eletrico?

    Pode. Isso é um inversor off-grid, em que a rede funciona como backup do solar+bateria.
  12.  # 18

    Colocado por: Bruno.AlvesPor isso é que os inversores que trabalham em paralelo com a rede não permitem continuar a alimentar a casa falhando a rede ;-)


    Mas isso é um grid-tie, ou acopolado à rede. No caso dos vitron, penso que todos nao pode haver ligação em simulataneo à rede. Ele gera os seus proprios 50Hz, e faz uma comutação mutuamente exclusiva.

    O parallel no contexto dos vitron, e segundo algum material de training que encontrei online, e permitir ter mais que um inversor na mesma rede. Ou seja é um inversor off-grid, mas tolera a presenta de um outro inversor (que numa situação normal ele nao saberia se é outro inversor ou a rede)

    https://www.victronenergy.com/upload/documents/The_Wiring_Unlimited_book/43562-Wiring_Unlimited-pdf-en.pdf

    Nos grid-tie, o paralelismo é normal, porque eles têm que sincronizar de qualquer forma, não interessa se é rede ou outro inversor.
  13.  # 19

    Colocado por: hangasNo caso dos vitron, penso que todos nao pode haver ligação em simulataneo à rede. Ele gera os seus proprios 50Hz, e faz uma comutação mutuamente exclusiva.

    Os Multiplus II (que são os únicos que conheço) permitem as 2 situações com que já me cruzei:
    - A saída AC tem a capacidade total do inversor e é possível "pendurar" toda a casa nessa saída ou, havendo inversores em paralelo, sincronizá-los (mas só vi victron com victron e comunicação entre eles), logo é instalado como off-grid
    - A entrada AC é ligada em paralelo com a rede e funciona como um grid-tie normal, logo é na entrada AC que o variador injeta a produção. A saída AC pode ser ligada às cargas críticas, mas estas desligadas da rede.
    Além disso, podem usar DC coupling com um MPPT Victron ou AC coupling com outro inversor grid-tie qualquer e uma pinça adicional.

    Podem haver outras formas de os instalar, claro, mas estas são as que conheço.
    Havendo sincronização com a rede, esta tem de ser sempre feita pelo inversor porque a rede não espera por ninguém :-D

    Ajudei um amigo a instalar 2 Growatt off-grid em paralelo e o que fizemos foi instalar um "Y" manual, para o caso de o sistema ficar indisponível por qualquer motivo, ser possível "pendurar" a casa diretamente na rede, isolando os inversores. A limitação aqui é que na configuração off-grid não há injeção do excedente na rede: se a bateria estiver cheia e não houver consumo, o MPPT reduz/desliga a produção dos painéis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  14.  # 20

    Este kit da Xunzel (que me parece ser empresa espanhola) seria interessante para uma solução numa casa de fds de baixos consumos? Onde basicamente só as bombas de rega gastam energia durante a semana. São 3 mil euros mais o suporte e instalação, mas parece aceitável para o uso proposto. Ainda que as baterias durem uns 3 a 4 anos também não são absurdamente caras.

    O que vos parece?
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/energias-renovaveis/kits-de-energia-solar-fotovoltaica-fora-de-rede/kit-solar-pack-zero-xunzel39001ixs-8-5kwh-d-bateria-11-5kwh-inversor-3kw-82649932.html?src=clk
 
0.0291 seg. NEW