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  1.  # 1

    Parece-me bem. Muito bem, mesmo.
    (estamos tão off-topic ehehehehe)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  2.  # 2

    Pois estamos caraças, nem vi que este era o das baterias de carros elétricos. Sorry sorry, já escrevi no sitio certo.
  3.  # 3

    Também me parece bem este off-topic (para o qual nao tenho contribuido mas tenho lido) mas estão é a discutir UPSs (sem estarem a discutir UPS!). Em teoria, com 1 inversor grid-tie hibrido e uma UPS, a coisa far-se-ia. Não me lembro de nada que impeça que as baterias da UPS também estejam ligadas ao inversor hibrido grid-tie. Se a rede falhar, o inversor desliga e a UPS comuta. É DC coupling mas com a garantia que a UPS tem tempos de comutação apropriados para o cenário em que a rede falha e depois volta, sem ter problemas de sincronismo com a rede.
  4.  # 4

    Colocado por: tigoncalTambém me parece bem este off-topic (para o qual nao tenho contribuido mas tenho lido) mas estão é a discutir UPSs (sem estarem a discutir UPS!). Em teoria, com 1 inversor grid-tie hibrido e uma UPS, a coisa far-se-ia. Não me lembro de nada que impeça que as baterias da UPS também estejam ligadas ao inversor hibrido grid-tie. Se a rede falhar, o inversor desliga e a UPS comuta. É DC coupling mas com a garantia que a UPS tem tempos de comutação apropriados para o cenário em que a rede falha e depois volta, sem ter problemas de sincronismo com a rede.

    Edit: entretanto lembrei-me de um problema em usar a mesma bateria para o inversor e a UPS. O inversor estará a descarregar a bateria enquanto que a UPS estará a tentar carregá-la. A menos que se acredite em energia infinita, a eficiencia será sempre baixa. Tem que ser integrado no mesmo equipamento para deixar a gestão da bateria à parte do inversor/rectificador solar de qualquer forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mboot
    • HFSF
    • 14 março 2024

     # 5

    Colocado por: Bruno.Alves
    Os Multiplus II (que são os únicos que conheço) permitem as 2 situações com que já me cruzei:
    - A saída AC tem a capacidade total do inversor e é possível "pendurar" toda a casa nessa saída ou, havendo inversores em paralelo, sincronizá-los (mas só vi victron com victron e comunicação entre eles), logo é instalado como off-grid
    - A entrada AC é ligada em paralelo com a rede e funciona como um grid-tie normal, logo é na entrada AC que o variador injeta a produção. A saída AC pode ser ligada às cargas críticas, mas estas desligadas da rede.
    Além disso, podem usar DC coupling com um MPPT Victron ou AC coupling com outro inversor grid-tie qualquer e uma pinça adicional.

    Podem haver outras formas de os instalar, claro, mas estas são as que conheço.
    Havendo sincronização com a rede, esta tem de ser sempre feita pelo inversor porque a rede não espera por ninguém :-D

    Ajudei um amigo a instalar 2 Growatt off-grid em paralelo e o que fizemos foi instalar um "Y" manual, para o caso de o sistema ficar indisponível por qualquer motivo, ser possível "pendurar" a casa diretamente na rede, isolando os inversores. A limitação aqui é que na configuração off-grid não há injeção do excedente na rede: se a bateria estiver cheia e não houver consumo, o MPPT reduz/desliga a produção dos painéis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas


    Pois mas off-grid acho que perde a capacidade de carregar da rede não é? É que não queria de todo perder isto.

    Mas então como é que a powerwall funciona? Pelo que vi era grid parallel mas continua a produzir no caso de perda de rede?

    Criar o Y manual não é de todo má ideia, o meu problema não é que a rede caia é mais que a rede é extremamente má.
    Por vezes tenho 170v e a E-Redes não resolve de forma nenhuma.
  5.  # 6

    Colocado por: HFSFPois mas off-grid acho que perde a capacidade de carregar da rede não é? É que não queria de todo perder isto.

    Não, claro que não. A rede é o backup AC. Prioridade ao solar, depois à bateria, finalmente backup AC. Em sistemas off-grid mesmo off-grid pode ser por exemplo um gerador, mas a rede "normal" pode ser usada da mesma forma.
    E a rede (o backup AC) também pode entrar como carregador da bateria quando abaixo de "xx" ou durante algumas horas do dia apenas. Mas a flexibilidade deste tipo de funcionalidade já depende muito do inversor usado. Os Growatt que ajudei a montar são muito limitados, por isso acabámos por optar pela função mais simples: esgota a bateria passa totalmente para bypass e depois carrega a bateria da rede apenas entre as horas "xx" e "yy"
  6.  # 7

    mas o tópico continua interessante
    • HFSF
    • 17 março 2024

     # 8

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não, claro que não. A rede é o backup AC. Prioridade ao solar, depois à bateria, finalmente backup AC. Em sistemas off-grid mesmo off-grid pode ser por exemplo um gerador, mas a rede "normal" pode ser usada da mesma forma.
    E a rede (o backup AC) também pode entrar como carregador da bateria quando abaixo de "xx" ou durante algumas horas do dia apenas. Mas a flexibilidade deste tipo de funcionalidade já depende muito do inversor usado. Os Growatt que ajudei a montar são muito limitados, por isso acabámos por optar pela função mais simples: esgota a bateria passa totalmente para bypass e depois carrega a bateria da rede apenas entre as horas "xx" e "yy"


    Pois estou a pedir agora orçamentos para offgrid.
    Estou a gostar muito da victron que tem APIs publicas e fáceis de usar e não preciso de o ter conectado a nada se não quiser.

    Estou agora é à procura de baterias que os videos que vejo é tudo DYI mas pelo que vejo de preços não vale de todo a pena.

    Alguma recomendação?
  7.  # 9

    Esqueça o off grid. Precisa de uma capacidade brutal de painéis no inverno, use a rede como backup.
  8.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaEsqueça o off grid. Precisa de uma capacidade brutal de painéis no inverno, use a rede como backup.

    Só com painéis é dificil, efectivamente. Mas com um gerador dá... Ou uma ligação de baixa potência, que dê para suspender nos meses de verão... Creio que há várias hipóteses a ponderar.
  9.  # 11

    Colocado por: Bruno.Alveshttps://www.nkon.nl/pt/rechargeable/lifepo4/prismatisch/envision-ess-72173207-305ah-lifepo4-3-2v-b-grade.html

    Por exemplo. Já na Europa, sem taxas adicionais.


    De verão 2kWp sobram. De inverno (dias mistos, quando não há sol não há sol...) provavelmente o dobro.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,Marques1978


    16 baterias ficam 1300 euros com impostos e transporte conforme a imagem ou ainda tem mais impostos?

    Preciso de comprar mais o quê para as baterias?

    Para as 16 baterias vou precisar de mais painéis
      Doc1.jpg
  10.  # 12

    Precisa de um BMS, cabos e provavelmente de algum tipo de proteção ao circuito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques1978
  11.  # 13

    Colocado por: Marques1978

    16 baterias ficam 1300 euros com impostos e transporte conforme a imagem ou ainda tem mais impostos?

    Preciso de comprar mais o quê para as baterias?

    Para as 16 baterias vou precisar de mais painéis
      Doc1.jpg


    Bom preço.

    Já deixou de lado a hipótese de fazer upgrade ao seu carro? Tem uma oficina de EV na sua zona https://www.facebook.com/auto16on já viu se lhe compensa ou não essa solução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques1978
  12.  # 14

    Colocado por: rjmsilvaPrecisa de um BMS, cabos e provavelmente de algum tipo de proteção ao circuito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marques1978


    Valores para essas duas coisas

    Obrigado
  13.  # 15

    Colocado por: jp2011

    Bom preço.

    Já deixou de lado a hipótese de fazer upgrade ao seu carro? Tem uma oficina de EV na sua zonahttps://www.facebook.com/auto16onjá viu se lhe compensa ou não essa solução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marques1978


    Os valores aqui no site do Bruno tem bons preços e realmente se arranjar uma caixa da powerbvolt para encaixar a bateria do zoe seria mais fácil.. e o com o Pedro o dono da oficina referida, já abrimos na semana passada uma bateria de 41, andei com uma luvas engraçadas,mas cheio de medo, ele disse onde nunca podia tocar mesmo com.as luvas para não termos problemas, mas infelizmente percebo menos que zero de cenas eléctricas, mal sei montar uma tomada em casa...

    Mas não desisti da ideia da bateria zoe, para isso também preciso de uma bateria muito melhor que a minha para valer apena trocar, também preciso de alguém que saiba o que faz com uma bateria automóvel, eu resido em Camarões em Almargem do bispo a 2 kms de Caneças...

    Achei engraçado porque é o meu mecânico dos meus dois zoes e morei ao lado da oficina e este fim de semana fui lá ....

    Ele tem uma bateria de 21 de um carro, estava a pedir 2500 para despachar, pelas contas ainda deve ter uns 18 reais
  14.  # 16

    Colocado por: Bruno.Alves
    Por favor não espalhe FUD. Não há necessidade nenhuma disso.


    partilho um excerto deste artigo https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0306261922002185

    as lfp ou lifepo4 são mais seguras.
      Capturar3.PNG
  15.  # 17

    Ontem à noite estava a ver uns videos sobre AC coupling, e vi um video de um espanhol que fez uma bateria caseira.
    https://www.youtube.com/watch?v=VYtr7C30DcQ

    Acabei por ver mais uns videos interessantes dele, mas o que queria trazer ao topico é o sitio onde ele comprou as celulas.

    https://batterysecondlife.com/

    Julgo que eles reciclam baterias, e também fazem packs ja testados com ou sem BMS.
    • HFSF
    • 20 março 2024

     # 18

    Colocado por: Marques1978

    16 baterias ficam 1300 euros com impostos e transporte conforme a imagem ou ainda tem mais impostos?

    Preciso de comprar mais o quê para as baterias?

    Para as 16 baterias vou precisar de mais painéis
      Doc1.jpg


    https://solar-facil.es/48v/bateria-litio-pylontech-us5000-480kwh-48v/

    Por mais 100€ ter uma caixa com garantia de 5 anos com a mesma capacidade para mim não me compensa.
    Ainda por cima sendo grade B
    • HFSF
    • 20 março 2024

     # 19

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Só com painéis é dificil, efectivamente. Mas com um gerador dá... Ou uma ligação de baixa potência, que dê para suspender nos meses de verão... Creio que há várias hipóteses a ponderar.


    A solução que estou a falar é o offgrid da victron.
    Basicamente tudo funciona via inversor mas se precisar de mais potencia o inversor vai à rede.

    Mesmo no inverno, consumir da rede apenas nos periodos mais baratos compensa bastante.
  16.  # 20

    Colocado por: HFSFPor mais 100€ ter uma caixa com garantia de 5 anos com a mesma capacidade para mim não me compensa.
    Ainda por cima sendo grade B

    Não é nem de perto nem de pouco a mesma capacidade. A US5000 tem menos de 5kWh úteis, aquelas 16 células têm o triplo da capacidade.

    Falando nisso, já aqui disseram que o Leroy está com grande preço em baterias
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/energias-renovaveis/baterias-e-carregadores-solares/bateria-ongrid-48v-us5000c-pylontech-88552339.html
 
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