Colocado por: marco1por norma os loteamentos tem as infrastruturas todas até á entrada do lote, mas como isso é antigo...sempre houve muitos atropelos ás regras. Portanto o que tem a fazer é ir á camara é mesmo o melhor e tira as duvidas todas.
Colocado por: JCoimbraO loteamento é de 82.
Colocado por: pauloagsantos
esqueça o promotor, provavelmente já morreu (se era particular) ou já encerrou a atividade (se era empresa)
digamos que os seus pais compraram o lote e os problemas vieram atrás.
são muitos lotes? os donos de todos os lotes conhecem-se? o ideal era todos se juntarem e dividirem esse custos por todos. É daquelas coisas que mais tarde ou mais cedo vai ser preciso e valorizava todos os lotes.
Colocado por: econom.pedroO promotor do loteamento ERA O ÚNICO que tinha a obrigação de garantir essas infra-estruturas!
Colocado por: marco1JCoimbra
isso acontece recorrentemente e cada caso é um caso tanto que já resolvi isso de diferentes formas mas de acordo com a camara
portanto o seu arquiteto tem de reunir na camara e ver a melhor forma.
por exemplo houve um caso em que até dava área a mais mas o lote já estava perfeitamente consolidado com muros dos vizinhos e a via publica e pura e simplesmente o projeto foi instruido com a área descrita no loteamento sem mais complicações. Tambem era uma diferença para mais de cerca de 50 m2. Tive o cuidado nas peças desenhadas e escritas fazer referencia aos parametros /indices para a área descrita no loteamento não para a área real, passou. fiz tambem o mesmo para outro caso mas com área a menos ( não tanto, cerca de 15 m2 ) mas cumprindo o projeto com os afastamentos prescritos mas com base nos indices permitidos no loteamento referentes á area descrita no loteamento.
Em suma o seu arquiteto terá que ser expedito de alguma forma contatando a camara ou assumindo uma solução sem atropelo da legalidade claro.
era bom era que fizesse aqui referencia ao que o seu arquiteto lhe disse por forma a se poder comparar.
Colocado por: JCoimbraComo se resolve isto?para começar, o arquitecto deve sempre projectar com o que tem no levantamento e nao com o que está registado... imagino que a área faz falta para encaixar nos índices permitidos visto que por ser um loteamento a área de construção já está estipulada de raiz... ele devia ter contactado a CM assim que deu pelo erro e estudado uma solução com os técnicos do Dptº de Urbanismo. Pode ser que eles ignorem o problema
A área que me falta, faz falta para o meu projeto que tem a arquitetura quase fechada.?
Colocado por: JCoimbraTenho que comer e calar e ficar sem 43m2?em princípio sim, e se forem muito chatos na CM vais ter de atualizar as áreas nos registos embora creio que uma diferença de até 5% esteja dentro da margem de erro permitida.
Colocado por: JCoimbraa CP é para quando não se tem qq dúvida sobre o que se vai construir.. no seu caso visto haver algumas incongruências...
Outra questão, eu quero avançar com comunicação prévia assumindo os 660m2, e se depois houver azar? Embargam-me a obra.
Colocado por: JCoimbraEntão e se não fossem 40m mas sim 200? Ficava assim?esses 'e se' são o prato do dia. se já estiverem construidos de ambos os lados já era. se nao estiverem construidos pode ser que se resolva, mas só chamando um topógrafo para 'encontrar' os metros em falta.
Então e se o vizinho de cima 'comeu' esse bocado ao meu lote?
Colocado por: antonylemosesses 'e se' são o prato do dia. se já estiverem construidos de ambos os lados já era. se nao estiverem construidos pode ser que se resolva, mas só chamando um topógrafo para 'encontrar' os metros em falta.