Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há uma divisão na casa que precisa de ser isolada assim como trocar as janelas por umas melhores. As janelas seriam PVC e o isolamento pelo exterior. Tenho algumas questões sobre isto, se me puderem ajudar.

    O mais importante era fazer o isolamento primeiro porque é impossível viver na divisão em questão durante o Verão. Se colocar a mão na parede do lado de dentro, sente-se QUENTE (o mesmo acontece no Inverno e as paredes ficam geladas).

    1. Ouvi falar que o ideal era colocar as janelas novas e depois o isolamento. É mesmo muito importante? Ou há maneira do isolamento ficar bem na mesma se as janelas forem adicionadas mais tarde?

    2. Quando vejo casas e prédios em obras, vejo sempre o isolamento a ser feito com esferovite, mas muita gente diz que lã de rocha é melhor. É MUITO melhor? Porque é que quase nunca se vê isso a ser utilizado? O preço e qualidade é muito diferente?

    3. Qual é a melhor espessura da esferovite para ter os melhores resultados tendo em conta preço/qualidade? A diferença de uma esferovite de 4mm é muito diferente de uma de 8mm?

    4. A esferovite tem algumas propriedades acústicas? Ou isso só se consegue obter com lã de rocha?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: Pipoco1. Ouvi falar que o ideal era colocar as janelas novas e depois o isolamento. É mesmo muito importante? Ou há maneira do isolamento ficar bem na mesma se as janelas forem adicionadas mais tarde?

    É importante contudo se existirem condicionantes pode ser realizado tendo especial atenção nos remates do sistema ETICS (isolamento térmico pelo exterior) com a caixilharia de forma a evitar fissuras na ligação do sistema com a caixilharia.

    Colocado por: Pipoco2. Quando vejo casas e prédios em obras, vejo sempre o isolamento a ser feito com esferovite, mas muita gente diz que lã de rocha é melhor. É MUITO melhor? Porque é que quase nunca se vê isso a ser utilizado? O preço e qualidade é muito diferente?

    Esferovite é uma marca de EPS (poliestireno expandido).
    A lã de rocha tem um comportamento térmico muito semelhante ao EPS mas a lã de rocha faz melhor isolamento acústico, tem melhor comportamento ao fogo e maior permeabilidade ao vapor de água (como se diz vulgarmente "respira mais").

    Colocado por: Pipoco3. Qual é a melhor espessura da esferovite para ter os melhores resultados tendo em conta preço/qualidade? A diferença de uma esferovite de 4mm é muito diferente de uma de 8mm?

    Provavelmente quererá dizer 40mm (4cm) ou 80mm (8cm) ;-).
    Uma parede que não tenha isolamento, ao adicionar 4cm já sentirá uma melhor significativa na diminuição das perdas/ganhos térmicos. Obviamente que se colocar 80mm (8cm).

    Colocado por: Pipoco4. A esferovite tem algumas propriedades acústicas? Ou isso só se consegue obter com lã de rocha?

    Tem contudo a lã de rocha é muito melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pipoco
    • Pipoco
    • 4 março 2023 editado

     # 3

    Colocado por: SEEING
    Provavelmente quererá dizer 40mm (4cm) ou 80mm (8cm) ;-).
    Uma parede que não tenha isolamento, ao adicionar 4cm já sentirá uma melhor significativa na diminuição das perdas/ganhos térmicos. Obviamente que se colocar 80mm (8cm).


    Obrigada pela resposta detalhada!

    E sim, queria dizer cm!

    Mas acha que a diferença de 4cm para 8cm é muita? Não sei qual é a diferença de preços na espessura (ainda não recebi orçamentos), mas assumo que seja relativamente mais caro e gostava de saber se vale a pena o investimento ou se 4cm é suficiente.

    Também fico a pensar no isolamento acústico. Onde moro há barulho de uma autoestrada e de momento é difícil dormir no quarto com paredes finas e janelas simples. Sei que com umas janelas decentes vai melhorar logo, mas fico a pensar se será necessário o isolamento ser acústico também ou se a esferovite é suficiente. Assumo que a lã de rocha seja mais cara, mas não sei quanto mais caro será.
  3.  # 4

    Para ajudar nos barulhos garanta também que coloca uma fita estanque em todos os buracos em especial de volta das janelas isso ajuda e muito acusticamente, de nada vale uma janela boa acusticamente se depois tem uma folga a toda a volta só com silicone.

    Vidro triplo também é uma boa aposta acusticamente é impecável
    •  
      SEEING
    • 4 março 2023 editado

     # 5

    Colocado por: PipocoMas acha que a diferença de 4cm para 8cm é muita?

    Um exemplo:
    Temperatura interior: 20°C
    Temperatura exterior: 5°C
    »» Parede simples de alvenaria 15cm: perde 26W.
    »» Adicionando 5cm de EPS: perde 7,5W
    »» Adicionando 8cm de EPS: perde 5,2W

    Colocado por: PipocoNão sei qual é a diferença de preços na espessura (ainda não recebi orçamentos), mas assumo que seja relativamente mais caro e gostava de saber se vale a pena o investimento ou se 4cm é suficiente.

    De 4 para 8 paga essencialmente a diferença na espessura do isolamento que deverá rondar 3€+IVA por m2.

    Colocado por: PipocoAssumo que a lã de rocha seja mais cara, mas não sei quanto mais caro será.

    Optando por lã de rocha já faz alguma diferença! Apenas como exemplo 4cm de EPS custam 3€+IVA e 4cm de lã de rocha deverá rondar os 9€+IVA por m2.
  4.  # 6

    Colocado por: tiagodiafPara ajudar nos barulhos garanta também que coloca uma fita estanque em todos os buracos em especial de volta das janelas isso ajuda e muito acusticamente, de nada vale uma janela boa acusticamente se depois tem uma folga a toda a volta só com silicone.

    Vidro triplo também é uma boa aposta acusticamente é impecável


    Não é normal as janelas serem seladas com silicone apenas? Se calhar tenho de pedir às pessoas que vêm fazer a instalação para selar com mais materiais?

    Tenho outra questão. É suficiente selar a janela pelo exterior? Ou é recomendado fazê-lo também pelo interior? Estou a pensar em remover o peitoril para colocar outro, e fiquei a pensar se era boa ideia tirar apenas quando as janelas forem instaladas.
  5.  # 7

    Colocado por: PipocoNão é normal as janelas serem seladas com silicone apenas?
    é habitual mas para se conseguir prestações melhores que o habitual não basta o silicone.

    Colocado por: PipocoSe calhar tenho de pedir às pessoas que vêm fazer a instalação para selar com mais materiais?
    veja o sistema da soudal para ficar mais esclarecido
    https://www.soudal.pt/pro/videos/sws-instalacao-de-uma-janela-com-soudaband-pro-bg1-soudal-window-installation

    Coloque corte térmico na soleira já que vai mexer nela. Veja as soleiras da eurobuild
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís_R
  6.  # 8

    Existem diferenças significativas no isolamento

    Colocado por: tiagodiafPara ajudar nos barulhos garanta também que coloca uma fita estanque em todos os buracos em especial de volta das janelas isso ajuda e muito acusticamente, de nada vale uma janela boa acusticamente se depois tem uma folga a toda a volta só com silicone.

    Vidro triplo também é uma boa aposta acusticamente é impecável


    Boa tarde,
    Na maioria das vezes, as janelas ficam com folgas que não são uniformes porque as paredes estão tortas...
    Por exemplo, pode ter uma folga de 2cm na lateral esquerda e de 2mm na lateral direita.... nesse caso o silicone será suficiente?
    Instalei recentemente janelas novas, e é tal como referi anteriormente, com folgas que não são uniformes. Nesse caso penso que a solução que é abordada no video não será exequível para o meu caso, concorda?
    O que poderia utilizar antes de aplicar o silicone para ganhar a tal eficiencia acustica adicional? isto relembrando que já tenho as janelas instaladas...

    Obrigado
 
0.0169 seg. NEW