Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Gosto muito do efeito do betão afagado a helicópetro. Tenho esse acabamento da cave e gostava de o aplicar no exterior numa zona de 150m2.
    O meu receio é o que fazer para evitar fissuras. Na cave já tem algumas, não levou os cortes que devia - apenas de 3 em 3metros e numa única direção.

    No exterior imagino que seja muito pior. Vão passar carros e uma das zonas foi aterrada (2metros, com saibro) há pouco mais de meio ano.

    Para evitar fissuras, o que deve ser feito?
    - A base, como deve ser preparada (constituição, compactação etc)?
    - A malha sol, existe alguma malha sol melhor? pode levar dupla malha?
    - E os cortes, quantos mais melhor certo? A cada 1metro tanto na horizontal como vertical, parece bem?




    Obrigado,
    Pedro Vieira
  2.  # 2

    alguém?
    • NBA
    • 6 março 2023

     # 3

    Acho que meio ano é muito pouco tempo. Por muita compactação que faça com máquinas ainda não há nada como o tempo da natureza. Mas eu sou um leigo na matéria. Quanto ao resto das questões, quem lhe fizer o trabalho deve ter outros trabalhos feitos e como tal pergunte ao dono se está satisfeito e como foi feito. Cada caso é um caso. Também estou interessado em pavimentar uma área de 350 m2. Vou seguir o tópico.
  3.  # 4

    Uma solução seria fazer uma laje de pavimento em betão armado. Já o grau de resistência dessa solução teria de ser avaliada em função da resistência do solo que lá tem. Talvez fazendo um reste de punçoamento. Mas fale com um engenheiro civil e tentem também comparar a performance/preço entre rede eletro-soldada / armadura feita ad-hoc / espessura e tipo de betão
  4.  # 5

    Colocado por: nunogouveiaUma solução seria fazer uma laje de pavimento em betão armado. Já o grau de resistência dessa solução teria de ser avaliada em função da resistência do solo que lá tem. Talvez fazendo um reste de punçoamento. Mas fale com um engenheiro civil e tentem também comparar a performance/preço entre rede eletro-soldada / armadura feita ad-hoc / espessura e tipo de betão


    Obrigado, vou falar com o empreiteiro para ter noção do valor, mas imagino que fique muito carote não?
    Não existe uma malha sol bem mais forte do que a tipica cq/aq 30?
    • NBA
    • 27 março 2023

     # 6

    Espessura do Betão com malha sol entre os 10 e os 12 cm de espessura. Quanto aos cortes horizontais e verticais de 2 em 2 metros é o adequado ou é exagero?
    Obrigado pela ajuda.
  5.  # 7

    3 em 3 metros.
    • NBA
    • 27 março 2023

     # 8

    Obrigado Marco.
    • NBA
    • 27 março 2023

     # 9

    Já agora mais alguma preocupação que deva ter na aplicação do betão afagado a helicóptero?
  6.  # 10

    Produto de cura, senao é só fissuras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
    • NBA
    • 31 março 2023

     # 11

    Esse produto de cura tem nome para que eu possa referir à empresa que vai fazer o trabalho. Ou em princípio eles já incluem e é uma pergunta que vou fazer sem sentido.
  7.  # 12

    Agora com o sol a chegar é também preciso ter cuidado com a exposição ao sol e com as regas nos dias após a execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
  8.  # 13

    Colocado por: NBAEsse produto de cura tem nome para que eu possa referir à empresa que vai fazer o trabalho. Ou em princípio eles já incluem e é uma pergunta que vou fazer sem sentido.
    eu costumo usar um da sika, é um liquido branco.
    Mas nao sei o nome ao certo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
    • NBA
    • 31 março 2023

     # 14

    Obrigado PESSOAL
  9.  # 15

    E entre lajetas de betão e cubos de granito? O cubo de granito não nos parece muito amigável para as crianças. Tem muitas irregularidades que não só aumentam o risco de queda como magoa mais. Para jogar bola ou andar de trotinete também não é o ideal. Por outro lado, é uma solução tradicional, simples de aplicar e que dura uma vida.
    As lajetas lisas têm um acabamento que gostamos e parecem melhores para as crianças brincar, mas temos dúvidas sobre a sua manutenção. Sujam-se mais facilmente? E para limpar? basta passar uma lavadora de pressão ou nunca mais volta ao que era?
      Screenshot 2023-04-02 at 17.04.41.png
  10.  # 16

    Colocado por: pvieira91E entre lajetas de betão e cubos de granito? O cubo de granito não nos parece muito amigável para as crianças. Tem muitas irregularidades que não só aumentam o risco de queda como magoa mais. Para jogar bola ou andar de trotinete também não é o ideal. Por outro lado, é uma solução tradicional, simples de aplicar e que dura uma vida.
    As lajetas lisas têm um acabamento que gostamos e parecem melhores para as crianças brincar, mas temos dúvidas sobre a sua manutenção. Sujam-se mais facilmente? E para limpar? basta passar uma lavadora de pressão ou nunca mais volta ao que era?
      Screenshot 2023-04-02 at 17.04.41.png
    tem cubo retificado
  11.  # 17

    really? isso era top. É mt mais caro?
    • NBA
    • 3 abril 2023

     # 18

    Vou optar por cimento afagado com helicóptero e cortes de 3 em 3 metros. Depois do trabalho feito posto fotos.
    Espero estar a tomar a decisão correta. São 350 metros2. Ainda vai ser carote.
  12.  # 19

    Colocado por: pvieira91really? isso era top. É mt mais caro?
    não faço ideia, sei que cubo normal anda pelos 22/23 se não me engano.
    Retificado nao sei
  13.  # 20

    Colocado por: NBAVou optar por cimento afagado com helicóptero e cortes de 3 em 3 metros. Depois do trabalho feito posto fotos.
    Espero estar a tomar a decisão correta. São 350 metros2. Ainda vai ser carote.


    Já agora, se nao for indiscrição, quanto deu por m2?
 
0.0190 seg. NEW