Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Procuro ajuda de pessoas experientes neste mundo do imobiliario pois tenho uma duvida gigantesca e não sei como proceder, já tentei pesquisar informações sobre isto ou alguém que tenha feito o mesmo mas não encontro informações nenhumas.

As minhas questões são as a seguintes:

-Pretendo adquirir um imóvel casa de 2 andares 70m2 de 1937 (isenta de licença de habitação) inserida num terreno de 1000 m2 para HPP com recurso a crédito bancário Aquisição + Obras sendo que a ideia original passava por apenas reabilitar o imóvel. Em 1 lugar isto é possivél ? Mesmo o Imóvel não tendo de momento "condições de habitabilidade ? Algum banco empresta nestas condições ?

-Originalmente apenas queria reabilitar pois se demolisse e construisse uma casa de novo teria de acordo com a câmara de construir a casa germinada ao meu vizinho e obrigatoriamente construir 3 andares.

-Tendo em conta que não tenho dinheiro para construir 3 andares decidi pedir uma audiência á camara para perceber qual a disponibilidade de aprovar projecto de apenas uma casa térrea germinada de 70m2.

-A camara deu parecer favorável á minha pretensão.

-Fiquei agora com a duvida de aquilo que devo fazer:

Imaginando que consigo comprar a casa via crédito aquisição + obras para hpp, é possivel posteriormente demolir a mesma e construir de novo tendo em conta que esta casa teria uma hipoteca ?

Ou seria melhor comprar a casa como está demolir a mesma e depois pedir financiamento bancario para construir ?

Não sei mesmo o que fazer...

Agradeço dese já a ajuda que me venham a prestar.

Cumprimentos
  2.  # 2

O banco empresta se apresentar o orçamento
    das obras que pretende realizar e após isso avaliará o imóvel no seu estado pronto.
    Tem de respeitar vários pormenores do imóvel entre eles a fachada, telhado, além que de não pode demolir nenhuma parede. Também não pode ampliar ou reduzir a área.

Se pretender demolir, aí já terá de apresentar projeto à câmara e perderá a isenção de licença de habitação, pois deixará de ser um imóvel de 1937
  3.  # 3

Quando se deslocar à câmara não fale em casa "germinada". Esse tipo de casas são geminadas. De gêmeo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  4.  # 4

Colocado por: XakimbaO banco empresta se apresentar o orçamento
    das obras que pretende realizar e após isso avaliará o imóvel no seu estado pronto.
    Tem de respeitar vários pormenores do imóvel entre eles a fachada, telhado, além que de não pode demolir nenhuma parede. Também não pode ampliar ou reduzir a área.

Se pretender demolir, aí já terá de apresentar projeto à câmara e perderá a isenção de licença de habitação, pois deixará de ser um imóvel de 1937

Desde já obrigado pela resposta.

Portanto pelo que está a dizer não tenho problemas com o banco se eu comprar pela via da aquisição + obras e depois de o imóvel estar no meu nome decidir demolir o mesmo e construir novo desde que esteja tudo aprovado pela câmara e o banco faça um vistoria no final é isso ?
  5.  # 5

Colocado por: SeGaryEm 1 lugar isto é possivél ?
    dependendo do que considera obras de reabilitação, pode ser necessário projecto ou não

Colocado por: SeGaryteria de acordo com a câmara de construir a casa germinada ao meu vizinho e obrigatoriamente construir 3 andares.
    isso nao faz qualquer sentido.

Colocado por: Xakimbae perderá a isenção de licença de habitação, pois deixará de ser um imóvel de 1937
    isso também acontece havendo obras de reabilitação.

Colocado por: SeGaryPortanto pelo que está a dizer não tenho problemas com o banco se eu comprar pela via da aquisição + obras e depois de o imóvel estar no meu nome decidir demolir o mesmo e construir novo desde que esteja tudo aprovado pela câmara e o banco faça um vistoria no final é isso ?
    desde que aprovado pela CM e o Banco aceitar .
  6.  # 6

Colocado por: antonylemosdependendo do que considera obras de reabilitação, pode ser necessário projecto ou não

isso nao faz qualquer sentido.

isso também acontece havendo obras de reabilitação.

desde que aprovado pela CM e o Banco aceitar .

obrigado pelas respostas:

O meu medo prende-se na parte do banco não aceitar mesmo com projector aprovado na CM, se ele não aceitar mesmo após o crédito já ter sido contratado e eu decidir demolir a casa existente e construa uma nova posso sofrer "coimas" ou algum tipo de represália? Mesmo em termos de seguros não sei como funcionaria este processo... Por isso queria mesmo saber se devo comprar na tipologia aquisição + obras demolir e construir de novo ou comprar já com capitais proprios demolir e na altura de construir de novo pedir empréstimo para construção. A minha duvida é mesmo quais as vantagens / desvantagens entre um caminho e o outro.
  7.  # 7

Colocado por: SeGaryO meu medo prende-se na parte do banco não aceitar mesmo com projector aprovado na CM
    só tem uma forma de saber.. falar com os bancos

Colocado por: SeGaryse ele não aceitar mesmo após o crédito já ter sido contratado e eu decidir demolir a casa existente e construa uma nova
    eu nao percebo o que o impede de pedir logo um empréstimo ao banco para a obra nova.

Colocado por: SeGary. A minha duvida é mesmo quais as vantagens / desvantagens entre um caminho e o outro.
    isso tem de negociar com os bancos.
    • AMVP
    • 8 março 2023

# 8

Eu nao sei quais sao as consequencias mas parece-me que deverao existir. Repare, o banco emprestima dinheiro com uma hipoteca real sobre o bem e voce pretende destruir parte desse bem sem falar com o bem, ha algo errado aqui, percebe? Agora, se diz que o imovel nao tem condicoes de habitabilidade, se calhar o banco ate so lhe emprestima dinheiro para aquisicao do terreno e como tal a hipoteca real é apenas sobre este, assim desde que nao o destrua deve estar tudo bem.
    Mas deve é colocar a questao ao banco
  8.  # 9

Colocado por: AMVPEu nao sei quais sao as consequencias mas parece-me que deverao existir. Repare, o banco emprestima dinheiro com uma hipoteca real sobre o bem e voce pretende destruir parte desse bem sem falar com o bem, ha algo errado aqui, percebe? Agora, se diz que o imovel nao tem condicoes de habitabilidade, se calhar o banco ate so lhe emprestima dinheiro para aquisicao do terreno e como tal a hipoteca real é apenas sobre este, assim desde que nao o destrua deve estar tudo bem.
    Mas deve é colocar a questao ao banco

Obrigado pelas respostas:

A questão é se eu comprar via crédito habitação aquisição mais obras para hpp no topo da minha cabeça surge o seguinte:

-De o processo ser mais rápido(aumento euribor) (CPCV Já assinado com prazo)
    -Do valor financiado ser entregue na totalidade (72k aquisição 6k obras) em vez de em tranches

Caso compre com capitais próprios o imóvel e futuramente pedir crédito para construção:

-Terei 1 de o demolir tornar aquilo um "terreno"
    -Esperar pela aprovação do projecto (aumento euribor) (CPCV Já assinado com prazo)
    -Receberei o Montante financiado em tranches e terei de pagar comissão sobre todas as vistorias que o banco vá fazer para a libertação das mesmas.

Daí as minhas duvidas se devo seguir uma opção ou outra.

Vou colocar as questões aos bancos mas sinceramente vai depender de quem me "atende". Pelo que percebi não existe nenhuma informação sobre o assunto online.

0.0151 seg. NEW