Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: fabsilOlhando para esta imagem, é obrigatório separar as tomadas de energia das ITED?
    Não precisa de separar. O Bigmouse separou porque não há espelhos para amais de 5 peças. e será a ZAP dele... num quarto comum, pode colocar como a imagem que mostro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
      Imagem WhatsApp 2025-02-25 às 12.09.32_e22b0407.jpg
  2.  # 82

Boa noite

Tenho algumas dúvidas do qual preciso de ajuda, vou também enviar para o projetista, mas queria ter uma segunda opinião uma vez que algumas delas tinham sido indicadas antes do projeto, mas mesmo assim foi mais um copy/past para cumprir o min.

A ideia será colocar o ATI na casa das máquinas e usar um bastidor que pretendo usar tanto para os componentes ATI como router/switch, NAS, VDR, servidor, etc.

1. Posso usar tomadas duplas de par de cobre e passar os dois cabos na mesma conduta?
    2. Posso utilizar a mesma conduta para 1 coaxial e 2 pares de cobre? que secção tem de ter, 25mm chega?
    3. Nas condutas para os access point (tecto) tenho de usar caixas ou pode ficar só o tubo (ou uma caixa de aplique pequena)?
    4. Posso utilizar o bastidor para outros sistemas além do ITED, ex sistema de som e vídeo vigilância, NAS, servidores?
    5. Posso deixar condutas de reserva à vontade (até ao bastidor) seja do sistema do ITED ou outro referido anteriormente?
    6. A colocação da antena não sendo obrigatória, tenho de deixar o cabo coaxial e terra, ou fica só as condutas como negativos para o futuro?
    7. Tenho de colocar toda a cablagem ou posso deixar por exemplo quartos sem cabos e fazer isso posteriormente?
    8. As câmaras sendo POE, entram no projeto ITED? não pretendo instalar logo as câmaras mas quero deixar no min as condutas.
    9. Posso usar um bastidor “qualquer” ou precisa de ser algo homologado para ITED?
    10. No bastidor os cabos têm obrigatoriamente acabar em patch panel ou posso simplesmente cravar as fichas e deixar num organizador de cabos? Principalmente os par de cobre.
    11. O fio terra da PAT e do bastidor (Excluindo as tomadas) têm mesmo de ligar na caixa de terras ou pode ser nos terras de um dos quadros elétricos?
    12. Acham por bem deixar negativos para tele contagem (contador da água e elétrico).

Agradeço desde já as vossas respostas
  3.  # 83

O ATI pode ser um bastidor de 42U's.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  4.  # 84

O meu empreiteiro disse-me que o projeto de ITED tem de cumprir os mínimos e que o que lá estiver definido tem de estar ligado corretamente aquando da certificação. Também disse que a certificação final é paga por ponto testado e que por isso, quanto menos "coisas" fora dos mínimos aparecerem no projeto melhor... Mas o que aparecer tem de ter as tomadas e cablagem toda.

Vou ter bastidor de 19Us e pode ser "um qualquer".
  5.  # 85

Colocado por: jpmassenaO meu empreiteiro disse-me que o projeto de ITED tem de cumprir os mínimos e que o que lá estiver definido tem de estar ligado corretamente aquando da certificação. Também disse que a certificação final é paga por ponto testado e que por isso, quanto menos "coisas" fora dos mínimos aparecerem no projeto melhor... Mas o que aparecer tem de ter as tomadas e cablagem toda.

e posso deixar "muitos" tubos de reserva em estar no projeto?
  6.  # 86

Colocado por: VarejoteO ATI pode ser um bastidor de 42U's.

Colocado por: Varejote
    Para uma casa acho exagerado. Verdade que quanto mais melhor mas eu tenho 12Us e acho que chega perfeitamente (e tenho muita coisa, ainda com muito espaço vazio para expansão). Conselho como utilizador que ja passou pela obra é para deixar um negativo entre o quadro eléctrico (ou cada um dos quadros se houver mais) para future profing já que pode dar bastante jeito para comunicação com gateways de domótica (tenho ideia de ter lido o tiagodiaf escrever que ia meter KNX, portanto se depois quiser integrar com outra plataforma, vai precisar de uma gateway IP qualquer e de ligá-la à rede) mas pode dar tambem jeito para coisas mais banais como uma pinça para balanceamento de carga de carregador de VE. (Eu não deixei e arrependo-me, é contornável mas teria ficado mais prático ter deixado um tubo).
      WhatsApp Image 2025-03-03 at 09.45.29.jpeg
  7.  # 87

Colocado por: tigoncal

Para uma casa acho exagerado. Verdade que quanto mais melhor mas eu tenho 12Us e acho que chega perfeitamente (e tenho muita coisa, ainda com muito espaço vazio para expansão). Conselho como utilizador que ja passou pela obra é para deixar um negativo entre o quadro eléctrico (ou cada um dos quadros se houver mais) para future profing já que pode dar bastante jeito para comunicação com gateways de domótica (tenho ideia de ter lido o tiagodiaf escrever que ia meter KNX, portanto se depois quiser integrar com outra plataforma, vai precisar de uma gateway IP qualquer e de ligá-la à rede) mas pode dar tambem jeito para coisas mais banais como uma pinça para balanceamento de carga de carregador de VE. (Eu não deixei e arrependo-me, é contornável mas teria ficado mais prático ter deixado um tubo).
      WhatsApp Image 2025-03-03 at 09.45.29.jpeg
    Para o que pretendo de 12U é pequeno, mas também acho que um de 42 seja grande (mas isto depende das necessidades de cada um), sim vou deixar negativos e algumas ligações tanto para os quadros elétricos como nos carregadores de veiculos elétricos, inversor, vmc, etc etc Dai a minha questão se posso deixar negativos a la garde
    Concordam com este comentário: tigoncal
  8.  # 88

Colocado por: tigoncalWhatsApp Image 2025-03-03 at 09.45.29.jpeg
    esse bastido é ATI?

Quais as desvantagens além do pó em usar uma coisa destas:
      Captura de ecrã 2025-03-03 142352.png
  9.  # 89

Colocado por: tiagodiafQuais as desvantagens além do pó em usar uma coisa destas:
    Sao a mesma coisa, sem a principal diferença o facto do seu da foto permitir fixação na parede. Se reparar, o meu "bastidor" nem é sequer um bastidor já que nao é fechado, só tem a estrurura de 19', (comprada no OLX já com uma carrada de acessórios, como os patch panels, a tripla e mais umas coisas) e fica numa zona mais técnica da casa (lavandaria) onde tenho uma bancada com móveis inferiores (feita com módulos de cozinha) e as terminações todas ficaram atrás de um dos módulos, que propositadamente deixei sem costas.
  10.  # 90

Para cumprir...

3.3.1.5 DISPOSITIVOS DE FECHO
    Para a garantia da segurança e do sigilo das comunicações são definidos os seguintes tipos de
    dispositivos de fecho:

Dispositivo de fecho sem segredo - fecho

Estes dispositivos são caraterizados por possuírem um fecho plástico ou metálico, acessível
    através de uma chave sem segredo. Também são considerados os dispositivos de mola, pressão
    ou aparafusamento. São exemplos os fechos de chave triangular.
    A escolha do dipositivo deve ter em consideração o local, a acessibilidade por estranhos e a
    garantia da segurança dos compartimentos que albergam dispositivos e equipamentos.
    É obrigatória a utilização de fechadura nos seguintes locais:
     PD em locais públicos;
     Elementos da rede coletiva que alberguem dispositivos de amplificação, repartição ou
    derivação;
     Em geral os locais considerados de acesso restrito, de modo a garantir a segurança e o sigilo
    das comunicações.
    É obrigatória a existência de fecho nos seguintes locais:
     ATI em locais privados;
     Caixas de passagem de cablagem, com porta;
     Caixas da rede individual, com porta
    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  11.  # 91

Colocado por: VarejotePara cumprir...

3.3.1.5 DISPOSITIVOS DE FECHO
    Para a garantia da segurança e do sigilo das comunicações são definidos os seguintes tipos de
    dispositivos de fecho:

Dispositivo de fecho sem segredo - fecho

Estes dispositivos são caraterizados por possuírem um fecho plástico ou metálico, acessível
    através de uma chave sem segredo. Também são considerados os dispositivos de mola, pressão
    ou aparafusamento. São exemplos os fechos de chave triangular.
    A escolha do dipositivo deve ter em consideração o local, a acessibilidade por estranhos e a
    garantia da segurança dos compartimentos que albergam dispositivos e equipamentos.
    É obrigatória a utilização de fechadura nos seguintes locais:
     PD em locais públicos;
     Elementos da rede coletiva que alberguem dispositivos de amplificação, repartição ou
    derivação;
     Em geral os locais considerados de acesso restrito, de modo a garantir a segurança e o sigilo
    das comunicações.
    É obrigatória a existência de fecho nos seguintes locais:
     ATI em locais privados;
     Caixas de passagem de cablagem, com porta;
     Caixas da rede individual, com porta
    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagodiaf

Sendo assim tem mesmo de ser fechado.

0.0263 seg. NEW