Colocado por: fabsilOlhando para esta imagem, é obrigatório separar as tomadas de energia das ITED?Não precisa de separar. O Bigmouse separou porque não há espelhos para amais de 5 peças. e será a ZAP dele... num quarto comum, pode colocar como a imagem que mostro.
Colocado por: jpmassenaO meu empreiteiro disse-me que o projeto de ITED tem de cumprir os mínimos e que o que lá estiver definido tem de estar ligado corretamente aquando da certificação. Também disse que a certificação final é paga por ponto testado e que por isso, quanto menos "coisas" fora dos mínimos aparecerem no projeto melhor... Mas o que aparecer tem de ter as tomadas e cablagem toda.e posso deixar "muitos" tubos de reserva em estar no projeto?
Vou ter bastidor de 19Us e pode ser "um qualquer".
Colocado por: VarejoteO ATI pode ser um bastidor de 42U's.
Colocado por: VarejotePara uma casa acho exagerado. Verdade que quanto mais melhor mas eu tenho 12Us e acho que chega perfeitamente (e tenho muita coisa, ainda com muito espaço vazio para expansão). Conselho como utilizador que ja passou pela obra é para deixar um negativo entre o quadro eléctrico (ou cada um dos quadros se houver mais) para future profing já que pode dar bastante jeito para comunicação com gateways de domótica (tenho ideia de ter lido o tiagodiaf escrever que ia meter KNX, portanto se depois quiser integrar com outra plataforma, vai precisar de uma gateway IP qualquer e de ligá-la à rede) mas pode dar tambem jeito para coisas mais banais como uma pinça para balanceamento de carga de carregador de VE. (Eu não deixei e arrependo-me, é contornável mas teria ficado mais prático ter deixado um tubo).
Vou ter bastidor de 19Us e pode ser "um qualquer".
Colocado por: tigoncalPara o que pretendo de 12U é pequeno, mas também acho que um de 42 seja grande (mas isto depende das necessidades de cada um), sim vou deixar negativos e algumas ligações tanto para os quadros elétricos como nos carregadores de veiculos elétricos, inversor, vmc, etc etc Dai a minha questão se posso deixar negativos a la garde
Para uma casa acho exagerado. Verdade que quanto mais melhor mas eu tenho 12Us e acho que chega perfeitamente (e tenho muita coisa, ainda com muito espaço vazio para expansão). Conselho como utilizador que ja passou pela obra é para deixar um negativo entre o quadro eléctrico (ou cada um dos quadros se houver mais) para future profing já que pode dar bastante jeito para comunicação com gateways de domótica (tenho ideia de ter lido o tiagodiaf escrever que ia meter KNX, portanto se depois quiser integrar com outra plataforma, vai precisar de uma gateway IP qualquer e de ligá-la à rede) mas pode dar tambem jeito para coisas mais banais como uma pinça para balanceamento de carga de carregador de VE. (Eu não deixei e arrependo-me, é contornável mas teria ficado mais prático ter deixado um tubo).
Colocado por: tigoncalesse bastido é ATI?
Colocado por: tiagodiafQuais as desvantagens além do pó em usar uma coisa destas:Sao a mesma coisa, sem a principal diferença o facto do seu da foto permitir fixação na parede. Se reparar, o meu "bastidor" nem é sequer um bastidor já que nao é fechado, só tem a estrurura de 19', (comprada no OLX já com uma carrada de acessórios, como os patch panels, a tripla e mais umas coisas) e fica numa zona mais técnica da casa (lavandaria) onde tenho uma bancada com móveis inferiores (feita com módulos de cozinha) e as terminações todas ficaram atrás de um dos módulos, que propositadamente deixei sem costas.
Colocado por: VarejotePara cumprir...
3.3.1.5 DISPOSITIVOS DE FECHO
Para a garantia da segurança e do sigilo das comunicações são definidos os seguintes tipos de
dispositivos de fecho:
Dispositivo de fecho sem segredo - fecho
Estes dispositivos são caraterizados por possuírem um fecho plástico ou metálico, acessível
através de uma chave sem segredo. Também são considerados os dispositivos de mola, pressão
ou aparafusamento. São exemplos os fechos de chave triangular.
A escolha do dipositivo deve ter em consideração o local, a acessibilidade por estranhos e a
garantia da segurança dos compartimentos que albergam dispositivos e equipamentos.
É obrigatória a utilização de fechadura nos seguintes locais:
PD em locais públicos;
Elementos da rede coletiva que alberguem dispositivos de amplificação, repartição ou
derivação;
Em geral os locais considerados de acesso restrito, de modo a garantir a segurança e o sigilo
das comunicações.
É obrigatória a existência de fecho nos seguintes locais:
ATI em locais privados;
Caixas de passagem de cablagem, com porta;
Caixas da rede individual, com porta.