Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: MasterfulPode-me dizer qual é a diferença entre Cat.6 e Cat.6A, independentemente da blindagem?

    Cat6a suporta frequências mais altas, isto é, maior potencial largura de banda.
    Na sua instalação actual, provavelmente será indiferente, mas é preferível ficar mais preparado para o futuro. Especialmente pela diferença de custo.

    Colocado por: MasterfulA blindagemS/FTP era no sentido de ficar uma instalação livre de interferências, e foi que me foi recomendados há uns tempos.

    A questão é que esta blindagem exige keystones apropriados e parece-me que não pode ser implementado comtomadas mistas da EFAPEL. Ou estou errado?

    Certo, as blindagens servem para reduzir interferências, tanto externas (S) como entre os pares (F). Isto é bom em qualquer situação, mas mais importante quanto maior for a velocidade.

    Se o cabo for seleccionado pq permite maiores frequências (e, como tal, maior largura de banda), faz sentido que as tomadas tenham o mesmo critério, para não se tornarem estranguladores.

    Relativamente à blindagem, se a tomada não tiver nada, pode ser ponto de introdução de interferências.
    No entanto, creio ser muito menos susceptível introdução de interferência na tomada do que ao longo de todo o cabo (devido ao seu comprimento, possível trajecto perto de outros equipamentos, proximidade de cabos eléctricos e outros cabos de rede, etc).

    No link que partilhou, a Efapel menciona tomadas Cat6A, o que me parece o mais pertinente.
    Julgo não existir impedimento em cravar um cabo S/FTP numa tomada UTP, pois o cabo é descarnado à entrada da tomada, mas é melhor esperar por alguém com mais conhecimento prático.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  2.  # 2

    Colocado por: Masterfulpergunta era no sentido do uso e nas vantagens que traria a médio/longo prazo, se as houvesse.

    Eu escrevi que é obrigatório, segundo o ITED, ter uma tomada de coaxial + uma tomada de rede (RJ45), isto num compartimento destinado a quarto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  3.  # 3

    sim, tenho um tubo por cada caixa de aparelhagem.

    Colocado por: sergioems
    5 tubos de 25mm diretos ao ATI?
    •  # 4

      Colocado por: pguilherme
      No link que partilhou, a Efapel menciona tomadas Cat6A, o que me parece o mais pertinente.
      Julgo não existir impedimento em cravar um cabo S/FTP numa tomada UTP, pois o cabo é descarnado à entrada da tomada, mas é melhor esperar por alguém com mais conhecimento prático.
      Estas pessoas agradeceram este comentário:Masterful


      Antes de mais, obrigado pela resposta.

      Sim, menciona tomadas mistas ITED para Cat.6 U/UTP e Cat.6A U/UTP. A questão está mesmo aqui, será que dá para ligar o cabo Cat.6A S/FTP a esses "keystones" de origem e manter minimamente as capacidades do cabo?

      Outra coisa, se calhar absurda ou até não. Não dará para trocar os "keystones" de origem das tomadas por "keystones" metálicos para Cat.6A S/FTP?


      Colocado por: Pedro Barradas
      Eu escrevi que é obrigatório, segundo o ITED, ter uma tomada de coaxial + uma tomada de rede (RJ45), isto num compartimento destinado a quarto.


      Obrigado, Pedro.

      Sim, entendi. Apesar de que, em termos funcionais, essa regra é minimalista, digamos assim. Pois RJ45 tanto pode ser uma simples tomada para telefone como pode ser uma básica tomada Ethernet.
    •  # 5

      Colocado por: MasterfulA questão está mesmo aqui, será que dá para ligar o cabo Cat.6A S/FTP a esses "keystones" de origem e manter minimamente as capacidades do cabo?

      Fisicamente, o cabo cat6a costuma ter os condutores e casacos ligeiramente mais grossos, mas creio que não seja impossível ser cravado numa tomada cat6.

      Mas, como disse, se a tomada não tiver a mesma capacidade condutiva, poderá perder as vantagens da largura de banda que o cabo oferece. Isto é, a tomada poderá ser um estrangulador.

      Colocado por: MasterfulOutra coisa, se calhar absurda ou até não. Não dará para trocar os "keystones" de origem das tomadas por "keystones" metálicos para Cat.6A S/FTP?

      Para encaixar numa tomada mista, imagino que não, pois a caixa com blindagem é mais volumosa e provavelmente terá fixações diferentes.
      Veja AQUI o conector stp da Eafpel.

      Mas se usar uma tomada dedicada para rj45, pode escolher logo o conector que pretende, sem ter que comprar algo apenas para ser substituído.

      Creio que o mais equilibrado seja cabo e tomada cat6a (para garantir a largura de banda); cabo sftp (para evitar apanhar interferências ao longo do trajecto, onde vão vários cabos de rede e podem passar perto de outras instalações/aparelhos); tomadas sem blindagem (muito menos provável de apanharem interferência).
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle, Masterful
    •  # 6

      Colocado por: MasterfulPois RJ45 tanto pode ser uma simples tomada para telefone como pode ser uma básica tomada Ethernet.


      Telefonica é rj11.
      RJ45, permite rede e telefone
      Concordam com este comentário: Masterful
    •  # 7

      Na minha opinião, mais importante que CAT6 ou superior, é avaliar bem a qualidade do cabo...
      Na minha casa instalou-se cabo UTP CAT6 ITED Televes (219901) e as coisas funcionam bem. Como não sou entendido no assunto, quando falavam em Televes associava a algo bom.
      Acontece que agora instalei câmaras PoE e tive de fazer um acrescento a um dos cabos fornecidos pelo kit das câmara, vendo a diferença dos materiais. Embora Cat5 multifilar, as câmaras vem com cabo de cobre. Após uma breve pesquisa apercebi-me que o cabo que utilizei até agora é CCA (alumínio banhado a cobre), que basicamente é o mais barato que anda por aí (e não é o que está no projeto).
      Já tenho cabo CAT6 U-UTP de cobre puro para fazer a ligação como deve ser...

      Recomendação: UTILIZAR CABOS DE COBRE PURO/SÓLIDO
      Concordam com este comentário: tiagodiaf
    •  # 8

      Cabos CCA são proibidos no ITED.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
    •  # 9

      Colocado por: VarejoteCabos CCA são proibidos no ITED.
      Estas pessoas agradeceram este comentário:mafs4960

      já reclamei da situação. agora acho que vão ter de vir mudar a instalação.

      "Os cabos de pares de cobre em alumínio cobreado (CCA) são permitidos nas ITED?
      Os cabos de pares de cobre que são instalados ao abrigo do Manual ITED2 e do Manual ITED3 devem estar de acordo com as normas europeias da série EN50288.

      A partir de 19 de dezembro de 2013, com as novas edições das referidas normas, os condutores dos cabos de pares de cobre a instalar em infraestruturas de comunicações eletrónicas têm de ser constituídos, integralmente, por cobre.

      Assim, em infraestruturas previstas nos Manuais ITED2 e ITED3 e posteriores a 19 de dezembro de 2013, a instalação de CCA, bem como de aço cobreado, são proibidos."

      https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=377956&tab=&a=389195&b=389198&c=

      Fica o alerta aos restantes users.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, pguilherme, Masterful
    •  # 10

      Colocado por: pguilherme
      Fisicamente, o cabo cat6a costuma ter os condutores e casacos ligeiramente mais grossos, mas creio que não seja impossível ser cravado numa tomada cat6.

      Mas, como disse, se a tomada não tiver a mesma capacidade condutiva, poderá perder as vantagens da largura de banda que o cabo oferece. Isto é, a tomada poderá ser um estrangulador.


      Para encaixar numa tomada mista, imagino que não, pois a caixa com blindagem é mais volumosa e provavelmente terá fixações diferentes.
      VejaAQUIo conector stp da Eafpel.

      Mas se usar uma tomada dedicada para rj45, pode escolher logo o conector que pretende, sem ter que comprar algo apenas para ser substituído.

      Creio que o mais equilibrado seja cabo e tomada cat6a (para garantir a largura de banda); cabo sftp (para evitar apanhar interferências ao longo do trajecto, onde vão vários cabos de rede e podem passar perto de outras instalações/aparelhos); tomadas sem blindagem (muito menos provável de apanharem interferência).
      Estas pessoas agradeceram este comentário:Caravelle,Masterful


      Boa noite.

      Obrigado mais uma vez.

      Ou seja, resumindo e concluindo, para usar um cabo Cat.6A S/STP, no caso do material LOGUS da EFAPEL, tem de se prever uma caixa de aparelhagem extra (ao lado da caixa para a tomada TV) para se colocar um keystone compatível, tal como será na ZAP. Tomadas mistas estarão, à partida, fora de questão.


      @mafs4960, obrigado pelo alerta. Muito sinceramente, nunca tinha pensado no caso que apresentou, que instalavam cabos que não fossem de cobre, independentemente da marca.
    •  # 11

      Colocado por: mafs4960Após uma breve pesquisa apercebi-me que o cabo que utilizei até agora é CCA (alumínio banhado a cobre), que basicamente é o mais barato que anda por aí (e não é o que está no projeto).

      Obrigado pelo aviso. Desconhecia por completo.

      Ao procurar por CCA, antes de encontrar Copper Clad Aluminium, encontrei algo que julgo não ser relacionado: as classes CPR, onde uma delas é Cca. Estas classes são as classificações quanto a fogo, fumo, etc.

      CPR Explained - Video Guide

      Colocado por: MasterfulOu seja, resumindo e concluindo, para usar um cabo Cat.6A S/STP, no caso do material LOGUS da EFAPEL, tem de se prever uma caixa de aparelhagem extra (ao lado da caixa para a tomada TV) para se colocar um keystone compatível, tal como será na ZAP. Tomadas mistas estarão, à partida, fora de questão.

      Isso!
      Vai colocar tomadas independentes com keystones STP no resto da casa ou só na ZAP?
    •  # 12

      Colocado por: pguilherme
      Obrigado pelo aviso. Desconhecia por completo.

      Ao procurar por CCA, antes de encontrar Copper Clad Aluminium, encontrei algo que julgo não ser relacionado: as classes CPR, onde uma delas é Cca. Estas classes são as classificações quanto a fogo, fumo, etc.

      CPR Explained - Video Guide


      Isso!
      Vai colocar tomadas independentes com keystones STP no resto da casa ou só na ZAP?


      Boa noite.

      Eu tinha pedido para tudo, ou seja, ZAP, uma tomada extra na sala (noutro sítio da sala) e nas TV dos quartos (que não ficam altas, mas sim a meio da parede, como na sala). Por arrasto, também estava a da cozinha, mas não necessita, e duas tomadas que seriam somente para telefone fixo, que também não necessitam, vendo bem as coisas.

      Se calhar seria mais lógico as da ZAP, extra e quartos, no máximo, e o resto com um cabo Cat.6 U/UTP ou Cat.6 U/UTP. A questão é que se calhar o electricista compra bobine do referido cabo para o meu projecto, eu pago-a e o resto do cabo digo adeus...
    •  # 13

      Colocado por: Masterful

      Boa noite.

      Eu tinha pedido para tudo, ou seja, ZAP, uma tomada extra na sala (noutro sítio da sala) e nas TV dos quartos (que não ficam altas, mas sim a meio da parede, como na sala). Por arrasto, também estava a da cozinha, mas não necessita, e duas tomadas que seriam somente para telefone fixo, que também não necessitam, vendo bem as coisas.

      Se calhar seria mais lógico as da ZAP, extra e quartos, no máximo, e o resto com um cabo Cat.6 U/UTP ou Cat.6 U/UTP. A questão é que se calhar o electricista compra bobine do referido cabo para o meu projecto, eu pago-a e o resto do cabo digo adeus...


      Se tem projecto ITED com cabo UTP cat6, tem de cumprir o projeto.
      Quer fazer alterações, o projetista tem de alterar o projeto e a instalação ser feita de acordo com o mesmo e certificado.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
    •  # 14

      Colocado por: mafs4960Fica o alerta aos restantes users.


      Então este cabo é indicado?

      Powergreen CAB-06100-BU Bobina de cabo Cat 6 Utp 100 metros rígido caixa https://amzn.eu/d/7squ5cV
    •  # 15

      Colocado por: LrLisboa

      Então este cabo é indicado?

      Powergreen CAB-06100-BU Bobina de cabo Cat 6 Utp 100 metros rígido caixahttps://amzn.eu/d/7squ5cV


      Na foto vejo cabo cat5E.

      Os cabos em Portugal devem cumprir o ITED.
    •  # 16

      Colocado por: Varejote

      Se tem projecto ITED com cabo UTP cat6, tem de cumprir o projeto.
      Quer fazer alterações, o projetista tem de alterar o projeto e a instalação ser feita de acordo com o mesmo e certificado.
      Estas pessoas agradeceram este comentário:Masterful


      Boa noite, Varejote.

      Obrigado pela ajuda.

      Sinceramente nem sei, até porque se trata de um apartamento e não tive acesso ao projecto ITED. Ainda bem que mencionou esse facto.

      Já vi que o Varejote é profissional neste campo ou, pelo menos, muito entendido na matéria. Está-me a dizer que haverá complicações e muita oneração dessa mudança?

      Só para ter noção, se me puder ajudar: a troca dos "keystones", por exemplo, para metálicos somente, também interfere com o que é consignado em projecto e, obviamente, a sua certificação?

      Obrigado, mais uma vez.
    •  # 17

      Como é remodelação, provavelmente nem tem projeto ITED, se tiver projeto ITED-A "oficial", tem de cumprir o projeto, não pode alterar a categoria dos componentes, sem que se altere o projeto.

      A nível prático, tenho várias redes profissionais a funcionar com cabo UTP sem qualquer problema, portanto colocar cabos blindados em ambiente residencial é irrelevante.
      Existem cabos UTP e conectores sem blindagem cat6A.

      Se quiser colocar pontos de rede SFTP's nada contra(se não tiver projeto).

      Para não dizerem que blindado é o futuro e tal, se fosse algo novo.

      Em 1995 já eu instalava redes estruturadas com pontos de rede com SFTP, e interligação a fibra óptica.

      O ITED entrou em vigor 01/01/2005.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
    •  # 18

      Colocado por: VarejoteComo é remodelação, provavelmente nem tem projeto ITED, se tiver projeto ITED-A "oficial", tem de cumprir o projeto, não pode alterar a categoria dos componentes, sem que se altere o projeto.

      A nível prático, tenho várias redes profissionais a funcionar com cabo UTP sem qualquer problema, portanto colocar cabos blindados em ambiente residencial é irrelevante.
      Existem cabos UTP e conectores sem blindagem cat6A.

      Se quiser colocar pontos de rede SFTP's nada contra(se não tiver projeto).

      Para não dizerem que blindado é o futuro e tal, se fosse algo novo.

      Em 1995 já eu instalava redes estruturadas com pontos de rede com SFTP, e interligação a fibra óptica.

      O ITED entrou em vigor 01/01/2005.
      Estas pessoas agradeceram este comentário:Masterful


      Não é remodelação, é apartamento novo, em construção, e obviamente deve ter projecto ITED. O que contém no projecto, não sei, pois nunca me foi facultado (sabem como as coisas são em Portugal) e o que foi dito é sempre vago. Aliás, mesmo os responsáveis (excepto, quero acreditar, o electricista) devem saber exactamente o que leva. Mas acredito que seja sempre ao mínimo exigível, por isso perguntei aqui o que se deve considerar por obrigatório segundo as normas e, também, práticas.

      Se calhar, e de acordo com o que me está a dizer, ficando só pelo cabo Cat.6A U/UTP já ficava muito bem servido; a questão é que muito provavelmente, nas melhoras das hipóteses, leva um cabo Cat.6 dos mais fraquitos. Não sei.

      Desculpe insistir: "keystones" metálicos, para Cat.6 e Cat.6A, valerá a pena?

      Obrigado!
    •  # 19

      Para levar conectores "blindados", o cabo também tem de ser U/FTP ou S/FTP, ou seja o troço completo.

      Podem colocar conectores blindados, em termos reais a mais valia é praticamente zero.

      Se é um prédio em construção, tem projeto ITED e tem de ser cumprido, se os instaladores alterarem o tipo de cabo e conetores, nos ensaios de certificação, passa nos testes porque vai cumprir na mesma a classe E de ligação, apesar de não cumprir o projeto.

      O problema é se a ANACOM notifica instalador e projetista para auditoria à instalação ITED do prédio, aí é que a porca vai torcer o rabo.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
    •  # 20

      Creio que não haja problema nem impedimento se a instalação cumprir o projecto (condição sine qua non) mas se tiver elementos superiores aos projectados (sem que haja alguma contrapartida numa outra vertente).

      Passar de Cat5 -> Cat6 -> Cat6a não tem razão para não certificar.
      Passar de U/UTP para qualquer variação com protecção, também não é razão para não certificar.
      Se fosse o contrário (fazer um downgrade ao projectado), obviamente que não.

      Masterful: os keystones e tomadas são a parte menos importante. Mas se está na dúvida e apenas tem meia duzia para instalar, corra tudo igual.

      Os "keystones" serem metalicos (STP) apenas têm a ver com a blindagem e não com a categoria. Isto é, um "keystone" pode ser metalico (ter protecção) e ser de cat6 ou até mesmo cat5.

      Colocado por: VarejoteA nível prático, tenho várias redes profissionais a funcionar com cabo UTP sem qualquer problema

      Claro. UTP funciona. Não há surpresa aí.
      Mas é o mesmo que dizer "sempre fiz assim", não é?

      E mais: diz que não há qualquer problema, e até pode ser verdade, pois a maior parte das instalações não corre a grande velocidade e as interferências são mais problemáticas quanto maior a velocidade. Mas pergunto: houver algum tipo de análise ao tráfego? Ou estão sequer a utilizar velocidades suficientes para que a interferência seja problemática?
      A verdade é que muitos users, mesmo que passem a 100Mbps nem notam. Ergo não há problema.

      Pela diferença de preço, numa instalação nova, não vejo razão para não se aplicar cablagem com algum tipo de protecção pois acabam por passar colados a outros cabos de rede, às vezes em proximidade com cabos electricos, e quiçá perto de outros aparelhos que podem ou não causar interferência. Nem refiro o comprimento.

      E claro, hoje estão a operar a 1Gb mas amanhã pode ser desejável 10Gb e deixam de ter tanta capacidade de filtrar interferências.

      Como referi antes: numa bobine de 500m, a diferença entre Cat6 U/UTP e 6a S/FTP são à volta de 80€. Na minha opinião, este custo transforma este tema num não-assunto.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
     
    0.0243 seg. NEW