Colocado por: allemitoA minha questão é então a seguinte: É possível proceder à compra apenas de uma parte do terreno vizinho (ROSA) e anexar ao meu terreno (LARANJA)? Qual seria o processo necessário para esse efeito?
Colocado por: larkheUma vez que se trata de uma pequena area, penso que seja possível comprar e depois fazer atualização de areas do seu terreno e ele do dele, pelo menos dantes isto era possível.
Colocado por: allemito
Ou seja, o que me diz seria comprar o terreno ao vizinho e depois pedir retificação de área quer para mim quer para o vizinho?
Não teria que existir um registo da compra?
Colocado por: ApfmNão tenho muitos detalhe de como será feito, mas estou numa situação semelhante e o meu arquiteto/advogada refere que tal é possível, fazendo um destaque a area da vizinha e posteriormente anexando à minha área. Isto em Matosinhos.
Colocado por: larkhe
nop ,ou façam só entre vcs e depois pedem retificação de areas, mas fale com um solicitador para ver se tal ainda é possivel
Colocado por: NTORIONEu fiz um acerto de extremas com o vizinho, mas no caso cedi e recebi os mesmos metros. Foi só ter 1 levantamento topográfico e assinar papelada. Mas julgo que poderá fazer algo idêntico, simplesmente só sai de 1 e entra noutro.
Colocado por: allemitoação do destaque é a que tinha referido anteriormente. Não sei se o terreno a comprar ao vizinho corresponde a todos requisitos para um destaque, nomeadamente o acesso à via publica.
Colocado por: allemitoObrigado. Já agora, sabe dizer-me se é um processo demorado ou é algo fácil e rápido de se resolver?
Colocado por: marco1
pois veja lá isso, não parece ser o melhor caminho.
tente ver o que se pode fazer com um acerto de áreas com o vizinho e sendo assim é claro que antes do destaque do laranja ao Azul
Colocado por: NTORION
Não me deu trabalho nenhum, o arquiteto que estava a fazer o projeto é que sugeriu e tratou de tudo, basicamente eram umas folhas com o levantamento topográfico, com o antes e depois, levei para o vizinho assinar e ficar com uma cópia.
Mas já há uns anos, noutro caso, tinha cedido uns metros para passagem, inicialmente era para ser apenas uma cedência de passagem, mas optei por ceder o terreno, não me adiantava nada ficar com terreno que era para passagem exclusiva da de outros. Mas nesse caso até foi a câmara que sugeriu as opções e o outro arquiteto é q tratou de tudo. Basicamente foi desanexar x metros de um terreno e colocar no outro, tente informar-se na câmara