Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Já tenho as soleiras aplicadas e ainda não tenho caixilharia montada (vai ser aplicada a margem exterior sobrando so a espessura do ETICS). Nos próximos dias vão dar o ultimo chão por cima do piso radiante hidráulico mas estáestou com duvidas sobre o remate da soleira com o chão de dentro. Por cima da argamassa levará piso vinilico.

Pelo que o construtor me falou eles vão fazer fazer como no esquema 1: A pedra passa para o outro lado e o piso vinifico entra por cima para esconder a pedra. Mas não gosto desta ideia porque a pedra trará o frio e o facto do piso ficar por cima sera quase mais 1 centímetro de pé-direito que perco que já está em 239cms e devia estar em 240.

É possível fazer como na situação 2? Algum esquema que possa ver?

Eu sei que há sistemas pré feitos.. etc... mas o que preciso é de uma solução ainda possível de ser feita de forma a evitar pontes térmicas e mais altura ao chão.
      Screenshot 2023-03-07 at 10.36.54.png
      Screenshot 2023-03-07 at 10.36.22.png
  2.  # 2

3.  # 3

Porque não coloca a pedra apenas do lado de fora e o piso interior a encostar à janela?
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Name
  4.  # 4

Colocado por: SEEINGFale com o user Eurobuild.
    https://eurobuild.pt/transferencias/soleiras2019.pdf

Já conhecia mas não é solução nesta fase.. obrigado pela dica.
  5.  # 5

Colocado por: rjmpiresPorque não coloca a pedra apenas do lado de fora e o piso interior a encostar à janela?

A caixilharia pousada na laje? e a pedra encostada por cima? Já vi esta solução mas parece não ser boa por infiltrações.

O que eu gostava de conseguir e saber se se faz era colocar uma parte da caixilharia por cima da pedra e a outra parte após o corte térmico por cima do piso interior.
  6.  # 6

Cá por casa ficou assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M_C
      Screenshot_20230307-113344_1.png
      Screenshot_20230307-113303_1.png
  7.  # 7

Colocado por: reator22Já vi esta solução mas parece não ser boa por infiltrações.

Tem de impermeabilizar contra o caixilho. A Eurobuild também tem umas fitas para isso.
  8.  # 8

Colocado por: rjmpiresCá por casa ficou assim.

Obrigado pelas imagens. Onde encaixa a caixilharia? O isolamento não é demasiado largo para a caixilharia esconder? a caixilharia so é presa dos lados?
  9.  # 9

Colocado por: reator22O isolamento não é demasiado largo para a caixilharia esconder?

Um caixilho actual, decente, não terá menos de 55mm de profundidade. ali aquilo deve rondar os 30 ou 40mm.
  10.  # 10

Colocado por: reator22

Obrigado pelas imagens. Onde encaixa a caixilharia? O isolamento não é demasiado largo para a caixilharia esconder? a caixilharia so é presa dos lados?

O caixilho fica exactamente onde está o isolamento, acho que aquilo são 4 ou 5cm de xps, o caixilho têm 82mm se não me engano.
    O caixilho está principalmente fixo nas laterais, em cima também está fixo, em baixo a única fixação é cola e veda e o silicone de remate.
  11.  # 11

Colocado por: rjmpiresCá por casa ficou assim.

Peço desculpa "ressuscitar" o tópico.
    A parte exterior da soleira tem algum isolamento por baixo que faça ligação com o etics das fachada?

Não há risco de a ponte térmica transitar por baixo dessa tira de xps?

Estou a estudar a melhor solução para mim, e desde já agradeço.
  12.  # 12

A minha casa não tem etics, tem parede dupla com isolamento no meio, não há ponte termica nesse local.

Para etics existem soleiras em xps de alta densidade.

Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  13.  # 13

Colocado por: rjmpiresA minha casa não tem etics, tem parede dupla com isolamento no meio, não há ponte termica nesse local.

Para etics existem soleiras em xps de alta densidade.

Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

Obrigado pelo esclarecimento 🙂
    Seria que pode existir outra opção também viável?
    • RUIOLI
    • 15 janeiro 2025 editado

# 14

É só o EPS do ETICS rematar contra o XPS da soleira térmica, assim tem continuidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  14.  # 15

Vou aproveitar para fazer também uma pergunta aos ilustres: Como isolariam uma janela centenária, feita com pedras maciças a toda a volta? É uma espessura louca para cortar (a seccção de cada pedra deve ter uns 200x200mm), sem falar da destruição do material original. Talvez capear por dentro com xps e madeira? Isto num prédio de tabique sem qualquer isolamento nas paredes exteriores.
  15.  # 16

Havendo essa possibilidade, eu isolaria por dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  16.  # 17

zemvp

é claro que nestes casos em que se vai manter a moldura em pedra o isolamento é feito por dentro, a propria caixilharia de preferencia é instalada por dentro a encostar a essa moldura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  17.  # 18

Qual é o custo destas soleiras termicas? Outra questão, as caixilharias encaixam todas nestas placas, ou existe soleiras térmicas específicas para cada marca/modelo de caixilharia?
  18.  # 19

Colocado por: JCoimbraQual é o custo destas soleiras termicas? Outra questão, as caixilharias encaixam todas nestas placas, ou existe soleiras térmicas específicas para cada marca/modelo de caixilharia?

Veja na Eurobuild. Eles pedem as dimensões pretendidas e o desenho dos perfis das janelas, fazendo depois à medida
  19.  # 20

Colocado por: jpmassena

Veja na Eurobuild. Eles pedem as dimensões pretendidas e o desenho dos perfis das janelas, fazendo depois à medida

Alguem tem +/- ideia do valor dessa soluçao?

0.0232 seg. NEW