Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Tenho uma casa atualmente em construção que fica colada à estrada nacional. O picheleiro e eletricista vão entrar brevemente na obra e neste momento apenas tenho uma rede com malha-sol na entrada. Tenho algum receio de que os "amigos do alheio" façam lá uma visita, pelo que gostaria de aconselhamento sobre como vedar a entrada temporariamente, com algo que não seja muito dispendioso.

Seguem em anexo fotos de como está protegida atualmente.

Obrigada a quem possa ajudar.
      IMG-20230131-WA0007.jpg
  2.  # 2

Colocado por: DianacscostaTenho algum receio de que os "amigos do alheio" façam lá uma visita, pelo que gostaria de aconselhamento sobre como vedar a entrada temporariamente, com algo que não seja muito dispendioso.
    a segurança da obra devia estar a cargo do empreiteiro.. porque se está a preocupar com isso?

fale da dessa preocupação com o empreiteiro, é da sua responsabilidade acautelar a segurança da obra. vc já está a pagar por isso, não tem que pagar mais ainda, senao ponha lá um segurança à noite ou fale com a GNR
  3.  # 3

A casa está a ser construída por administração direta, logo o construtor civil que contratei não vai tratar de todas as fases da obra (a parte que lhe competia para já está terminada). Daí a minha questão. Obrigada.
  4.  # 4

entaipe o vão de acesso ao interior com madeira/ osb. meta uma porta de acesso e uma fechadura/ sistema de cadeados.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dianacscosta
  5.  # 5

se fosse para mim o que fazia era fixar uma calha na viga e fazer correr 3 paineis para o lado esquerdo, assim podia na mesma abrir a todo o "buraco" do tunel quando fosse preciso na sua totalidade.
  6.  # 6

Colocado por: DianacscostaA casa está a ser construída por administração direta

Essa figura não existe

Colocado por: Dianacscostalogo o construtor civil que contratei não vai tratar de todas as fases da obra

Ainda que não o faça, quer ele quer o Diretor técnico são responsáveis por tudo o que possa acontecer.
    Essa vedação não está regulamentar, permite por exemplo o acesso à obra por parte de um animal.
    Imagine que a D. Leopoldina vem à rua passear o bolinhas, este tenta passar por baixo dessa vedação e faz um rasgo no lombo.
    O empreiteiro e o DT são responsáveis quer pelo tratamento do Bolinhas quer pela indeminização à D. Leopoldina pelos danos psicológicos de ter visto o Bolinhas com o lombo todo aberto.
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaD. Leopoldina pelos danos psicológicos de ter visto o Bolinhas com o lombo todo aberto.
    A D. Leopoldina deveria ter controlado o bolinhas para não invadir propriedade alheia.

Provavelmente tem razão o zé, mas ainda estou para ver a primeira obra (sobretudo fora dos centros urbanos) que tenha o estaleiro devidamente montado.
    O meu empreiteiro nem 1m de rede pôs a vedar a obra, apesar de eu supostamente ter pago a montagem do estaleiro.

Relativamente à autora do tópico, o mais óbvio parece ser evidentemente fechar a abertura da garagem com uma estrutura temporária.
  8.  # 8

Colocado por: HAL_9000Provavelmente tem razão o zé,

não é provalvelmente, é mesmo assim, quem diz o animal imagine uma criança, basta ler a regulamentação sobre a vedação de obra.
  9.  # 9

Colocado por: HAL_9000ainda estou para ver a primeira obra (sobretudo fora dos centros urbanos) que tenha o estaleiro devidamente montado.

O facto de se continuar a cometer irregularidades não quer dizer que a coisa seja legal

Colocado por: HAL_9000O meu empreiteiro nem 1m de rede pôs a vedar a obra, apesar de eu supostamente ter pago a montagem do estaleiro.

E no caso de acontecer alguma coisa sabe quem é o responsável não sabe?
    O HAL 9000 está obrigado (nº2 do artigo 9º do DL 273/2003) a nomear um coordenador de segurança. Este está obrigado a não permitir a execução de trabalhos sem que as regras de segurança estejam acautelas
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaO facto de se continuar a cometer irregularidades não quer dizer que a coisa seja legal
    Eu sei que não é. Só estava a dizer que cercas assim, é mato.

Colocado por: zedasilvaE no caso de acontecer alguma coisa sabe quem é o responsável não sabe?
    O HAL 9000 está obrigado (nº2 do artigo 9º do DL 273/2003) a nomear um coordenador de segurança. Este está obrigado a não permitir a execução de trabalhos sem que as regras de segurança estejam acautelas
    Seria minha. Não raras vezes lá apanhei estranhos dentro da obra"só a ver".
    Mas lá na zona, em cada 20 obras, 10 não têm cerca, basta ser um terreno grande que a coisa complica. Se for fechar uma lateral, ou colocar uma rede num muro ou assim ainda fazem.

Eu podia ter exigido tudo certinho, o problema era o mesmo de sempre €€.

Mas não lhe estou a dar novidade nenhuma, sendo o zé fiscal sabe perfeitamente que em termos de segurança as nossas obras deixam muito a desejar.

Isto para dizer o quê, apesar de a rede da obra da Dianacscosta não estar regulamentar, nem é das piores que vi.

Mas já agora vou reparar nas vedações qui por Lisboa, ia jurar que usam exactamente o mesmo tipo de rede com aqueles blocos por baixo, logo permitindo sempre a entrada de animais.

Relativamente à user. Para além de fechar a entradea da garagem, também la colocaria um projetor de 50w com sensor de movimento, de modo a que não apanhasse o movimento da estrada. Por vezes basta que os amigos do alheio sejam assim iluminados para apanhar um susto e desistir da ideia com medo de serem topados.
  11.  # 11

Colocado por: HAL_9000ia jurar que usam exactamente o mesmo tipo de rede com aqueles blocos por baixo

Em Lisboa e em muito lados, por norma toda a gente assobia para o lado porque sabe que tem as costas salvaguardadas.
    No dia em que der m... a culpa é de quem estiver no fundo da cadeia.
    Por exemplo no Porto, foi preciso terem caído uma série de gruas num curto espaço de tempo para a câmara começar a pedir estudos do solo e termo de responsabilidade para a sua montagem.
    Mesmo assim só pedem se a lança percorrer espaço publico.
    O certificado e termo de responsabilidade pela montagem de gruas já há muito que é uma obrigação legal mas toda a gente fecha os olhos.
    No dia em que há m... vêm todos para a televisão tirar o capote da chuva
  12.  # 12

• RCF
    • 9 março 2023

# 13

Colocado por: zedasilvaImagine que a D. Leopoldina vem à rua passear o bolinhas, este tenta passar por baixo dessa vedação e faz um rasgo no lombo.
    O empreiteiro e o DT são responsáveis quer pelo tratamento do Bolinhas quer pela indeminização à D. Leopoldina pelos danos psicológicos de ter visto o Bolinhas com o lombo todo aberto.

A sério zedasilva...?!
    Então, mas a responsabilidade não é sempre do DO?! Ou é conforme a lua...?
  13.  # 14

Colocado por: RCFEntão, mas a responsabilidade não é sempre do DO?! Ou é conforme a lua...?

É conforme os responsáveis saibam ou não defender-se.
    Em primeira instancia a responsabilidade é do empreiteiro e do DT.
    Com o DT não deve ser burro, facilmente passa essa responsabilidade para o empreiteiro
    Como o empreiteiro já tem uns anos disto, facilmente transmite isso para o DO
    Como o DO não acautelou nada, fica com o menino nos braços
  14.  # 15

Esta situação é realmente muito triste pois é um "jogo do empurra" em que quem sai sempre prejudicado é o Dono: se faz por empreitadas fica com o coração nas mãos; se faz chave na mão paga a mais para todos os desvios que possam acontecer.
    Tendo passado por uma situação idêntica apenas posso dizer que não há nada a fazer a não ser que durma na obra todas noites e faça tele-trabalho a partir de lá. Se tiver de acontecer acontece... Mas isso é indiferente dos meios de segurança que possam colocar. Quem quiser roubar entra sempre. faz-me lembrar alguns posts aqui no forum em que metem portas XPTO todas blindadas e afins por milhares de euros e ao lado a casa tem janelas de vidro em que um ladrão pega numa pedra e entra na boa...
    Coloque um alarme de obra. Pelo menos fica mais descansado durante a noite (ou não...).
    Boa sorte. :)

0.0196 seg. NEW