Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos, infelizmente decidi colocar o sistema ETICS na remodelação que levei a cabo na minha casa (construída originalmente na década de 90), finalizada em 2019. Digo, infelizmente pois apenas 3 anos depois o mesmo encontra-se aparentemente em mau estado apresentando fissuras (brancas) possibilitando "antever" o esqueleto das placas por detrás. Adicionalmente, o barramento final é de um areado muito fino e dá azo que se criem zonas "pretas" que não saem com máquina de pressão, apenas disfarçam esfregando o que não é viável face ao tamanho/altura das várias fachadas.

O empreiteiro que fez a remodelação subcontratou outra empresa para aplicar o sistema ETICS mas parece-me que nem os últimos nem os primeiros sabiam exatamente o que estavam a fazer. O sistema é da Fassa Bartolo (tenho documento da Fassa a certificar que os materiais usados foram todos os indicados pela marca - o que não quer dizer que tenham sido bem aplicados). Chamado o aplicador no ano passado, o mesmo disse que nunca tinha visto áreas a "preto" noutras obras que fez e que as fissuras eram superficiais e que bem bem era uma pintura. Ficou de dizer ao comercial da Fassa para passar a ver e tal e tal mas ficou em nada. Após gastar muito dinheiro no ETICS não contava ter de pintar a casa tão cedo, nem posso andar a pintar a casa de 3/4 em 3/4 anos.

Ambos os fenómenos acontecem com maior incidência nas fachadas a sul e sudoeste pois são as que apanham com mais sol e também mais chuva (pelo vento) e humidade (zona verde à frente). A fachada norte por estranho que pareça, esta praticamente perfeita. As zonas escuras apesar de inestéticas não me preocupam tanto como as fissuras, que poderão tender a abrir mais e deixar entrar água, pelo que são a minha maior preocupação.

Deixo aqui as fotos para ver se alguém me sabe dizer o porquê de ter acontecido e qual o procedimento a adoptar para solucionar/reparar eficazmente e de vez.

Grato,
    Pedro
      Capture2.PNG
      Capture4.PNG
      Capture5.PNG
      Capture6.PNG
    •  
      SEEING
    • 14 março 2023 editado

# 2

Tem fotos durante a aplicação? Pode ser que evidenciem o porquê de se notarem as placas de isolamento!
    Por outro lado a camada de revestimento, tendo 3 anos, está bastante degradada e nesse pormenor será a marca que se terá que justificar e apresentar uma solução.
    Concordam com este comentário: Jupy
  2.  # 3

Infelizmente já não tenho fotos que registem a aplicação do sistema ETICS. Quanto à marca, o mais certo é desculparem-se com a má aplicação apesar do aplicador me ter garantido que seria um dos "recomendados" pela marca aqui na zona e tendo em conta que a Fassa passou o certificado de conformidade dos materiais aplicados acabei por confiar. Há a questão da responsabilidade mas provavelmente só indo para tribunal, o que durará anos e continuo com o problema por resolver. A opção mais em conta seria pintar a casa toda como sugeriu o aplicador... porém, não estou seguro que resolva o problema por uns bons anos que é o que pretendo.
    •  
      SEEING
    • 14 março 2023 editado

# 4

Colocado por: pedpereiraInfelizmente já não tenho fotos que registem a aplicação do sistema ETICS.

É uma pena pois com certeza descobriríamos o culpado!

Colocado por: pedpereirae tendo em conta que a Fassa passou o certificado de conformidade dos materiais aplicados

Se tem esse certificado, comece por ai.

Colocado por: pedpereiraA opção mais em conta seria pintar a casa toda como sugeriu o aplicador... porém, não estou seguro que resolva o problema por uns bons anos que é o que pretendo.

À partida resolverá mas terá que ser uma boa tinta, de preferência silicónica. Há quem tenha bom feedback de tintas minerais ou à base de silicatos mas desde que conheço materiais à base de silicatos sempre fui muito resistente à sua utilização.

Uma boa lavagem, seguida de primário da marca que venha a escolher.
    Noutros tempos aconselharia um revestimento em pasta da marca X mas como não é possível e como tipicamente as marcas de ETICS em Portugal "impermeabilizam" o sistema ETICS com as argamassas, opte por uma EXCELENTE PINTURA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedpereira

0.0113 seg. NEW