Iniciar sessão ou registar-se
    • ztbv
    • 20 março 2023 editado

     # 1

    Bom dia,
    Estou a pensar em colocar um só ar condicionado de 24000btus na parte central da casa(não causa grande transtorno a sua colocação tanto interior como exterior). A sua utilização será mais para aquelas semanas acima de 40º, quando a casa ultrapassa os 25º. A area total deve ser uns 140m2. Tinha pensado o mitsubishi MSZAP71VGK. Existe outras soluções mais económicas ao nivel da qualidade/preço?!
    • ztbv
    • 24 março 2023

     # 2

    Alguma ajuda...
  1.  # 3

    Mostre a planta da casa e onde está a pensar localiza a unidade interior.
    Eu acho uma má opção.
    • ztbv
    • 24 março 2023 editado

     # 4

    Colocado por: Pedro BarradasMostre a planta da casa e onde está a pensar localiza a unidade interior.
    Eu acho uma má opção.

    Onde está assinalado a vermelho. Como não tenho pré instalação, este local não causa transtorno, na colocação da máquina exterior! Era para ambientar mais os quartos que estão virados a sul.
      Sem Título7.png
  2.  # 5

    Faça como deve ser.
    Uma maquina para zona social.
    E uma multi para os quartos mais utilizados.

    PS: mas só precisa de arrefecimento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ztbv
  3.  # 6

    Não vai funcionar nem fazer o que se pretende
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ztbv
    • ztbv
    • 24 março 2023 editado

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasFaça como deve ser.
    Uma maquina para zona social.
    E uma multi para os quartos mais utilizados.

    PS: mas só precisa de arrefecimento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ztbv

    Ao colocar e colocar quero que faça aquecimento e arrefecimento. Mas para aquecimento já tenho caldeira a pellets e recuperador. Terei que ver tb para que preços irá ficar?!€€€
    • ztbv
    • 27 março 2023

     # 8

    Colocado por: ztbv
    Onde está assinalado a vermelho. Como não tenho pré instalação, este local não causa transtorno, na colocação da máquina exterior! Era para ambientar mais os quartos que estão virados a sul.
      Sem Título7.png

    Diz uma na sala, outra no corredor e outra no quarto closet? E uma só máquina exterior?
  4.  # 9

    Colocado por: ztbv
    Diz uma na sala, outra no corredor e outra no quarto closet? E uma só máquina exterior?

    Isso seria o minimo para ter algum sucesso!
    • ztbv
    • 30 março 2023

     # 10

    12000btus para sala e corredor e 9000 para o quarto closet com uma só máquina exterior, será melhor solução?
  5.  # 11

    Colocado por: ztbv12000btus para sala e corredor e 9000 para o quarto closet com uma só máquina exterior, será melhor solução?

    Alguém dá uma estimativa de preço?!
  6.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasFaça como deve ser.
    Uma maquina para zona social.
    E uma multi para os quartos mais utilizados.

    PS: mas só precisa de arrefecimento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ztbv

    Curiosidade minha: porque não uma multi para 4divisoes? 3 quartos + sala?
  7.  # 13

    Não posso gastar mais de 2500€!
  8.  # 14

    Sr Ztbv,

    ao escolher o AC tenha em atenção o COP e o ERR.

    COP de 5 => para gerar dentro da casa 5kw de calor gasta de 1kw de eletricidade
    ERR de 5 => para gerar dentro da casa 5kw de frio gasta de 1kw de eletricidade

    24000BTU / 3412 = 7,0Kw

    Sou da opinião penso que é preferível uns AC de BTU mais baixos, mas nas várias divisões porque o frio/calor não chega às várias divisões da forma que desejaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ztbv
    • ztbv
    • 29 novembro 2023

     # 15

    Cá estou eu ainda, com o meu dilema por resolver. Sei que o ideal seria umas 4 máquinas, mas com bomba de condensados! Um instalador disse que não é o ideal, mas sem pré instalação e sem abrir rossos, a máquina de 24000btus resolvia alguma coisa, uma vez que a necessidade maior é no verão.
    • hangas
    • 29 novembro 2023 editado

     # 16

    Colocado por: ztbva máquina de 24000btus resolvia alguma coisa,


    Uma so maquina centralizada não vai resolver nada.
    Falo por experiencia propria. Um familar também insitiu na idea de uma maquina centralizada num corredor para tentar cobrir 3 quartos.

    Com um setpoint normal de uns 20-21ºC aquece o corredor e a maquina para. Depois as perdas/transferencias para os quartos adjecentes não são suficientes. Se meter o setpoint no maximo (32) sempre vai algum calor para os quartos, mas depois fica um forno no corredor.
    Para além do consumo exagerado de energia e do ventilador quase sempre no maximo para que o ar circule dali para fora.
    Concordam com este comentário: jorgealves, diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ztbv
 
0.0195 seg. NEW